Fundação Estudar
InícioPreparaçãoIdiomasPreparação para o TOEFL: simulados e ferramentas gratuitas

Preparação para o TOEFL: simulados e ferramentas gratuitas

Priscila Bellini - 25/01/2024
Comentários:

O exame de proficiência TOEFL é um dos exames mais comuns exigidos em processos seletivos internacionais e applications – são mais de cinquenta anos de história, iniciados em 1964, quando as primeiras provas foram ministradas. O exame ainda é muito solicitado por universidades estrangeiras e por isso simulados do TOEFL são um recurso importante para quem quer se preparar para o certificado de proficiência em inglês.

Não pode ler agora nossa matéria sobre preparação para o TOEFL? Sem problemas! Ouça este conteúdo clicando no player:

Hoje em dia, o exame de proficiência em inglês conta com quatro partes essenciais: reading, listening, speakingwriting, em ordem de apresentação no teste. Em vez de avaliar componentes mais básicos, esse exame se debruça sobre outros fatores. Um bom exemplo vem do recurso da gravação da voz do candidato, que atualmente é possível graças ao uso de computadores. Por esse meio, os examinadores podem verificar a capacidade de síntese de um tema, a segurança do estudante ao se expressar e a fluência com que fala.

Não é à toa que a preparação para o TOEFL exija tanta dedicação. A própria empresa que organiza o teste, aplicado mundialmente, disponibiliza recursos para quem deseja treinar. Livros imensos com instruções básicas e exemplos de perguntas da prova são comuns, por outro lado, a internet oferece uma saída para quem deseja praticar com exercícios e não tem o dinheiro necessário para comprar os livros oficiais.

Em vez de gastar alguns dólares a mais, é possível recorrer a simulados online e outras técnicas gratuitas. Confira alguns dos testes e ferramentas disponíveis e de acesso livre que ajudam na preparação para o TOEFL.

Guia definitivo do Estudar Fora

O TOEFL é uma exigência que quase todo mundo que deseja estudar fora tem que cumprir, por isso o Estudar Fora montou um guia de preparação para o exame. Ele oferece dicas específicas para cada uma das quatro áreas, além de técnicas práticas para ajudar nos estudos.

Além disso, ele conta com a contribuição de pessoas que já fizeram a prova e tiveram boas notas. Elas também contam as próprias experiências e falam sobre como se prepararam para o exame. Faça o download gratuito através deste link!

Simulados do TOEFL oficiais da ETS

Depois de pagar os cerca de 200 dólares pelo teste, nada mais justo do que ter acesso a ferramentas de preparação para o TOEFL. Mesmo que a ETS, organização responsável pelo exame, liste uma série de recursos pagos pelo site — como é o caso dos livros mencionados acima, que podem custar por volta de 50 dólares — há também opções gratuitas.

Entram para a lista de recursos o TOEFL iBT® Free Practice Test. Uma vantagem dessa ferramenta gratuita é, justamente, a possibilidade de fazer um teste completo com todas as quatro seções e perguntas reais de provas anteriores.

Leia também: 6 ferramentas para estudar inglês de graça

Outro ponto positivo é o layout, porque ele mostra como é o teste real. Por exemplo, nas seções de reading, o trecho a ser analisado aparece em destaque, com uma seta apontando para o parágrafo — assim como a versão real do TOEFL.

Já o TOEFL iBT® Practice Sets, também disponibilizado pela ETS, é um dos simulados do TOEFL que reúne alguns exemplos de cada seção, listados em um PDF. Há ainda áudios para questões de speaking e listening, que dão uma ideia do que se pode esperar no teste. Tais ferramentas são valiosas, já que as questões seguem sempre um padrão parecido quanto a estruturas e temáticas.

EduSynch

A ferramenta apresenta testes gratuitos e adaptados para quem deseja se preparar para o TOEFL. O estudante pode fazer uma prova simulada e, ao obter os resultados, entender em quais partes deve focar os esforços. Através do EduSynch, é possível também obter feedback de professores especializados.

Estão disponíveis versões do Edusynch para computador e celular e, logo após o cadastro, o estudante tem acesso ao equivalente a 40 horas de prática e cerca de 1400 questões do reading e do listening. Já na versão gratuita, o recurso adapta o teste a quem o faz: apontando aonde estão os pontos fracos e oferecendo também projeções para a nota do teste.

Formas de simular o speaking na preparação para o TOEFL

Já deu para notar que, em matéria de speaking, as ferramentas tendem a ser pagas. Uma alternativa simples e efetiva para praticar, nesse caso, é procurar listas de temas disponíveis na internet. A partir desses temas, que podem incluir perguntas como “quem é seu melhor amigo e por quê?” até questões mais comparativas, o próprio aluno pode gravar a fala e relembrar estruturas-chave para as frases.

Em vez de falar livremente sobre os assuntos, o caminho ideal é cronometrar tudo com base no tempo do TOEFL, que tem duração de 45 a 60 segundos. Depois de gravar, o estudante pode ouvir as próprias respostas para se autoavaliar, além de verificar a evolução ao longo dos áudios. Para quem quer treinar também as anotações para a prova, é possível deixar um papel à parte para escrever pontos principais das questões. Tenha sempre o cronômetro em vista.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados