InícioUniversidadesEstudar cinema no exterior: conheça as melhores instituições na Europa e EUA

Estudar cinema no exterior: conheça as melhores instituições na Europa e EUA

Nathalia Bustamante - 11/01/2023
Comentários:

Por Priscila Bellini

Os apaixonados pela sétima arte contam com inúmeras opções de universidades no exterior para estudar cinema. Quer você adore um blockbuster, quer prefira o circuito alternativo de filmes, existe uma instituição que seria o lugar ideal. E esse é o segredo para descobrir qual o melhor programa para uma graduação ou pós fora do país: identificar qual delas se encaixa ao seu perfil.

De modo geral, a receita em comum nos melhores programas de cinema inclui aspectos tecnológicos e ensinamentos sobre as diferentes formas de storytelling. Como Joe Byron, da Los Angeles Film School, destaca, há diversos papéis envolvidos em construir uma boa narrativa – e criar, no seu produto final, os filmes que param nas telas de cinema e nos festivais. “Não há apenas uma narrativa, mas várias: a visual, a sonora, a musical são narrativas que devem avançar durante o desenvolvimento do filme”, sintetiza ele.

Outro ponto crucial para as escolas mais conceituadas está em oferecer cursos que contemplem as múltiplas carreiras possíveis. “Qualquer pessoa que tenha assistido à série de filmes Harry Potter ou ao Senhor dos Anéis e esperado para ler os créditos finais vai ver que são muitos nomes aparecendo na tela”, diz ele, que comanda o setor de engajamento de alunos e ex-alunos. Ainda que o nome do diretor se sobressaia, por trás de um bom filme existe um batalhão de profissionais que se dedicaram a cada detalhe. Uma boa instituição apresenta programas que contemplem tais carreiras.

Pensando nisso, conheça algumas das instituições que se destacam em matéria de cinema — e quais vantagens cada uma delas oferece.

Los Angeles Film School

A localização já dá uma pista sobre a instituição de ensino: situada no coração de Hollywood, no Sunset Boulevard, a LA Film School forma roteiristas, diretores de fotografia e outros profissionais notáveis. Dentro do campus, os estudantes contam com equipamentos de primeira linha e podem se especializar em áreas como Cinema, Produção Cinematográfica, Entertainment Business e Animação. Dentro da graduação, algumas das majors oferecidas são roteiro, direção e produção.

Como Joe Byron destaca, a grande sacada de LA Film School é possibilitar a integração dos alunos com a realização de filmes “de verdade”. “Os alunos da LAFS trabalham com equipes de verdade, fazem filmes de verdade. O programa nunca é uma simulação. O estudante que se forma sai da escola com um currículo excelente”, ele conta. Nesse contato com o mercado de trabalho, e com professores inseridos no meio, cada um desenvolve áreas pelas quais nutre interesse — por exemplo, roteiro e produção de documentários.

Para aplicar para a LAFS, não há necessidade de experiência profissional anterior. “O melhor candidato é o que ama cinema e viu muitos filmes. Também é alguém que se apaixonou pela ideia de tornar isso uma carreira e que está disposto a se esforçar muito para aprender a fazer isso”.

Lodz Film School

Quem se interessa pelo circuito de cinema mais alternativo pode apostar, na instituição polonesa. Entre os ex-alunos mais famosos estão Krzysztof Kieślowski, diretor da famosa Trilogia das Cores, e Andrzej Wajda, aclamado por filmes como “O homem de ferro” e “O homem de mármore”.

A história da instituição por si só chama a atenção: foi fundada por artistas poloneses logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, na esperança de formar bons cineastas. Hoje em dia, é uma das escolas mais tradicionais do mundo e produz, junto aos alunos, mais de 300 filmes ao ano — graças à Film Production Unit, dedicada a viabilizar os projetos cinematográficos e apoiar os alunos. É um dos poucos lugares em que, já nos dois primeiros anos, os alunos fazem os registros em filmes de 16 mm e 35 mm.

Em um dia normal, os estudantes usam estúdios de TV e rádio da instituição e contam, ainda, com salas de edição e animação para suas produções. Para ter acesso a programas na instituição, o jeito é se preparar para testes e entrevistas, além da análise do currículo. Para ter uma ideia da concorrência em jogo, basta se debruçar sobre os números: foram 150 candidatos internacionais para as sete vagas do mestrado em direção, que tem duração de cinco anos.

CalArts

A história do California Institute of the Arts, apelidado de CalArts, tem muito a ver com a história do cinema e da animação. Fundada por Walt Disney, a instituição reúne ex-alunos notáveis como Tim Burton, e atrai estudantes do mundo todo para cursos de Direção Cinematográfica e Cinema e Vídeo.

Para se tornar aluno da CalArts, é necessário passar por um processo seletivo que inclui análise de currículo, cartas de recomendação e um dos aspectos mais destacados pelo setor de admissões: o artist statement. Nesse documento escrito, o candidato deve explicar quais questões o envolvem mais enquanto artista, quais seus objetivos e qual o motivo para ingressar na CalArts.

Há ainda requisitos como os comentários, que devem tratar de filmes ou livros que influenciaram o candidato, e os planos para um projeto, em que o aluno descreve sua ideia para um filme hipotético. Uma das opções para os interessados é encaminhar, também, textos em formato alternativo, como poemas e contos, com tamanho máximo de três páginas cada.

Leia mais:
10 instituições que oferecem bolsa para estudantes de cinema e audiovisual
Brasileira ganha bolsa do criador de Star Wars para estudar nos Estados Unidos

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados