InícioUniversidadesAs melhores universidades para estudar Ciências da Computação no mundo

As melhores universidades para estudar Ciências da Computação no mundo

Gustavo Sumares - 09/12/2020
Comentários:

Nas últimas duas décadas, avançoes tecnológicos em ciências da computação e sistemas foram responsáveis por transformações imensas na nossa sociedade. Essas áreas do conhecimento não são apenas essenciais para entender o mundo atual, mas também podem ser as chaves para construir um futuro mais justo e igualitário. E se você quer fazer parte dessa construção, veja a seguir quais são as melhores universidades para estudar Ciências da Computação no mundo.

A lista a seguir foi elaborada com base em dois rankings diferentes: o QS World Universities Subject Ranking e o Times Higher Education World University Rankings 2021 by Subject. No primeiro deles, avaliamos a categoria “Computer Science & Information Systems”; no segundo, a categoria “Computer Science”.

Cada instituição listada ganhou pontos segundo sua colocação. A primeira colocada de cada ranking ganhou 10 pontos; a segunda, 9 pontos, e assim por diante até a décima. Em seguida, somamos os pontos entre as duas listas e elencamos as instituições de acordo com o número de pontos que elas tiveram.

A lista a seguir traz várias instituições tradicionais, como seria de se esparar. Mas também tem alguns destaques interessantes, incluindo uma escola do leste asiático e uma instituição que se destaca nesta área, mas não costuma figurar nos rankings mais gerais. Confira:

As 10 melhores universidades para estudar Ciências da Computação no mundo

1 (empate) – Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Stanford University

O MIT e Stanford despontam, entre as duas listas, como as melhores escolas de ciências da computação. Stanford ocupa a segunda colocação nos dois rankings, enquanto o MIT fica em primeiro no ranking da QS e em terceiro no da Times.

2 – Oxford University

A universidade de Oxford, a mais antiga universidade de língua inglesa e uma das mais antigas do mundo, é um destaque absoluto em qualquer ranking, e nesse não foi diferente. Ela ficou em primeiro no ranking da Times e em quinto no da QS.

3 – Carnegie Mellon University

Embora a Carnegie Mellon University nem sempre apareça entre as melhores universidades do mundo, ela é um destaque absoluto na área de ciências da computação. Mutas pesquisas em áreas como visão computacional saem de seus laboratórios. Por isso, ela ficou em terceiro no ranking da QS e em quinto no ranking da Times.

4 – Cambridge University

Outra universidade que se destaca em tudo, Cambridge também não faz feio na área de ciências da computação. Ela ocupa a sexta posição tanto no ranking da QS quanto no da Times.

5 (empate) – University of California, Berkley e ETH Zurich

A Universidade da California em Berkeley não costuma ir mal nos rankings internacionais, mas frequentemente fica fora do top 10. Aqui, porém, ela garantiu o quinto lugar após ser considerada a quarta melhor do mundo em ciências da computação no ranking da QS e a nona melhor do mundo segundo a Times.

Já a ETH Zurich é uma das melhores escolas da Europa na area de exatas, estando relacionada a diversas pesquisas de ciências de base, como física e química, e se destaca também em ciências da computação. A QS colocou-a em nono lugar, e a Times em quarto.

6 – Harvard University

Assim como Oxford, Cambridge e MIT, Harvard costuma dominar os rankings gerais de melhores universidades do mundo. Aqui, porém, ela enfrentou um pouco mais de resistência vinda de escolas com mais tradição nas ciências exatas. Mesmo assim, ficou em sétimo lugar nos dois rankings.

7 (empate) – EPFL e NUS

Cada um dos rankings colocou uma universidade diferente na oitava posição. A QS deu o lugar à National University of Singapore, uma das melhores universidades da Singapura e de todo o continente asiático. Já a Times foi com a Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, uma instituição mais nova que, no entanto, vem impactando bastante a pesquisa em ciências básicas.

8 (empate) – Imperial College London e University of Toronto

A décima posição de cada lista também foi ocupada por uma universidade diferente em cada caso. No caso da QS, coube à canadense University of Toronto (muits vezes considerada a melhor d país) a colocação.

Na lsita da Times, por sua vez, quem ficou em décimo foi a tradicional Imperial College London, mais conhecida pelas suas recentes pesquisas e orientações de saúde pública sobre a pandemia da COVID-19.

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados