InícioBolsas de Estudo8 universidades internacionais que oferecem bolsas para graduação

8 universidades internacionais que oferecem bolsas para graduação

Nathalia Bustamante - 21/05/2021
Comentários:

Estudar em uma das 250 melhores universidades do mundo é um sonho. Estudar em uma das melhores universidades e com generosas bolsas oferecidas pela própria instituição… parece até bom demais para ser verdade. Mas isto é possível – e listamos abaixo 10 exemplos para provar.

Há oportunidades na América, na Europa e na Oceania. As bolsas variam de descontos no valor da anuidade até ajuda de custo mensal para moradia, e os requisitos são diferentes para cada instituição. De qualquer forma, são processos geralmente bastante concorridos, então… toda a atenção é pouca na hora de preencher o application!

Leia também: Os melhores concursos, premiações e conferências internacionais com inscrições abertas em Junho

#1 Universidade de British Columbia
País: Canadá
Programa: International Leader of Tomorrow Award
A UBC oferece bolsas de graduação para estudantes talentosos de diversos países do mundo. O valor do prêmio varia de acordo com a necessidade financeira do estudante, podendo cobrir 100% dos custos de anuidade e despesas de moradia no país.

#2 Universidade de Oxford
País: Inglaterra
Programa: Reach Oxford Scholarships
Diversas escolas dentro de Oxford oferecem estas bolsas para estudantes de países em desenvolvimento que, por razões políticas ou financeiras, ou por inexistência de facilidades educacionais, não podem fazer um curso de graduação no seu país de origem. A bolsa cobre todos os cursos de anuidade, um valor mensal para manutenção no Reino Unido e passagens aéreas anuais para o país de origem.

#3 University College London
País: Inglaterra
Programa: Denys Holland Scholarship
Esta bolsa é destinada a estudantes de graduação de qualquer país que, sem a bolsa, não seriam capazes de financiar seus estudos na UCL, e que demonstrem intenção de aproveitar todas as atividades oferecidas pela instituição e pela Student Union. A bolsa é no valor de 9 mil libras anuais e pode ser usada para cobrir a anuidade e manutenção no país.

#4 University of Cantebury
País: Nova Zelândia
Programa: University of Canterbury International First Year ScholarshipsAs bolsas para o processo seletivo de abril não serão abertas. O oferecimento volta a valer em setembro de 2021.
Esta bolsa é concedida a estudantes internacionais no seu primeiro ano de graduação e que demonstrem alto potencial. As bolsas podem ser de 10, 15 ou 20 mil dólares, usados para cobrir parcial ou totalmente os valores da anuidade, que varia de acordo com o curso escolhido.


#5 Bristol University
País: Reino Unido
Programa: Bristol University International Office Scholarships
A Universidade de Bristol oferece para estudantes que desejem cursar programas de graduação e pós-graduação na instituição. As bolsas são no valor de 8,5 mil libras e podem ser usadas para pagar parte dos valores de anuidade, que variam entre 15 e 35 mil libras anuais.

#6 Monash University
País: Austrália
Programa: Monash University International Merit Scholarships
Estudantes internacionais de destaque podem concorrer às Bolsas de Mérito da Universidade de Monash. O valor total é de 10 mil dólares australianos anuais, renováveis por até 5 anos.

#7 Utrecht University
País: Holanda
Programa: Utrecht University Excellence Scholarships
Antes que você passe direto: a universidade de Utrecht oferece 6 programas de graduação em inglês, incluindo economia e artes liberais. A Utrecht Excellence Scholarship oferece a estudantes que demonstrem alto potencial a oportunidade de cursar graduação e mestrado com isenção das taxas de anuidade e ajuda de custo para manutenção no país de 11 mil euros anuais.

#8 Bologna University
País: Itália
Programa: Bologna University Study Grants for International Students
Na Itália, o ensino superior se divide em primeiro ciclo (equivalente a graduação), segundo ciclo (equivalente a mestrado) e ciclo único, que une os dois em um programa mais longo. A Universidade de Bolonha oferece bolsas para candidatos de qualquer um destes ciclos por um ano, passíveis de prorrogação. A bolsa é no valor de 11 mil euros, cobrindo os custos de anuidade.

* Bônus: Need-Blind Admissions

Este termo em inglês significa, na tradução literal, admissões cegas à necessidade financeira. Ele refere-se a instituições que possuem uma política oficial de não considerar os recursos financeiros do candidato na hora de decidir se o aceita ou não. Em alguns casos, esta política vem acompanhada de uma política de “full-need”, o que na prática significa uma promessa de que oferecerão auxílio financeiro suficiente para possibilitar que todos os estudantes aceitos consigam atender às universidade. Atualmente, há seis universidades de elite que prometem este nível de assistência para estudantes internacionais:

Massachusetts Institute of Technology (MIT) (MIT)
Harvard University
– Princeton University
– Yale University
Amherst College 

Como podemos ver, não são “apenas” 5 universidades, mas 5 das melhores instituições do mundo. Sim, são algumas das instituições em que é mais difíceis ser aceito – mas, uma vez aceito, elas farão de tudo para que o estudante consiga estudar lá, independentemente da sua nacionalidade ou situação financeira.

Leia também:
Quanto custa estudar nas melhores universidades do mundo?
Rihanna oferece bolsas de estudos nos Estados Unidos para brasileiros
Concorra a 8 meses de viagens ao redor do mundo

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados