InícioPreparaçãoEventosComo ir a uma feira com universidades estrangeiras pode ajudar na sua...

Como ir a uma feira com universidades estrangeiras pode ajudar na sua application

Priscila Bellini - 09/04/2018
Comentários:

Para muitos candidatos, ir a uma feira com universidades estrangeiras é uma parte essencial da jornada para escolher a universidade certa e fazer uma application bem sucedida. Tais eventos permitem que os estudantes consigam respostas de acordo com seu caso, descubram novas oportunidades, compartilhem ideias com seus colegas e consigam ajuda de experts sobre testes padronizados, candidaturas e apoio financeiro.

#1 Falar pessoalmente com o setor de admissions

 

 

No caso de muitos alunos, o principal benefício de ir a uma feira com universidades estrangeiras é ter suas perguntas respondidas pessoalmente, numa conversa informal com o setor de admissions. Além de complementar as informações disponíveis online, isso também ajuda a conhecer um pouco do perfil da instituição e a obter ajuda de acordo com o seu caso. Algumas escolas trazem também alunos e ex-alunos a tais ocasiões, então é a chance de conseguir feedback desses colegas.

#2 Receber conselhos sobre a preparação vindos de experts

Você precisa fazer algum teste de proficiência em inglês, como o IELTS ou o TOEFL, ou um exame para pós-graduação como GRE e GMAT? Muitas instituições oferecem oportunidades para que os alunos participem de seminários e apresentações sobre essas provas, e falem diretamente com as organizações que aplicam os testes. Qualquer que seja sua pergunta, esse é o momento de esclarecer a dúvida e se certificar de que está no caminho certo para ir bem nos exames.

#3 Consiga dicas práticas para o application

Entre as conversas com os representantes de instituições de ensino, você terá a oportunidade de assistir a painéis e discussões sobre assuntos variados. Isso pode ajudar na decisão sobre qual curso escolher, ou em qual país estudar, e mesmo sobre como montar uma application bem sucedida. Os responsáveis pelas admissões vão dizer o que eles buscam quando analisam as candidaturas, quais são os erros comuns e como ir além e se destacar no processo. Essas discussões tendem a ser particularmente interessantes se você usá-las para fazer as perguntas que ainda têm, então nada de timidez.

Leia também: Dicas de como aproveitar feiras e eventos com universidades estrangeiras

#4 Entender os pré-requisitos

Ainda que todas as instituições listem seus pré-requisitos nos sites, pode ser que surjam questões. Você estudou as disciplinas necessárias no nível esperado? Quais testes padronizados são preferíveis? O que eles querem dizer com “experiência profissional”? Uma feira com universidades estrangeiras é a chance de obter respostas para todas essas perguntas, e de assegurar que você preencha os requisitos do seu programa e país de escolha.

Leia também: O que define um bom desempenho acadêmico para as universidades?

#5 Fazer networking com outros estudantes

Os responsáveis por admissions e especialistas presentes podem ser a atração principal, mas não menospreze o valor de compartilhar informações com outros candidatos no evento. Converse com os que estão ao seu redor, ouça seus conselhos, ideias e experiências. Talvez eles possam recomendar uma universidade, um preparatório para uma prova ou mesmo colocá-lo em contato com alguém que viva no país onde você pretende estudar. Essa também é uma forma de processar toda a informação disponível no evento, repassando-a com alguém.

#6 Descobrir novas opções

Mesmo que o aluno já tenha em mente um programa de interesse, a feira com universidades estrangeiras é um momento fantástico para descobrir novas opções que passaram despercebidas antes. Fale com o máximo de instituições que puder e mantenha a mente aberta. Lembre-se de que muitos participantes dos eventos acabam por aplicar para escolas que conheceram nas feiras, ainda que tais universidades não estivessem na sua lista a princípio.

#7 Ter acesso a bolsas exclusivas

Participar de uma feira com universidades estrangeiras pode ajudar quem procura por bolsas de estudo e outras oportunidades de apoio financeiro. Depois de conhecer um representante do time de admissions, é possível manter contato e ter acesso a várias opções de financiamento.

Esse texto foi originalmente postado pelo site Top Universities. Acesse o conteúdo original, em inglês, neste link.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados