InícioBolsista da Fundação EstudarVai prestar o TOEFL? Estudar Fora lança curso preparatório gratuito

Vai prestar o TOEFL? Estudar Fora lança curso preparatório gratuito

Nathalia Bustamante - 21/03/2022
Comentários:

O TOEFL é uma prova que avalia, além do nível de inglês, o quanto o candidato está familiarizado com o formato do exame. Pensando nisso, o Estudar Fora lançou o curso Preparatório TOEFL, com objetivo de auxiliar os estudantes a entenderem a estrutura da prova, além de abordar possíveis em estratégias para responder cada uma das seções.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Este curso preparatório gratuito é composto de 5 vídeos e 1 ebook. Nele, você pode ver questões comentadas e acessar links para simulados.

Nas videoaulas, os especialistas Sean e Adam, fundadores da startup EduSynch de preparação adaptativa para o exame, dão todas as dicas e estratégias para cada uma das seções do exame. Além disso, a engenheira Raquel Nunes, bolsista da Fundação Estudar, compartilha sua experiência de preparação e conta como conseguiu uma pontuação superior a 100 pontos, de um total de 120.

Estudando inglês? Confira 8 ferramentas para estudar inglês de graça.

Sobre o TOEFL

O TOEFL – um dos principais exames de proficiência em inglês – é exigido pela maioria das universidades norte-americanas e também por mais de 9.000 instituições de ensino superior em mais de 130 países. E não só quem quer estudar fora se beneficia de realizar o exame: uma boa nota pode ser vista como um bônus no seu currículo, abrir portas no mercado de trabalho e dar segurança para conversar, escrever e até mesmo trabalhar em inglês.

Quer começar a aprender? Confira os vídeos do preparatório TOEFL baixe também o guia definitivo de preparação para o exame! (dowload aqui).

Curso preparatório do TOEFL do Estudar Fora

Aula 1: O que esperar do Exame – Preparatório TOEFL

A primeira aula do nosso curso preparatório para o TOEFL fala de maneira geral sobre o exame, sua estrutura e seus objetivos. Ela também apresenta o Adam e o Sean, da Edusynch, que participarão das aulas seguintes do curso. Os dois falam brevemente sobre como a prova é elaborada.

Aula 2: Seção Reading – Curso Preparatório TOEFL

Nesta aula, falamos da seção Reading – que avalia a habilidade de leitura. Esta seção traz textos acadêmicos e questões que pedem respostas factuais (quem, o quê, quando), respostas implícitas (por que) e preenchimento de lacunas. No total, são 10 modelos de questões, com os quais é possível se familiarizar antes do exame.

Aula 3: Seção Listening – Curso Preparatório TOEFL

A seção Listening avalia o entendimento do inglês falado. Nesta seção, o estudante vai escutar entre 4 e 6 áudios de aulas sobre disciplinas acadêmicas, e deverá responder 6 perguntas sobre cada um deles. Então, ouvirá mais dois ou três áudios de conversação, e responderá a 5 perguntas sobre cada.

Uma primeira dica para esta parte da prova é se familiarizar com o inglês americano, que é o mais comumente usado nos exames da ETS (incluindo o TOEFL). Além disso, a forma como você organiza informações nas suas anotações é muito importante.

Aula 4: Seção Speaking – Curso Preparatório TOEFL 

No TOEFL, a avaliação da sua habilidade de falar inglês é feita através de gravação de áudio. No mesmo computador em que realizará a prova, o estudante vai escutar um trecho de áudio e ler um texto e deve responder à pergunta no microfone dentro do tempo estipulado.

É a seção mais curta do exame, com duração de apenas 20 minutos. Mas não há segunda chance: só será possível ouvir o áudio uma vez e gravar sua resposta uma vez. Por isso, estar preparado é fundamental!

São essencialmente dois tipos de questões no Speaking: Integrated e Independent. No vídeo, os especialistas Sean e Adam, da startup Edusynch, e a bolsista da Fundação Estudar Raquel Nunes explicam como tornar esta seção um dos seus pontos fortes do exame.

Aula 5: Seção Writing – Curso Preparatório TOEFL

Na seção do Writing, o estudante terá 50 minutos para escrever duas pequenas redações. A primeira deve comparar uma passagem de áudio com um pequeno trecho de leitura; já na segunda, o estudante deve discorrer sobre um determinado tópico – que pode incluir dar sua opinião ou comparar duas possibilidades.

Além do vídeo, que oferece várias dicas de estruturas e organização da sua resposta, no e-book gratuito que acompanha o Preparatório TOEFL há modelos de respostas bem avaliadas.

Leia também: FCE, CPE, CAE… Conheça os certificados de Cambridge 

Aula Extra – Anotações

A habilidade de fazer boas anotações é uma das mais importantes para você ser bem-sucedido no TOEFL. Ela é crucial para a parte de Listening e também para as questões do tipo Integrated (no Speaking e no Writing) porque, para responder a essas questões de maneira completa, você precisará se lembrar uma grande quantidade de informações.

O tempo, porém, é muito curto e você não terá uma segunda chance. Por isso, as anotações devem ser simples e objetivas. “Seja objetivo e coloque no papel a primeira resposta que vier à sua cabeça (ou talvez a segunda), mas não divague, pois você não tem tempo a perder”, explica a especialista Ana Virgínia Kesselring.

Nesta hora, estratégias de organização e síntese podem fazer toda a diferença. Por isso, este vídeo-bônus explica justamente como tomar notas de maneira eficiente e organizadas. Deve ficar claro quais são as informações principais e secundárias, como elas se conectam e quais são os exemplos dados por cada um dos personagens do áudio.

Leia também:
TOEFL ou IELTS?

Outras 10 ferramentas para estudar inglês de graça

Cursos gratuitos de Harvard e outras instituições de ponta que você pode fazer de casa

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados