InícioColunistasBrasileiros vão bem no novo modelo do SAT - o "Enem Americano"

Brasileiros vão bem no novo modelo do SAT – o “Enem Americano”

Ana Virgínia Kesselring - 07/12/2016
Comentários:

Por Ana Virgínia Kesselring

Como todos sabem, o SAT – exame equivalente ao nosso ENEM nos EUA – sofreu mudanças em 2016 e muitos alunos já prestaram o novo SAT. Não há estatísticas oficiais, mas podemos afirmar que os brasileiros se saíram muito bem na nova versão do teste. Por algumas razões:

#1 A disposição do teste mudou e os exercícios de cada matéria foram agrupados em seções.

#2 Existe uma seção de matemática em que você não pode usar calculadora – os brasileiros já estão acostumados com este modelo, os americanos não.

#3 A seção de writing, que inclui gramática, está bem definida e os alunos brasileiros que estudam ou estudaram inglês como segunda língua tem um bom “background” neste quesito.

#4 O Essay mudou totalmente e criar um modelo padrão para resposta ficou mais fácil. Além de o tempo ser maior, o conteúdo está mais explícito e bagagem de conhecimento não precisa ser tão grande quando antes.

Confira abaixo a estrutura do novo SAT:

Tempo total do teste, incluindo o Essay : 3 horas e 50 minutos

Evidence-based (Reading & Writing) – 100 minutos

#1 Reading – 65 minutos           52 questões
#2 Writing – 35 minutos           44 questões

Mathematics – 80 minutos  45 questões de múltipla escolha, 13 questões discursivas

#3 Math (Não é permitido uso de calculadora) – 25 minutos
#4 Math (Permitido uso de calculadora) – 55 minutos

O Essay é opcional e realizado no mesmo dia, porém após a realização das seções acima.

#5 ESSAY  – 50 minutos – 1 evidence-based essay (analisar uma fonte)

 

A chave de um bom resultado no SAT é o planejamento. Aqui seguem 10 passos a seguir para alcançar uma boa nota no novo SAT:

1 – Determine onde quer chegar: Qual é seu ‘DREAM score’?. Para isso, verifique qual é a média da nota que a faculdade dos seus sonhos sugere e defina esta nota como seu ‘target’.

2 – Inicie seus estudos específicos para o novo SAT um ano antes da data que deverá entregar sua nota, pelo menos.

3 – Agende 3 testes oficiais. No Brasil, o teste é oferecido aproximadamente 7 vezes ao ano. Se você começar a estudar em janeiro faça seu primeiro teste em abril ou maio.

4 – Acesse o site do College Board e leia tudo que é voltado para os ‘students’.

5 – Responda a ‘question of the day’ todos os dias.

6 – Acesse a sessão de preparação para o SAT no Khan Academy. Comece através de um teste diagnóstico:

7 – Faça, ao longo deste 1 ano, 6 practice tests, disponíveis no site do College Board.

8 – Revise todos os pontos de matemática que caem no teste. Se o seu inglês não for muito bom, primeiro em português e depois em inglês, no próprio site do Khan Academy.

9 – Estude inglês, de todas as formas. Não esqueça a gramática, ela o ajudará na redação e também na seção de writing.

10 – Estude como nunca estudou antes. Lembre-se: é só um ano e pode fazer a diferença para a sua vida toda!

O que cai em cada sessão do Novo SAT

Na sessão de matemática, esteja preparado para questões nas seguintes temáticas:

Linear function, Slope of a line, System of linear equations, Quadratic function, Area enclosed by curves, Composition of functions, Factoring, Variations, Factor Theorem, Circle, Average Speed, Percentage, Ratios, Exponents, Defined operations, Functions as models, Combined rate, Combined range of two intervals, Absolute value, Triangles, Integers, Complex numbers, Probability, Expected Value, Linear correlation coefficient, Standard deviation, Solid.

Na sessão de Reading, o segredo é administrar o tempo:

Você encontrará 5 textos divididos por matérias: Literatura, Estudos Sociais e Ciências. São 65 minutos para responder 52 questões, e a principal estratégia é saber compreender os textos e responder as perguntas com agilidade. Considerando que o ideal é aproximadamente 1 minuto por questão, você terá apenas 13 minutos para ler os 5 textos – isto é, 2 minutos para cada texto. Não é muito pouco tempo?! Sim! Portanto, organização é fundamental.

Em primeiro lugar, leia a primeira frase de cada parágrafo. Depois, vá para as questões e retorne ao texto para encontrar a resposta, procurando por palavras-chave, se necessário. Isto é, 2 minutos para ler o texto, intercalados com 1 minuto para responder cada questão. Comece pelo texto que você achar mais fácil e deixe o mais difícil por último.

Para Writing, é, sim, necessário estudar gramática.

Afinal, ela também será avaliada no seu essay. Por isso, escolha uma gramática de acordo com seu nível de inglês para iniciar seus estudos. Faça o máximo de exercícios que puder das gramáticas (exercícios direcionados) e depois vá para os testes. Sugestão de livros:

Nível básico: Essential Grammar in Use – Cambridge Press

Nível intermediário: English Grammar in Use – Cambrigde Press

Nível Avançado: Advanced Language Practice – MacMillan English

Foque nas ‘clauses’ e ‘verb tenses’ mas não deixe os outros pontos de lado.

Por fim, para o Essay, entenda aqui como você será avaliado e veja aqui alguns exemplos para entender o que é esperado de uma boa redação.

Resumindo, no Essay você precisa ser bastante claro, consistente nos seus argumentos. A leitura deve fluir: você deve cometer pouquíssimos erros gramaticais e ortográficos, não ser repetitivo no conteúdo e demonstrar realmente que você entendeu completamente o ponto de vista do autor.

 

SoA Colunista do Estudar Fora, Ana Virgínia Kesselringbre a autora

Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional e tem mais de 15 anos de experiência no ensino de idiomas. É proprietária da Virginia Center School, instituição que, além de oferecer cursos regulares de idiomas, prepara estudantes para provas como TOEFL, IELTS, SAT, ACT, GRE e GMAT. Contato: [email protected]

 

 

Leia também: 
Alunos que “gabaritaram” o SAT e o ACT dão dicas sobre os exames
A nova versão do SAT é mais difícil? Razões para não temer as mudanças do teste!
ACT ou SAT: qual escolher?

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Virgínia Kesselring
Ana Virginia Kesselring, Diretora e Fundadora da Virginia Center School, é College Counselor Certificada pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e Psicopedagoga especialista em preparação para estudar fora e em exames internacionais como o SAT, ACT, TOEFL, IELTS, GRE, GMAT e Duolingo English Test.

Artigos relacionados