InícioPós-GraduaçãoQuer graduar-se em química e teatro? Em um Liberal Arts College você...

Quer graduar-se em química e teatro? Em um Liberal Arts College você pode!

Lecticia Maggi - 03/09/2014
Comentários:

Já imaginou graduar-se, ao mesmo tempo, em química e em teatro? Ou então física e dança? Se você for para um Liberal Arts College norte-americano isso é possível. Além de terem como foco somente cursos de graduação, as chamadas escolas de artes liberais são reconhecidas pela flexibilidade que dão aos alunos na escolha das disciplinas que estudarão. “Adotamos o Open Curriculum, que permite ao estudante organizar o seu curso da forma que achar mais interessante. Para conseguir um major (área principal de especialização da graduação) é preciso cursar cerca de 10 disciplinas pré-determinadas. As demais (cerca de 20 disciplinas) ficam a critério do aluno, que pode escolher de filosofia a artes e meio ambiente”, explica Tiffani Bromberg, assistente do reitor de admissões do Amherst College. “É possível conseguir um double major (dupla especialização) em áreas completamente distintas”.

Conheça o dia a dia de um estudante do Middlebury College

Nesta semana, Tiffani participou de uma sessão informativa promovida pelo Estudar Fora. Além dela, estiveram presentes também representantes de outros dois importantes Liberal Arts Colleges dos Estados Unidos: Jared Rivers, reitor associado do Bates; e Manuel Carbalho, diretor de admissões do Middlebury

A seguir, saiba um pouco mais sobre as características dessas faculdades:

Decisão “tardia” da área de especialização 

Para quem tem múltiplos interesses e não sabe muito bem em qual área do conhecimento quer se especializar, estudar em um Liberal Art College pode ser ideal. “Você poderá decidir o seu major só no final do sophomore year, ou seja, do 2º ano. Até chegar lá, terá tempo suficiente para assistir aulas das mais variadas disciplinas, pensar com calma e decidir o que quer fazer”, explica Jared Rivers, do Bates.

Mais oportunidades de pesquisa 

Desde o início da graduação, os estudantes são incentivados a realizar pesquisas e podem, inclusive, atuar como Teacher Assistant (TA). Em universidades grandes, essas vagas costumam ser destinadas a estudantes de pós-graduação.

Turmas pequenas e comunidade unida 

Salas de aulas pequenas em vez de grandes auditórios, comunidade universitária mais unida e fácil acesso aos professores são algumas das características dessas instituições. No Middlebury, por exemplo, há cerca de 2.500 estudantes e uma aula não costuma ter mais do que 17 pessoas. Apenas para comparação: Harvard, a mais prestigiada universidade do mundo, tem mais de 21.000 alunos, sendo quase 7.000 só de graduação.

Além disso, a maioria esmagora dos alunos desses três colleges vive no campus: “No Amherst, o índice é de 99%. Os alunos convivem muito uns com os outros e aprendem tanto dentro como fora das salas de aula”, diz Tiffani.

Alta diversidade 

A diversidade é outro ponto muito valorizado. No Middlebury há 12% de estudantes internacionais, provenientes de 70 países. Já no Amherst são cerca de 10% de estrangeiros, vindos de 55 nações. “Há estudantes da China, Zimbábue, Jamaica e muitos outros países”, ressalta Tiffani.

Muitas organizações e clubes 

Vale destacar também os variados clubes e organizações estudantis presentes nas faculdades. Não importa quais sejam os seus hobbies, você encontrará um grupo que se ajuste a eles. No Bates, por exemplo, há 110 organizações em áreas como teatro, música, esportes e dança, entre outras. Já no Middlebury, o número é ainda superior: 190.

Processo seletivo e bolsas de estudo 

O processo de seleção das faculdades é similar ao de outras universidades norte-americanas e inclui redações (essays), exame de proficiência em inglês, análise do currículo escolar e cartas de recomendação. Middlebury e Amherst exigem também a relização de um exame padronizado (ACT ou SAT), enquanto em Bates a prova é opcional. Nas três, a concessão de bolsas de estudo se dá de acordo com a necessidade financeira do aluno.

Leia também:
Por que escolher um Liberal Arts College?
Conheça o dia a dia de um estudante do Middlebury College
O que é a filosofia do Liberal Arts

Por Lecticia Maggi

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados