Fundação Estudar
InícioIntercâmbioVeja cinco vídeos rápidos para guiar seu processo de autoconhecimento

Veja cinco vídeos rápidos para guiar seu processo de autoconhecimento

Nathalia Bustamante - 18/12/2016
Comentários:

Tomar decisões melhores. Seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal, conhecer a si mesmo é essencial para entender suas prioridades,  desejos e limites e, assim, fazer escolhas mais conscientes. É muito comum que, no dia a dia, a gente acabe sendo engolido pelo cotidiano. Quando a gente entra no piloto automático, acabamos não pensando nas nossas atitudes. Ou seja, as nossas características boas e ruins acabam ficando por ali, acomodadas”, explica Daniela Lemes, responsável pelo programa de autoconhecimento da Fundação Estudar, o Catálise.

No piloto automático, grandes escolhas da vida podem ser tomadas de forma superficial: para qual universidade ir, apenas com base em um ranking ou na distância de casa; qual curso fazer, baseado em decisões familiares; qual emprego aceitar, levando em conta apenas o retorno financeiro. E isso é um tiro no pé para a própria satisfação, no longo prazo.

O Estudar Fora já trouxe diversas matérias abordando a importância do autoconhecimento no processo de candidatura: seja para contar bem a sua própria história ou para entender quais atividades extracurriculares fazem mais sentido para o seu perfil. Agora, trazemos esta série de vídeos – produzida pelo portal Na Prática em parceria com a Exame.com – para ajudá-lo neste processo de reflexão.

São cinco etapas simples – um passo a passo para imergir em seus pontos fortes e fracos, na primeira impressão que está deixando e na melhor forma de contar a sua história. “Eu sei que muita gente prefere falar até de física quântica do que falar de si mesmo – mas isso é normal, porque somos muito complexos”, diz Daniela.

Prontos para começar? Então dê o play nos vídeos abaixo:

Fase 1: Quem sou eu? Contando sua história

 

 

Fase 2: O que te faz feliz? Fazendo escolhas conscientes

 

Fase 3: Buscando Feedbacks – aprendendo a ouvir


Fase 4: Qual é a minha história? – aprendendo a contar

 

Fase 5: Que marca estamos deixando? – refletindo sobre o legado

 

 

Leia também:
Quer estudar no exterior? Invista em autoconhecimento!
O que fazer depois de não ser aceito para a universidade dos sonhos
“Talvez a Ivy League não seja para você”, diz especialista

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados