Um Projeto: Fundação Estudar
bolsas para escritores

Universidade americana oferece bolsas para escritores

Por Priscila Bellini

A San Jose State University, instituição de ensino localizada na Califórnia, abriu inscrições para o Steinbeck Fellows Program. Trata-se de um programa de bolsas para escritores de ficção e não-ficção, aberto a candidatos de qualquer nacionalidade. Para concorrer à fellowship, é necessário enviar a documentação até 2 de janeiro de 2018.

Como parte do processo de seleção, cabe ao candidato encaminhar um texto de sua autoria que tenha, no máximo, 25 páginas. Também é necessário esboçar um projeto do livro a ser escrito, em uma timeline simplificada de até três páginas. Além disso, são exigidas três cartas de recomendação, bem como o currículo em inglês do candidato às bolsas para escritores.

Quem pode se candidatar às bolsas para escritores?

A seleção leva em conta critérios como mérito e fatores que indiquem possibilidade de publicação do trabalho no futuro. Todo o processo deve ser feito pelo site.

Não há limite de idade, nem é necessário ser escritor profissional ou ter formação acadêmica específica. Para se candidatar ao programa de bolsas para escritores, o processo é gratuito – ou seja, não há taxa de inscrição.

Quais são os benefícios?

O Steinbeck Fellows Program oferece o valor de 10 mil dólares para manutenção do escritor, que deve se instalar na Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, por um ano. Como a fellowship estende-se de 1 de setembro de 2018 a 1 de maio de 2019, é necessário ter disponibilidade nesse período.

Leia mais: Retiro para escritores na Islândia recebe inscrições para bolsa

Outra exigência do programa de bolsas para escritores refere-se à divulgação do trabalho do fellow. Pelo uma vez por semestre, o escritor deve apresentar seu trabalho ao público em eventos e public readings.

Para saber mais detalhes sobre as bolsas para escritores, basta acessar o site oficial do Steinbeck Fellows Program.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo