InícioUniversidadesConheça as universidades com os melhores cursos de comunicação do mundo

Conheça as universidades com os melhores cursos de comunicação do mundo

Priscila Bellini - 07/04/2021
Comentários:

Ano após ano, os rankings universitários elaborados pela Quacquarelli Symonds apontam as universidades de destaque em diversas áreas. Na edição de 2021 da listagem, já estão disponíveis as informações sobre os melhores cursos de comunicação do mundo. Entre os nomes que ocupam as dez primeiras posições, estão universidades europeias e americanas.

Como critérios para estabelecer quais instituições chegam ao topo, estão reputação acadêmica, reputação entre os empregadores e citações por paper. Os melhores cursos de comunicação e estudos de mídia citados combinam desde matérias teóricas sobre comunicação até aspectos práticos de áreas como marketing e jornalismo.

Conheça quais são os melhores cursos de comunicação apontados pelo QS ranking:

#1 Universidade de Amsterdam

Líder no ranking QS, a Universidade de Amsterdam é a única a possuir uma escola de pós-graduação em comunicação na Holanda. Fundada ainda no século 17, a instituição de ensino ganhou mais prestígio na área graças ao nível acadêmico de cursos de graduação em estudos de mídia, mestrados e oportunidades de pesquisa. Para ter uma ideia, o maior centro de pesquisa em comunicação da Europa integra a universidade holandesa: a Amsterdam School of Communications Research.

Leia também: Quem quer ser um jornalista – Estudando para ser o profissional do futuro

Os mestrados oferecidos pela universidade abrangem temáticas como globalização, juventude e mídia, e política, além de estudos de tecnologias e novas mídias. Para saber mais sobre a instituição, basta acessar o site.

#2 University of Southern California

A instituição estadunidense está entre as que mais recebem estudantes internacionais. Em matéria de mídia, a USC não só aparece entre os melhores cursos de comunicação como também recebe os louros em áreas de Cinema. Afinal, de lá saíram nomes como o de George Lucas, diretor de Star Wars, e Kevin Feige, presidente da Marvel Studios.

Leia também: Conheça a aula ministrada por Angelina Jolie em universidade inglesa

A Annenberg School of Communication and Journalism, que integra a University of Southern California, oferece disciplinas de comunicação e jornalismo para os majors e minors na graduação, bem como programas consolidados de mestrado e doutorado na área. É possível, por exemplo, estudar Relações Públicas Estratégicas, ou Mídias Sociais e Digitais, ou Gestão de Comunicação. Entre os centros de pesquisa da USC, estão o Knight Digital Media Center e o Institute for Diversity and Empowerment.

#3 London School of Economics and Political Science

A London School of Economics and Political Science, mais conhecida como London School of Economics ou somente LSE, foi fundada em 1895. Tornou-se, com o passar dos anos, uma das principais instituições de ensino em ciências sociais do mundo. E é, ainda, conhecida como uma das mais internacionais. Para ter uma ideia, dos cerca de 11 mil alunos, quase 70% vem de fora do Reino Unido. Há, atualmente, representantes de 133 países no campus.

A equipe acadêmica segue a mesma toada, já que 46% dos funcionários não são do Reino Unido. A instituição valoriza essa diversidade e comemora as mais de cem línguas diferentes faladas ao redor do campus.

Em quais universidades estão os 10 melhores cursos de comunicação do mundo:

#1 Universidade de Amsterdam

#2 Universidade do Sul da Califórnia

#3 Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres

#4 Universidade do Texas, em Austin

#5 Universidade Stanford

#6 Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapore

#7 Universidade de Nova York

#8 Universidade da Pensilvânia

#9 Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos

#10 Universidade da Califórnia, Berkeley

Quer conferir o restante do ranking de melhores cursos de jornalismo do mundo? Acesse a página do QS Ranking e veja a lista completa.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados