InícioPreparaçãoSAT Subject Test: tudo que você precisa saber

SAT Subject Test: tudo que você precisa saber

Ana Virgínia Kesselring - 19/09/2017
Comentários:

O SAT Subject Test, ou SAT II, é diferente do SAT “normal”, pois ele avalia o seu conhecimento em uma área específica, em uma prova de uma hora de duração. Os “Subject Tests” são exames de matérias específicas e requeridos por algumas universidades no seu processo de admissão. São os únicos testes em que o estudante pode escolher as matérias de maior interesse e nas quais pode demonstrar suas habilidades específicas.

O SAT II não substitui o SAT – é um exame complementar e que pode ajudar o candidato a mostrar para a universidade em quais matérias é muito bom, além dos conhecimentos gerais avaliados pelo SAT. Há SAT II em 20 áreas diferentes, cada teste tem uma pontuação máxima de 800 pontos, e você poderá fazer no máximo três testes por vez. Geralmente, as universidades mais disputadas pedem entre dois e três SAT Subjects, além do SAT 1. Este exame também é administrado pelo College Board.

As 20 áreas do SAT Subject Test

São 20 SAT Subject Tests em 5 áreas diferentes: Inglês, história, línguas, matemática e ciências.

São eles: Math Level 1, Math Level 2, Biology, Chemistry, Physics, Literature, U.S. History, World History, Spanish (com e sem listening), French (com e sem listening), Chinese (com e sem listening), Italian, German (com e sem listening), Modern Hebrew, Latin, Japanese (com listening), Korean (com listening). As línguas estrangeiras com listening são oferecidas somente em uma data específica.

Cada teste tem a duração de 1 hora e é oferecido com questões de múltipla escolha. É possível fazer de 1 a 3 Subject Tests no mesmo dia.

Onde fazer o SAT Subject Test no Brasil?

São oferecidos aproximadamente em 6 datas por ano aqui no Brasil e internacionalmente. Você pode encontrar as datas deste ano neste link.

Todas as faculdades requerem o os Subject Tests?   

Nem todas. Existem 4 situações em relação a este ponto. São eles:

Required = Significa que o teste é requerido pela faculdade. Em alguns casos, o ACT pode ser aceito no lugar dos subject tests. Algumas faculdades requerem um teste e outras dois testes.

Recommended = O estudante pode escolher se deve ou não enviar sua nota. Caso tire uma nota alta, deve enviar o resultado; senão, pode optar por não enviar.

Considered = O Subject Test não é obrigatório nestes casos, mas uma boa nota em uma área que você tem bastante interesse pode incrementar seu application!

Alternativo = Significa que a universidade tem políticas específicas e flexíveis para os subject tests. Leia atentamente sobre cada uma delas.

O que é uma boa nota para o SAT subject ?

A pontuação vai de 200 a 800 pontos.

Nas melhores universidades dos EUA é esperado que o candidato tenha uma performance com notas maiores de 700 pontos. Segundo o site Thoughtco., 50% dos alunos aprovados no MIT tiraram notas no exame de física entre 720 e 800 pontos em 2013. E 75% dos aprovados na UCLA, neste mesmo ano, tiraram de 700 a 800 pontos.

Cada matéria tem o seu percentil de performance. Isto é, um percentil de 78% significa, por exemplo, que 78% dos alunos que fizeram aquele teste tiraram uma nota pior que a sua. Significa também que você está entre os 22% melhores.

Quanto custa prestar o Subject Test ?

A taxa de inscrição (Registration Fee) custa U$ 26,00 e cada teste realizado no Brasil, U$ 38,00. É possível se inscrever somente para um teste e no dia do teste adicionar outros 2, ou trocar a matéria no dia do teste.

Quais são as minhas chances de me dar bem no SAT Subject ?

Como estudante brasileiro, as suas chances de se dar bem são muitas, pois aqui no Brasil estudamos algumas matérias como Física, Química e Biologia por muitos anos e nosso conhecimento é bem maior do que a maioria dos americanos. A nossa matemática no colégio também cobre muito mais conteúdo do que os americanos estudam.

Já na literatura e em US History os americanos têm mais chances de sucesso, mas você também pode se preparar para elas. Eu só não recomendo World History, pois a narrativa americana nesta disciplina é diferente da nossa. O que é relevante para os americanos pode não ser tão relevante para nós em muitos aspectos o que torna esta prova mais difícil. Espanhol também é uma matéria bastante procurada pelos brasileiros, que tem maior facilidade no idioma que os americanos.

 

Sobre a Autora

Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional e tem mais de 15 anos de experiência no ensino de idiomas. É diretora e proprietária da Virginia Center School, uma instituição de ensino de idiomas especializada em preparar estudantes para o TOEFL, o SAT, o GRE e o TOIEC.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Virgínia Kesselring
Ana Virginia Kesselring, Diretora e Fundadora da Virginia Center School, é College Counselor Certificada pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e Psicopedagoga especialista em preparação para estudar fora e em exames internacionais como o SAT, ACT, TOEFL, IELTS, GRE, GMAT e Duolingo English Test.

Artigos relacionados