Um projeto: Fundação Estudar

Universidades

Perfis, curiosidades e oportunidades das melhores universidades do mundo

28.12.15

Universidade College London: mais de 20 mil alunos e parceria com Yale

Universidade College London: mais de 20 mil alunos e parceria com Yale

A primeira cirurgia com anestesia da Europa foi feita no hospital da UCL. Instituição tem estudantes de 150 países e 29 ganhadores do Nobel. Saiba mais!

A Universidade College London (UCL) nasceu com espírito pioneiro, em 1826. A ideia era abrir a educação na Inglaterra para qualquer aluno, independente de raça ou religião. Sua criação, pelas mãos de um poeta e de um advogado escoceses, é curiosa. O primeiro, Thomas Campbell, sonhava com uma grande universidade londrina, que “efetivamente ensinasse, examinasse e premiasse com honras” a juventude. O advogado Henry Brougham, por sua vez, tirou inspiração da filosofia utilitarista: quanto mais gente feliz, melhor será.

Jeremy Bentham, importante filósofo e um dos principais defensores do utilitarismo, inclusive ajudou a desenvolver a ideia da universidade e tem seu esqueleto exposto por lá, totalmente vestido.

Na época da fundação da instituição, a Inglaterra tinha apenas duas universidades, Oxford e Cambridge, e nenhuma delas na capital. Em 1828, a UCL criou os primeiros departamentos de Química, Inglês, Alemão e Italiano em Londres. Setenta anos depois, tornou-se a primeira universidade inglesa a admitir mulheres. Em 1893 veio mais uma novidade: a primeira união nacional de estudantes.

Hoje são cerca de 26.500 alunos, sendo cerca de 13 mil internacionais, de 150 países. Mais de 16 mil são graduandos e 10.300 buscam um diploma na pós-graduação (um terço diretamente com pesquisas). Em 2010, a UCL deu mais um passo e firmou parceria com a Universidade Yale, integrante da Ivy League e uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos. Em 2016, foi considerada a 5ª melhor universidade da Europa pela Times Higher Education.

Ao todo, a UCL soma 29 prêmios Nobel. Entre suas conquistas estão: a primeira cirurgia com anestesia da Europa, feita no hospital universitário; o nascimento da análise de impressões digitais; a descoberta dos cinco gases nobres, como o neon; a primeira clínica de planejamento familiar de Londres, em 1921; e participação no primeiro transplante de laringe do mundo.

Famosos que passaram pela UCL:
Christopher Nolan, diretor;
Ricky Gervais, comediante;
Chris Martin, músico;
Jomo Kanyatta, fundador do Quênia;
Walter Bagehot, editor da The Economist;
Stella Gibbons, autora.

Acesse aqui o site da universidade
Saiba mais sobre o processo seletivo
Saiba mais sobre as bolsas de estudo oferecidas pela UCL

Leia também:
13 guias online e gratuitos para quem quer estudar fora do Brasil
Bolsas Erasmus Mundus levam você para a Europa
As 10 melhores universidades do mundo

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT