Fundação Estudar
InícioGraduaçãoComo fazer o currículo europeu no formato Europass

Como fazer o currículo europeu no formato Europass

Priscila Bellini - 10/11/2022
Comentários:

A documentação necessária para participar de muitos editais de bolsas de estudos e descrições de vagas internacionais exigem formatos específicos de currículo, adaptados para o modelo internacional. Um deles é o Europass, o currículo europeu, que busca deixar visíveis as habilidades e competências dos candidatos em qualquer país do continente.Veja a seguir como montar um CV desse tipo, ou transpor um CV que você já tem para esse formato!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Como montar um CV no formato Europass?

Para elaborar um documento nesses moldes, basta acessar o site oficial do Europass e escolher o idioma. Pelo mesmo sistema, é possível criar uma carta de apresentação e anexar anexos, que auxiliam nos processos de candidatura.

O formato popularizou-se desde sua criação, em 2005, por uma decisão do Parlamento e do Conselho Europeus. Por trás dele, estava a necessidade de estabelecer documentos padronizados que favorecessem a transparência na mobilidade de cidadãos pela União Europeia. Na mesma época, surgiram documentos como o Passaporte de Línguas, em que cada sujeito autoavalia sua proficiência em idiomas usando como base o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

O que ele tem de diferente?

Para começar, o Europass está disponível em 31 idiomas, incluindo línguas que vão do português e do inglês ao russo. Em outras palavras, é mais fácil seguir o mesmo modelo e preencher o documento para candidaturas em países diferentes, já que os espaços disponíveis são padronizados.

O modelo do currículo europeu condensa aspectos como qualificação acadêmica, experiência profissional e também uma tabela padronizada com o nível de proficiência em idiomas.

Leia mais: Confira o passo a passo para conseguir um estágio no exterior! 

3 dicas para montar um CV no modelo Europass de currículo europeu:

1) Sintetize as informações antes de colocá-las no Europass

Assim como qualquer outro documento do tipo, o currículo europeu exige que o candidato resuma bem suas experiências. Na prática, isso significa descrever funções e conquistas de forma direta, apresentando resultados e condensando informações. Em vez de uma longa descrição sobre como entrou na empresa e assumiu um cargo de gestão, com detalhes sobre tarefas do dia a dia, opte por frases simples e separadas em bullets que deem noção do todo.

Leia mais: Tudo que você precisa saber para conseguir uma bolsa de estudo

2)  Várias experiências contam

Não é apenas uma questão de listar cargos em grandes empresas. No currículo europeu, vale incluir, por exemplo, experiências de voluntariado e projetos sociais, bem como detalhar as conquistas acadêmicas. Presença em congressos, apresentação de artigos e participação em grupos de pesquisa são alguns dos itens possíveis.

No espaço para “educação e formação”, também se pode adicionar competências gerais e técnicas obtidas em cada item. Em um curso de jornalismo, por exemplo, podem ser citadas as bases teóricas e disciplinas, além do conhecimento em ferramentas de edição de vídeo e áudio.

Leia também: Como fazer um CV para sua candidatura a pós-graduação no exterior 

3) Não superestime suas competências pessoais

O currículo europeu exige que o candidato liste sua língua matéria e o nível de proficiência em cada idioma no qual tem experiência. Na hora de preencher a tabela padronizada, nessa etapa, nada de superestimar as próprias habilidades.

Para isso, o caminho certeiro é entender, por meio do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, qual o nível do candidato em termos de compreensão oral, escrita, leitura e interação oral. Lembre-se de que, comumente, tais habilidades podem ser testadas em outros momentos do processo de seleção, como uma entrevista presencial ou online.  

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados