InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosIntercâmbio na Dinamarca: governo dinamarquês oferece bolsas para brasileiros

Intercâmbio na Dinamarca: governo dinamarquês oferece bolsas para brasileiros

Marcela Marcos - 18/11/2019
Comentários:

As Danish Government Scholarships, bolsas de estudo concedidas anualmente pelo governo dinamarquês estão com inscrições abertas até 1 de março. A iniciativa é voltada a estudantes de mestrado e PhD interessados em fazer intercâmbio na Dinamarca.

As bolsas cobrem totalmente os custos de tuituion dos estudos do bolsista durante o período que ele passar na Dinamarca. Elas incluem também um valor mensal de 6500 coroas dinamarquesas (cerca de R$ 4.000 na cotação atual), que podem ser usadas para ajudar o bolsista com os custos de vida na Dinamarca. São aceitos candidatos que desejem passar entre 5 e 12 meses em instituições de ensino superior do país europeu. A cada ano, 50 meses são reservados a alunos brasileiros, distribuídos entre os estudantes selecionados para obter apoio financeiro.

Leia mais: Tudo que você precisa saber para conseguir uma bolsa de estudo

Para ser um candidato elegível, é necessário estar matriculado em uma instituição brasileira, desenvolvendo um projeto de mestrado ou doutorado. Além disso, há vagas para alunos de graduação que estudem língua e cultura do país nórdico (por um período mínimo de dois anos) e queiram fazer intercâmbio na Dinamarca, durante um período de 5 a 10 meses.

Como se inscrever para as bolsas de intercâmbio na Dinamarca

Para se candidatar às bolsas de estudo, é preciso encaminhar uma série de documentos por e-mail para a Agência Dinamarquesa de Ciência e Educação Superior (pelo endereço [email protected]).

Os primeiros passos são determinar quantos meses serão solicitados e detalhar o programa de estudos em que está matriculado atualmente no Brasil. Feito isso, é necessário listar as universidades dinamarquesas de interesse e explicar se já houve contato com tais instituições. A lista de universidades elegíveis para os estudantes pode ser vista neste link.

Leia mais: Dicas para quem quer estudar na Dinamarca com bolsa

Entre os demais documentos exigidos, estão um formulário de inscrições (disponível neste link), cartas de recomendação, diplomas já obtidos, histórico acadêmico e certificado de proficiência em inglês (como TOEFL e IELTS). Além disso, deve-se submeter um statement of interest, uma espécie de carta de motivação que explica os motivos pelos quais o período de intercâmbio na Dinamarca será positivo para o pesquisador.

Para saber mais informações sobre as possibilidades de intercâmbio na Dinamarca, basta acessar o site oficial das Danish Government Scholarships.

Quer saber mais sobre intercâmbio? Faça um breve cadastro e confira esse guia gratuito!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados