InícioPreparaçãoCursosDesigning Your Career: curso online e gratuito de Stanford ajuda a montar...

Designing Your Career: curso online e gratuito de Stanford ajuda a montar plano de carreira

Priscila Bellini - 13/06/2018
Comentários:

Uma das disciplinas optativas mais populares na Universidade Stanford – “mãe” de empresas como Google e Nike – não prepara tecnicamente os estudantes para nenhuma carreira. A matéria “Designing Your Life” (DYL) ensina-os a usar o design thinking para projetar sua vida depois da formatura. Um dos seus módulos, que trata de carreira, está disponível online e gratuitamente.

Designing Your Life foi criado em 2010 pelo diretor do programa de Design de Stanford, Bill Burnett, junto com Dave Evans, que liderou a equipe de design do primeiro mouse da Apple e co-fundou a desenvolvedora de jogos eletrônicos Electronic Arts – criadora de nomes como FIFA e The Sims. Desde o início, o curso foi um sucesso entre os universitários.

Segundo Evans, a disciplina, promovida pelo departamento “Life Design Lab”, procura desenvolver conceitos como gratidão, generosidade, autoconsciência e adaptabilidade (e sua importância). De tão popular, virou o livro “Designing Your Life – How to Build a Well-Lived, Joyful Life” e inspirou teses de doutorado.

Designing Your Career

Para quem se interessa, mas não pode cursar a disciplina presencial, Stanford disponibiliza a aula Designing Your Career, que faz parte do DYL, online e grátis. O único requisito é utilizar os navegadores Chrome ou Firefox para acompanhar as aulas. A iniciativa está incluída na plataforma de MOOCs – Massive Open Online Courses (em português, Cursos Online Abertos e Massivos) da universidade, a Lagunita, e pode ser acessada pelo site.

Com objetivo de ajudar os alunos a projetar especificamente suas carreiras, o módulo é direcionado para pessoas de qualquer idade e background acadêmico. Segundo a Universidade Stanford, o conteúdo serve tanto para os que estão no processo de decisão profissional, quanto para os que encontraram uma função (ou companhia) em que querem atuar.

Conteúdo

Além dos fundadores do DYL, participam da curadoria do conteúdo outros três professores, de Stanford, do “Life Design Lab”. O Designing Your Career traz uma abordagem prática do design thinking para projetar a vida profissional, mas não introduz o conceito. Para quem não está familiarizado, a universidade disponibiliza material sobre o assunto no curso “Virtual Crash Course in Design Thinking”, também online e gratuito.

Com base em cinco conceitos de orientação vocacional, o módulo é estruturado em vídeos, além de atividades e exercícios, que incluem reflexões pessoais para cada tópico. Ainda que tenha duração total de 2 a 4 horas, seu desenvolvimento é flexível e não linear (chamado de “self paced”). Ou seja: o estudante pode acompanhar da forma que quiser e demorar o quanto precisar.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados