//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoVeja 8 livros que vão ajudar na sua application, dos essays à...

Veja 8 livros que vão ajudar na sua application, dos essays à proficiência

Priscila Bellini - 16/08/2023
Comentários:

Quem já decidiu se candidatar a uma universidade americana sabe o nível de esforço necessário para se dar bem na candidatura. Trata-se de um processo longo, com uma lista longa de documentos e certificados exigidos, além de um exercício constante de autoconhecimento. Para orientar esse caminho, um dos caminhos é apelar para a literatura sobre o assunto. São muitos os livros que vão ajudar na sua application, seja para graduação ou para a pós-graduação no exterior.

Conheça alguns dos livros de destaque, que cobrem aspectos de escrita dos essays, testes padronizados e exemplos de applications bem sucedidas.

8 livros que vão ajudar na sua application

The elements of style, de William Strunk Jr. e E.B. White

Esse é um verdadeiro manual de estilo, indicado aos alunos de universidades prestigiadas como Harvard. Elaborado pelo professor de inglês da Universidade Cornell William Strunk, ainda em 1918, o livro foi publicado pela primeira vez em 1920. Em 1957, ganhou a revisão de E.B. White, ex-aluno de Strunk.

O princípio do livro, como explicou Strunk décadas atrás, é “fazer com que cada palavra fale” ou, em outros termos, “omitir termos desnecessários”. Para isso, o autor elenca regras de gramática, erros comuns na língua inglesa e dicas de estilo para orientar o leitor a escrever melhor. Não à toa, a publicação continua um clássico em aulas introdutórias e entra para a lista de livros que alunos da Ivy League leem.

College Essays That Made a Difference, do Princeton Review

Elaborado pelo Princeton Review, esse livro reúne diversos essays que “fizeram a diferença”, como o título sugere. Um dos aspectos interessantes da seleção é apresentar os candidatos aos quais cada texto pertence, um resumo de sua trajetória de vida e também o essay enviado às universidades, na íntegra. De quebra, o livro traz análises feitas pelos responsáveis pelas admissions de instituições como Dartmouth College, Stanford e Harvard.

Leia também: Dez livros que os alunos de Harvard leem sobre liderança

Para os que desejam saber se o essay tem, de fato, tanta importância na application, basta verificar o perfil dos estudantes que participam dessa seleção – já que dados como desempenho acadêmico e testes padronizados (como SAT) são disponibilizados.

On Writing the College Application Essay, de Harry Bauld

Mais um livro que trata dos essays, o coração da application para universidades americanas. Dessa vez, as dicas ficam a cargo de Harry Bauld, que trabalhou no setor de admissions de escolas como a Universidade Brown e Universidade Columbia – ambas integrantes da Ivy League e concorridas.

Leia também: Confira a redação que ajudou jovem a ser aprovada em 9 universidades dos EUA

Nesse livro, ele não só dá conselhos sobre o texto apresentado às universidades como também destaca erros comuns que viu alunos cometerem. Por exemplo, apresentar-se de forma direta (com “Olá, meu nome é…”) ou se esforçar para narrar uma jornada “rumo ao sucesso”.

100 Successful College Application Essays, do The Harvard Independent

Uma terceira opção bastante atrativa para quem deseja aprender mais sobre essays e melhorar o próprio texto vem desse livro, editado e compilado pelos membros do The Harvard Independent. Como o título sugere, são cem redações comentadas por profissionais de admissions, separados de acordo com as temáticas comuns.

Leia também: “Seu objetivo é escrever uma redação que faça com que se apaixonem por você”

Por exemplo, origens familiares, esportes e experiência profissional, além de uma seção específica destinada a essays escritos sobre a experiência dos alunos imigrantes.

Longman Preparation Course for the TOEFL iBT Test

Quem se candidata às universidades estrangeiras precisa, via de regra, comprovar proficiência em outro idioma. Em muitos casos, a língua exigida é o inglês, que pode ser avaliado por exames como TOEFL e IELTS. Nesse caso, há diversos manuais disponíveis, como o da Longman, bem como livros sobre gramática e sua aplicação prática, como é o caso de “Understanding and Using English Grammar“.

Leia também: Estudei para o TOEFL em sete dias – e sem pagar nada. Saiba como!

Cracking the GRE with 4 Practice Tests, do Princeton Review

Para os interessados em fazer pós-graduação no exterior, o GRE e o GMAT são nomes conhecidos. Os testes padronizados integram a lista de documentos e certificados exigidos de quem pretende fazer cursos de mestrado e MBA no exterior. Esse livro da Princeton Review foca um dos exames e separa, além de dicas práticas, simulados oficiais.

5 ferramentas práticas para promover o autoconhecimento, do Na Prática

Autoconhecimento é um dos pontos essenciais de uma boa application. Afinal, é necessário contar a própria história, incluindo conquistas acadêmicas e pessoais, para os avaliadores – e, para isso, o estudante precisa se conhecer bem. Conheça o guia de autoconhecimento criado pelo portal Na Prática e entenda como usar ferramentas simples para orientar esse processo de reflexão.

The Decision Book: 50 Models for Strategic Thinking, de Mikael Krogerus e Roman Tschäppeler

Mais um dos livros que vão ajudar na sua application que exploram aspectos do autoconhecimento. Ele é um guia rápido para compreender a si mesmo e fazer as escolhas certas, já que todos os dias temos que tomar decisões.

O livro é ilustrado e traz 50 modelos e estratégias para melhor estruturação e, posteriormente, compreensão de muitos desafios constantes da vida, além de ferramentas e até mesmo um exercício incomum inspirado por Warren Buffet.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados