InícioPreparaçãoIdiomasTOEFL iBT ou TOEFL ITP? Entenda as modalidades do exame!

TOEFL iBT ou TOEFL ITP? Entenda as modalidades do exame!

Priscila Bellini - 14/06/2022
Comentários:

O TOEFL é um exame de proficiência da língua inglesa. Em outras palavras, os testes TOEFL iBT e TOEFL ITP atestam se uma pessoa consegue se expressar no idioma, se o compreende em totalidade. Mas o que isso quer dizer, na prática?

Como qualquer exame padronizado, o TOEFL aponta quesitos mínimos para que um aluno esteja a apto ao ensino superior em inglês. Não à toa, muitas das situações expostas em seções como listening e speaking têm a ver com o ambiente do campus.

Não pode ler agora nossa matéria sobre TOEFL iBT e TOEFL ITP? Sem problemas! Ouça este conteúdo clicando no player:

O TOEFL pertence à ETS e é composto por cinco modalidades diferentes: O TOEFL Primary, TOEFL Junior, TOEFL iBT, TOEFL iBT Paper Edition e TOEFL ITP. Duas dessas modalidades, O TOEFL Primary e TOEFL Junior, são voltadas ao público infantil. Além delas, há os diferentes TOEFL iBT, TOEFL iBT Paper Edition e TOEFL ITP, voltados ao público jovem e adulto, cada um com suas particularidades, mas com alguns pontos em comum.

Quais são as seções do TOELF ITP e do iBT?

Não existe “passar” ou “reprovar” no Exame: cabe à instituição de ensino estabelecer o resultado mínimo para que um aluno seja admitido. No caso do TOEFL iBT – o mais aceito por universidades de fora – são 120 pontos possíveis, divididos em quatro seções com valor igual, de 30.

Há ainda uma maioria de universidades que distinguem o nível exigido na graduação e na pós-graduação. Como o TOEFL funciona como pré-requisito, é necessário atingir uma pontuação mínima para ser considerado no processo de application.

As seções de reading e listening são comuns a todas as modalidades de exames. A primeira testa a capacidade do candidato de ler e interpretar textos, identificando a melhor opção em questões de múltipla escolha.

O listening, por sua vez, exige a compreensão de trechos de conversas e palestras, que são situações comuns para um estudante universitário. Nessa etapa, também são questões objetivas. Há temas que costumam aparecer — por exemplo, “meu sorvete favorito” ou “qual o membro da família mais próximo”.

Leia também: FCE, CPE, CAE… Conheça os certificados de Cambridge 

Já o speaking aparece apenas no TOEFL iBT, e demanda que o candidato consiga se expressar verbalmente com um tempo limitado de preparação e com uma duração reduzida, de 45 a 60 segundos. Novamente, os temas têm relação com a vida universitária, e podem incluir a síntese sobre um texto curto, uma conversa ou uma palestra. O writing é composto por duas questões – para a primeira, o tempo limite é de 20 minutos, e para a segunda, 30 minutos. Novamente, os temas são próximos ao estudante e contam com um texto e um áudio de apoio, na primeira redação.

O que é o TOEFL iBT?

O TOEFL iBT é um exame “completo” que avalia as quatro habilidades (Listening, Reading, Speaking e Writing) necessárias para alguém fluente em inglês. A duração é de 3 horas.

Por ser o exame mais robusto, ele costuma ser mais aceito por universidades estrangeiras, tanto para cursos de curta duração quanto cursos mais longos. Para entrar em qualquer programa nas universidades renomadas nos Estados Unidos, por exemplo, essa modalidade é solicitada. Mesmo sendo um exame online, o candidato precisa dirigir-se a um centro aplicador para fazê-lo.

Como é a pontuação no TOEFL iBT?

A pontuação é determinada por seção do teste, sendo que cada parte vale 30 pontos, totalizando 120 — a nota máxima no TOEFL iBT. No caso de universidades estrangeiras, há requisitos diferentes de acordo com a instituição. Alguma estabelecem apenas uma nota mínima no processo seletivo. Por exemplo, 93 pontos para o curso de graduação.

Outras, além da nota total mínima, têm requisitos de acordo com a seção. Elas podem exigir, por exemplo, que o candidato tenha mais de 22 pontos no writing, tendo em vista o nível de exigência do curso. Para verificar os critérios, basta acessar a página de admissions de cada instituição.

O que é o TOEFL ITP?

Existe também a modalidade do TOEFL ITP. Ele pode ser realizado tanto em papel quanto online, dependendo do caso. Mas em todos os casos, são três seções: compreensão auditiva (35 minutos), compreensão leitora (55 minutos) e “estrutura da língua” (25 minutos).

Todas essas seções têm questões de múltipla escolha, e a duração total do exame é de cerca de duas horas. Não há prova de produção escrita (“writing”) ou oral (“speaking”) no TOEFL ITP.

Esse exame costuma ser aplicado por escolas de idiomas como exame de conclusão, no final de níveis mais avançados. Também pode ser solicitado por universidades estrangeiras, principalmente para cursos de curta duração.

É importante ter em mente que mesmo que o TOEFL ITP seja em papel, igual ao TOEFL iBT Paper Edition, um não é igual ao outro. Isso porque o TOEFL ITP não inclui todas as seções presentes, por exemplo, no iBT. No entanto, por sua relativa simplicidade, o TOEFL ITP é bastante aplicado e aceito por diversas instituições.

Como funciona a pontuação do TOEFL ITP?

Com a ideia de identificar o quanto o estudante domina o idioma, o TOEFL ITP também atribui pontuação numérica. No caso do exame de nível 1, os resultados vão de 310 a 677 e, no nível 2, variam entre 200 e 500 pontos. Confira detalhes sobre pontuação no site oficial da ETS.

Leia também: TOEFL ou IELTS? Entenda a diferença entre os exames, por seções

Como é a aceitação do TOEFL ITP e do iBT?

O que pode confundir é que todas as modalidades do exame são aceitas internacionalmente, mas para finalidades diferentes. Não existe uma regra da ETS que determina que dada modalidade sirva apenas para esse ou aquele fim.

O que se verifica, no entanto, é que o TOEFL iBT é largamente aceito, principalmente para cursos completos no exterior, como bacharelado e MBA, por exemplo. Já a modalidade TOEFL ITP pode ser aceita para ingresso em cursos de curta duração, pelos quais a conclusão dos estudos será feita no país de origem.

Em outras palavras, a instituição ou programa acadêmico é quem vai determinar que modalidade do exame será aceita. Por isso, antes de fazer qualquer um dos exames TOEFL é crucial ter certeza qual modalidade é solicitada pela instituição desejada.

Baixe aqui o guia definitivo de preparação para o TOEFL!

E a versão do TOEFL para fazer em casa?

Você já deve ter ouvido falar que durante a pandemia da COVID-19, a ETS disponibilizou uma versão do TOEFL que pode ser feita de casa. Essa versão é, essencialmente, uma prova igual ao TOEFL iBT, com a diferença que você pode fazê-la sem sair de casa.

Para isso, no entanto, você precisa fazer uma série de preparativos. Essa preparação envolve tanto a instalação de programas no seu computador (que, aliás, deve cumprir alguns requisitos mínimos) quanto uma adequação do ambiente em que você vai fazer a prova. O objetivo é garantir que o estudante não trapaceie na prova numa situação em que não há nenhum fiscal por perto.

Para saber mais sobre essa modalidade do TOEFL, veja o post que fizemos sobre ela. E confira abaixo o nosso vídeo explicando tudo que você precisa saber antes de fazer essa edição do exame:

 

O que é o TOEFL iBT?

O TOEFL iBT é um exame “completo” que avalia as quatro habilidades (Listening, Reading, Speaking e Writing) necessárias para alguém fluente em inglês. A duração é de aproximadamente 3 horas. Por ser o exame mais robusto, ele costuma ser mais aceito por universidades estrangeiras, tanto para cursos de curta duração quanto cursos mais longos.

O que é o TOEFL ITP?

O TOEFL ITP pode ser realizado tanto em papel quanto online, e costuma ser aplicado por escolas de idiomas como exame de conclusão, no final de níveis mais avançados. Também pode ser solicitado por universidades estrangeiras, principalmente para cursos curtos.

Quais são as seções do TOEFL iBT e ITP?

No TOEFL iBT, são quatro seções: speaking, listening, reading e writing. No TOEFL ITP, são três seções: compreensão auditiva, compreensão leitora e “estrutura da língua”.

Como é a aceitação do TOEFL ITP e do iBT?

Não existe uma regra da ETS que determina que dada modalidade sirva apenas para esse ou aquele fim. Mas o TOEFL iBT é largamente aceito, principalmente para cursos completos no exterior, como bacharelado e MBA, por exemplo. Já a modalidade TOEFL ITP pode ser aceita para ingresso em cursos de curta duração.

Como decidir qual exame do TOEFL devo fazer?

Isso depende dos seus objetivos. Se você pretende fazer um curso específico, verifique sempre qual versão do exame ele exige. Se pretende ter apenas um certificado que comprove sua proficiência em inglês, o TOEFL iBT costuma ser aceito em programas mais exigentes.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados