Um projeto: Fundação Estudar

Pós Graduação

O que você precisa saber para cursar uma pós-graduação fora do Brasil

24.02.14

Confira o calendário de application para pós-graduação nos Estados Unidos

Confira o calendário de application para pós-graduação nos Estados Unidos

Profissionais interessados em fazer um mestrado ou doutorado fora do país devem começar já a se organizar. Veja as etapas do processo de seleção

Não há dúvidas de que realizar um mestrado ou doutorado no exterior está entre as experiências mais enriquecedoras do ponto de vista profissional, pessoal e cultural. Aprender com referências mundiais (não raro, até ganhadores de prêmios Nobel), conhecer novas e aprimoradas técnicas de estudo e pesquisa e ampliar o networking são apenas alguns dos benefícios.

Para que projeto de estudar fora seja bem sucedido, é preciso planejá-lo com antecedência e em detalhes. O ideal é começar a se organizar de doze a dezoito meses antes do período de inscrições, propriamente. Portanto, quem pretende ingressar em um curso de mestrado ou doutorado em uma universidade norte-americana em 2015, deve começar já a se preparar. “É importante começar já a pesquisar instituições. Tudo o que dependa dos outros entregar, como cartas de recomendação, também oriento que o aluno peça com antecedência para evitar imprevistos”, afirma Marta Bidoli Fernandes, orientadora educacional do Alumni Advising, centro que representa o Education USA no Brasil.

É importante esclarecer: diferentemente da graduação, em que praticamente todas as instituições seguem a mesma timeline de application (confira AQUI as datas), na pós-graduação, os estudantes poderão encontrar pequenas variações nos prazos.

Há também diferenças entre o calendário de application para cursos de pós-graduação lato sensu (os chamados certificates) e os cursos stricto sensu (mestrado e doutorado). Para evitar confusões, o site Estudar Fora publica agora apenas um calendário base para quem pretende realizar um curso stricto sensu. No entanto, não deixe de acompanhar o site: em breve, publicaremos um guia com orientações específicas para cursos de MBA fora.

Confira o calendário de application para mestrato e doutorado:

tabela_lelezistica

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas