InícioBolsas de EstudoMestrado em carros elétricos na Europa com bolsa integral Erasmus Mundus

Mestrado em carros elétricos na Europa com bolsa integral Erasmus Mundus

Gustavo Sumares - 09/12/2020
Comentários:

O programa E-PiCO (Electric Vehicle Propulsion and Control) é um mestrado de dois anos de duração do Programa Erasmus Mundus. Ele é um mestrado em carros elétricos realizado por quatro universidades europeias em parceria com outras 14 instituições no mundo todo. E é possível se candidatar para cursar o mestrado com bolsas integrais até o dia 31 de janeiro.

As bolsas, na modalidade Erasmus+, cobrem integralmente as anuidades do programa de mestrado, e concedem um valor mensal de mil euros para que os estudantes custeiem suas vidas na Europa. Também oferecem um valor anual de três mil euros para passagens aéreas, e um auxílio-instalação de mil euros no primeiro mês do estudante no continente.

Como funciona o programa?

Ao longo dos quatro semestres letivos do mestrado, os participantes desenvolverão um conhecimento interdisciplinar sobre a propulsão de veículos eletrônicos. No primeiro ano são tratados temas como sistemas elétricos, controle automático e modelagem de veículos elétricos. No segundo, o curso inclui tópicos como sistemas de armazenamento de energia e comunicação em sistemas elétricos de mobilidade.

O curso inteiro é ministrado em inglês. No primeiro semestre, os alunos estudam na Ecole Centrale de Nantes, na França. No segundo e terceiro semestres, também podem optar por estudar na Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, na Alemanha, na Università degli Studi dell’Aquila, na Itália, ou na Universitatea Politehnica din Bucuresti, na Romênia.

Finalmente, o quarto semestre pode ser realizado em alguma das universidades pelos quais o estudante já passou, ou junto aos parceiros do programa de mestrado. Isso inclui organizações e empresas no Canadá, China, México e mais. Veja aqui mais sobre o currículo de estudos.

Como se candidatar às bolsas para o mestrado em carros elétricos

O programa é aberto a pessoas que já tenham concluído a graduação, ou estejam no último ano. As áreas de estudo aceitas para esse mestrado são Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Física, Matemática, entre outras que podem ser vistas neste link.

É necessário também ter proficiência em inglês. O domínio do idioma deve ser demonstrado por meio dos certificados TOEFL, IELTS, TOEIC ou exames de Cambridge. Veja aqui as notas mínimas exigidas em cada um.

Para a candidatura, também será necessário enviar CV, passaporte, histórico acadêmico e carta de motivação. É possível enviar também a nota do GRE, se o estudante tiver deito o exame, mas isso não é necessário. Para se candidatar à bolsa também é necessário enviar um comprovante de residência.

O processo pode ser feito por meio deste link e as inscrições vão até 31 de janeiro para quem quer cursar o programa com bolsas de estudo Erasmus+. Sem a bolsa, é possível se candidatar até 31 de maio.

Leia também: as melhores bolsas de estudo com inscrições abertas!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados