InícioBolsas de EstudoBolsas para escritores na San Jose State University

Bolsas para escritores na San Jose State University

Marcela Marcos - 10/12/2020
Comentários:

A San Jose State University, uma instituição de ensino superior localizada na Califórnia, está recebendo inscrições para o Steinbeck Fellowship Program. Trata-se de um programa de bolsas para escritores de ficção e não-ficção, aberto a candidatos de qualquer nacionalidade. Para concorrer à fellowship, é necessário enviar a documentação até 2 de janeiro de 2021.

Quais são os benefícios da Steinbeck Fellowship?

O Steinbeck Fellowship Program oferece o valor de 15 mil dólares para manutenção do escritor, que deve se instalar na Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, por um ano – aproximadamente de setembro de 2021 a maio de 2022.

Outra exigência do programa de bolsas para escritores refere-se à divulgação do trabalho do fellow. Pelo menos uma vez por semestre, o escritor deve apresentar seu trabalho ao público em eventos literários.

Para saber mais detalhes sobre as bolsas para escritores, basta acessar o site oficial do Steinbeck Fellows Program.

Quem pode se candidatar às bolsas para escritores?

A seleção leva em conta critérios como mérito (medido de acordo com a qualidade da proposta enviada pelo candidato) e fatores que indiquem possibilidade de publicação do trabalho redigido ao longo da fellowship no futuro. Todo o processo deve ser feito pelo site.

Não há limite de idade, nem é necessário ser escritor profissional ou ter formação acadêmica específica. Também não há taxa de inscrição para se candidatar às bolsas para escritores.

Como parte do processo de seleção, cabe ao candidato encaminhar uma amostra de textos de sua autoria. Essa amostra deve ter, no máximo, 25 páginas. São aceitos trabalhos de qualquer gênero textual de prosa; poemas, porém, não são aceitos.

Também é necessário esboçar um projeto do trabalho a ser escrito durante o programa, em um cronograma simplificado de até três páginas. Finalmente, para pleitear as bolsas para escritores, é necessário enviar um currículo em inglês, bem como o contato de três pessoas que possam escrever cartas de recomendação para o candidato.

As inscrições devem ser feitas por meio deste link até o dia 2 de janeiro de 2021. De acordo com a San José State University, os resultados da fellowship serão divulgados em abril de 2021.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados