InícioGraduaçãoDurham: a universidade que fica em um castelo de quase 1.000 anos

Durham: a universidade que fica em um castelo de quase 1.000 anos

Lecticia Maggi - 04/11/2015
Comentários:

Por Vivian Carrer Elias

O que você acharia de estudar em um castelo construído há mais de 900 anos? Em Durham, cidade de 87.000 habitantes no nordeste da Inglaterra, isso é possível. O castelo local é um dos 16 campi da Universidade Durham. Lá estão, por exemplo, parte da acomodação estudantil, uma biblioteca que funciona 24 horas por dia, um bar e um refeitório à lá Hogwarts (a escola de bruxaria de Harry Potter).

O castelo, junto à Catedral de Durham, uma das maiores construções medievais do mundo, são os pontos principais da cidade que dá nome à universidade. Eles ficam no topo de uma colina e dominam a paisagem da região, sendo possível enxergá-los de várias partes do município. Ambos são Patrimônio Mundial da Unesco e serviram de cenário para vários filmes – incluindo, é claro, os de Harry Potter.

A milenar Universidade Durham foi fundada em 1832 e é a terceira mais antiga da Inglaterra, atrás somente de Oxford e Cambridge. A instituição tem cerca de 15.000 estudantes, sendo que 20% deles são estrangeiros, e é dividida em três faculdades: a de Artes e Humanidades, a de Ciências e Ciências sociais, e a de Saúde.

Além da incrível experiência de viver e estudar em um castelo, os alunos de Durham também contam com ensino de excelência. A universidade é a 6a melhor do Reino Unido, segundo o jornal inglês The Guardian, e está entre as 70 melhores do mundo, de acordo com a publicação britânica  Times Higher Education (THE).

Um dos cursos em que a instituição se destaca é o de Geografia. O seu programa foi considerado o 5o melhor do mundo pela consultoria britânica QuacquarelliSymond (QS). Outras áreas reconhecidas são Língua e Literatura Inglesa, Química, Física, Direito e Política. Além disso, a universidade faz parte do Russell Group, organização que reúne as 24 melhores universidades no âmbito da pesquisa do Reino Unido.

Custos e bolsas – Como qualquer instituição de excelência no Reino Unido, porém, o custo da universidade é alto e varia de 15.000 a 19.000 libras ao ano. A graduação em Geografia, que dura 3 anos, por exemplo, sai por 16.500 libras para estudantes não europeus.

Há, porém, diversas opções de bolsas de estudo, integrais ou parciais. Uma delas é o Chevening, programa do governo britânico que cobre todos custos de uma pós-graduação no Reino Unido .Além disso, a Universidade Durham oferece 6 bolsas de mestrado pelo programa Santander Universities, que tem o Brasil entre os países beneficiados.

Há também programas específicos da universidade. Para ter acesso à lista completa, clique aqui (graduação) ou aqui (para pós-graduação). Lá, você encontrará, entre outras, bolsas para alunos internacionais de pós-graduação que sejam atletas, para estudantes aceitos no programa de MBA da instituição ou para candidatos da graduação que se destacam no esporte, música ou artes em seu país.

Processo seletivo – Os pré-requisitos para ser aprovado na Universidade Durham variam de acordo com o curso de interesse, mas é sempre importante apresentar histórico escolar com boas notas e comprovar proficiência em inglês.

A seleção para os cursos de graduação é feito pelo UCAS (Universities and Colleges Admissions Services), sistema único que permite a inscrição em cinco universidades britânicas. Entre os documentos exigidos nesse processo, estão histórico escolar, cartas de motivação e de recomendação de seus professores. Já os cursos de pós-graduação exigem que o estudante preencha um formulário pelo site da universidade e envie documentos específicos, como diploma da graduação, currículo e cópias de trabalhos acadêmicos.

Ficou curioso?

Assista ao vídeo a seguir (em inglês), que mostra como é estudar no castelo:

Leia também:
Conheça as 5 cidades mais econômicas para estudantes no Reino Unido
Saiba o que é preciso para se candidatar a uma pós no Reino Unido
Conheça as melhores universidades britânicas na opinião dos alunos

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados