InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosDAAD oferece bolsas de mestrado em economia na Alemanha

DAAD oferece bolsas de mestrado em economia na Alemanha

Priscila Bellini - 25/04/2018
Comentários:

Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para as bolsas de mestrado em economia na Alemanha, apoiadas pelo DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). O curso acontece na HTW Berlin, uma universidade pública de ciências aplicadas, a partir de abril de 2019 e tem duração de 18 meses.

Os candidatos precisam ter formação com ênfase em áreas como Economia ou Administração, já que isso será levado em consideração na seleção.

Como se candidatar ao mestrado em economia na Alemanha

Para se inscrever nas bolsas, os candidatos devem submeter uma lista de documentos para avaliação. Entre eles, estão uma carta de motivação, histórico acadêmico, currículo e duas cartas de recomendação. Para quem escreveu uma monografia na graduação ou numa pós-graduação anterior, é necessário enviar um resumo de duas páginas do trabalho.

Leia também: Estudante brasileira conta como é viver e estudar na Alemanha

Como o mestrado em economia na Alemanha é conduzido em inglês, os interessados no programa também precisam enviar um comprovante de proficiência no idioma. Os exames aceitos pela HTW Berlin incluem TOEFL (com nota mínima de 96) e IELTS (cuja nota mínima requisitada é 7). Ou seja, o nível determinado pela universidade alemã equivale ao C1 ou C2, no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Também é necessário anexar à application original e aos documentos listados um formulário do DAAD, com informações sobre formação acadêmica, instituição de ensino de destino e experiência profissional (de, no mínimo, dois anos).

Quais os benefícios

As bolsas oferecidas pelo DAAD cobrem custos de anuidade (que chegam a 2 mil euros), além de auxílio financeiro mensal, com valor de 750 euros, e passagens aéreas.

Para selecionar os estudantes, o programa leva em consideração três critérios básicos: o desempenho acadêmico (com uma média das notas obtidas em cursos anteriores), número de disciplinas cursadas em áreas de economia e a carta de motivação enviada pelo candidato.

Para saber mais sobre o mestrado em economia na Alemanha, basta acessar o site do programa.

Leia também: Comparando Destinos – Alemanha ou Holanda? (+ bônus: Bélgica!)

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados