Cursos gratuitos de Harvard que você pode fazer da sua casa

Entrada da Universidade Harvard - cursos online gratuitos de Harvard

Não poder sair de casa não significa que você não pode mais estudar. Pelo contrário: há uma série de cursos online gratuitos de Harvard disponíveis na internet que podem ser feitos a qualquer momento — contanto que você tenha um computador e uma conexão com a rede.

Os cursos estão disponíveis na plataforma HarvardX, uma seção do site edX dedicada às disciplinas da instituição estadunidense. No total, há mais de 100 cursos online gratuitos de Harvard disponíveis na plataforma. Por meio deste link, você consegue ver todos os cursos que estão disponíveis.

Leia também: Designing Your Career: curso online e gratuito de Stanford ajuda a montar plano de carreira

Em todos os casos, os cursos podem ser realizados gratuitamente. Em alguns deles, no entanto, o estudante que concluir o curso pode pagar uma taxa para receber um certificado de conclusão da universidade.

Como fazer os cursos online gratuitos de Harvard

A grande maioria dos cursos oferecidos na plataforma é “self-paced” — ou seja, eles podem ser feitos no ritmo em que o estudante preferir. Alguns, no entanto, têm datas específicas de início e término, e exigem um acompanhamento do estudante em determinadas horas e dias.

Ná página de cada um dos cursos, é possível ver uma breve descrição do conteúdo oferecido. Do lado direito, também há informações como uma estimativa de duração do curso (ela estima quantas horas de dedicação por semana o curso exige, e quantas semanas o curso deve durar caso o estudante siga o ritmo recomendado).

Leia também: Como aprender qualquer coisa (de graça) pela internet – de idiomas a cursos de Harvard

Na maioria dos casos, é necessário ter um bom conhecimento de inglês para acompanhar os cursos. Não é exigida nenhuma comprovação de proficiência, mas todo o conteúdo dos cursos é ministrado nessa língua. Por isso, alunos que não tiverem fluência no idioma podem ter dificuldade em acompanhar as aulas. Alguns cursos, no entanto, têm legendas em português, o que pode ajudar no entendimento.

Para participar dos cursos, basta criar uma conta na plataforma (ou linkar sua conta do Facebook, Google ou Microsoft à edX). Em seguida, basta escolher o curso que você deseja, se matricular e começar a aprender!

Algumas sugestões de cursos

Os temas disponíveis na edX vão desde “China e comunismo” a “Introdução à probabilidade”, passando por “introdução a humanidades digitais”, “Islã por meio de suas escrituras” e “O Antigo Heroi Grego”. Com essa diversidade toda, pode ser difícil escolher um curso.

Por isso, listamos a seguir algumas sugestões dentre os cursos online gratuitos de Harvard para você aprender. Confira:

CS50: Introduction to Computer Science

Um dos cursos mais populares de Harvard, esse curso de introdução à ciência da computação não é voltado apenas para programadores. A ideia é dar uma noção abrangente sobre o que a computação e a programação podem realizar em diversas áreas, e como o pensamento algoritmo ajuda a resolver problemas de maneira eficiente.

Justice

Outro dos cursos mais populares de Harvard (e fundamental para quem se interessa por Direito), esse curso é uma introdução à filosofia moral e política que embasa a nossa ideia contemporânea de “justiça”. Ele toca em temas como ações afirmativas, distribuição de renda e direitos humanos por meio de textos de pensadores como Aristóteles, Immanuel Kant e John Stuart Mills.

Masterpieces of World Literature

Uma ótima opção para quem se interessa por literatura, esse curso explora as grandes obras escritas da humanidade, e investiga como a nossa cultura atual foi moldada por meio dessas histórias do passado. Homero, Goethe, Camões e Jorge Luis Borges estão entre os autores estudados, além de obras como As Mil e Uma Noites e O Épico de Gilgamesh.

Data Science: Visualization

Ciência de Dados é uma área profissional muito promissora dentro do mercado de TI. Um dos motivos para isso é que a manipulação adequada de grandes volumes de dados pode trazer boas respostas para problemas complexos. E esse curso de ciência de dados voltado para visualização foca justamente nisso. Usando ferramentas como ggplot2, ele ensina a gerar visualizações de dados que deixam as respostas mais evidentes.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: