InícioPós-GraduaçãoConheça as melhores escolas de educação do mundo

Conheça as melhores escolas de educação do mundo

Priscila Bellini - 28/04/2021
Comentários:

Um bom ponto de partida para escolher qualquer curso no exterior é pesquisar quais faculdades estão entre as melhores do mundo nos rankings internacionais. No caso das escolas de educação, a classificação varia de acordo com a área de estudo: políticas educacionais, gestão, psicologia, artes etc.

Cada uma das escolas de educação tem o seu ponto forte, e é preciso entender como cada uma funciona, checar se ela de fato tem um programa sólido na área de interesse e consultar a reputação a área específica. A localização da faculdade também influencia muito na experiência do aluno.

Leia mais: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Na Teachers College, Columbia University, por exemplo, localizada em Nova York, os arredores da escola funcionam como uma extensão do campus. “Nossos cursos integram teoria e prática no ensino. Os alunos precisam aprender teorias e conceitos, mas nosso objetivo é ajudá-los a colocá-los em prática no mundo real. Usamos Nova York e seus arredores como um laboratório de aprendizado”, afirma Thomas Rock, do admissions office da escola.

Quer fazer pós-graduação em educação? Baixe o e-book gratuito!

Também é interessante conhecer aquelas faculdades que oferecem bolsas para brasileiros ou que têm parceria com algum instituto que ofereça. A Fundação Lemann, por exemplo, oferece bolsas para alunos admitidos em escolas de educação como a Stanford Graduate School of Education, a Harvard Graduate School of Education e o Teachers College, Columbia University.

Stanford Graduate School of Education

Em 1891, nascia em Stanford um embrião do que se transformaria, décadas depois, em uma das melhores escolas de pós em educação dos Estados Unidos. Localizada no coração do Vale do Silício, na Califórnia — região que concentra algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo —, a Stanford Graduate School of Education tem foco em inovação.

Stanford oferece formação em Educação em todos os níveis, com cursos de especialização na graduação, 7 programas de mestrado, 21 de doutorado e outros 3 em conjunto. A instituição concilia a área da Educação a partir da perspectiva da psicologia, analisando como se dão os processos por trás do aprendizado.

A faculdade também possui fortes laços com a América Latina e o Brasil, em especial. Em 2012, foi inaugurado o Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil (Centro Lemann para Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira): uma parceria entre a Stanford Graduate School of Education e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação pública no Brasil.

O Centro busca apoiar a formação de professores e pesquisadores em políticas educacionais para atuar no país.

Oxford Department of Education

Do outro lado do Oceano, no Reino Unido, a Universidade de Oxford – instituição de ensino superior em língua inglesa mais antiga do mundo – oferece uma das melhoras formações em educação. Há mais de 100 anos, a universidade contribui para a área, e, hoje, se orgulha de afirmar que desenvolve o ensino em conjunto com debates atuais sobre igualdade, diversidade e inclusão.

Logo que entramos no site do Departamento de Educação, a primeira frase que aparece é “nosso comprometimento em combater o racismo”. É a partir dessas premissas que a instituição desenvolve seus 9 programas de especialização, em níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Localizada no centro medieval da cidade de Oxford, a universidade completa, no final deste século, mil anos de existência. Ela é também o maior sistema bibliotecário do Reino Unido, e conta com mais de 100 bibliotecas espalhadas nas 44 faculdades.

Harvard Graduate School of Education

Fundada em 1920, a Harvard Graduate School of Education (HGSE) fica na cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts. Ao longo dos anos, a escola foi se tornando cada vez mais focada em inovação. A escola publica uma revista bimestral que traz pesquisas inovadoras em educação, discutidas também em fóruns online, e indica os livros lançados pela editora Harvard Education Press.

Na última década, começou a apostar ainda numa abordagem multidisciplinar, promovendo a interação dos seus alunos com outras faculdades, como a Harvard John F. Kennedy School of Government, a Harvard Business School e até o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ao todo, a escola possui 13 programas de mestrado e dois de doutorado.

A escola de educação forma profissionais para trabalhar como professores e gestores não apenas em instituições de ensino do mundo todo, mas também para fazer parte da equipe de empresas tecnológicas e organizações internacionais. A HGSE se propõe ainda a examinar as mudanças na economia e seus efeitos na Educação, além de ampliar ações empreendedoras, extrapolando as fronteiras do setor.

Berkeley Graduate School of Education

De volta aos EUA, na Califórnia, a Universidade de Berkeley promove a formação em Educação a partir da compreensão da importância da aprendizagem em todas as etapas da vida: crianças, jovens e adultos. Além disso, a proposta da instituição é pensar em como escolas, comunidades e sociedades podem melhorar a vida das pessoas através da educação.

Berkeley oferece formação em todos os níveis, graduação, mestrado e doutorado. As linhas de pesquisa abordam a visão da educação pública como motor de promoção da equidade e inclusão dentro e fora da sala de aula.

Localizada na cidade de Berkeley, Califórnia, a instituição é uma das universidades públicas mais importantes do mundo, constantemente presente em diversos rankings de melhores cursos. Com fortes investimentos em pesquisa, pela Universidade de Berkeley já passaram, ao todo, 104 ganhadores de prêmio Nobel, 14 de prêmios Pulitzer e 20 Oscars.

University of Hong Kong Faculty of Education

Localizada na China, a Universidade de Hong Kong oferece cursos internacionais abrangentes que trabalham uma visão global do conhecimento. Assim é na Faculdade de Educação, onde as aulas são apresentadas em inglês e têm foco em como as políticas públicas de educação podem melhorar a vida das comunidades.

Os programas da instituição abordam teoria e prática nas áreas de pedagogia e políticas públicas. Segundo a faculdade, o amplo corpo docente permite que os programas de pesquisa sejam interdisciplinares, conciliando os conhecimentos em educação, pedagogia, ciência da fala e audição e desenvolvimento profissional.

Localizada no território autônomo de Hong Kong, sudeste da China, a instituição completa 100 anos em 2021 sendo uma das mais importantes universidades de toda a Ásia.

Teachers College, Columbia University

Localizado em Nova York, o Teachers College, Columbia University, é a mais antiga escola de pós-graduação em Educação dos Estados Unidos. Ela foi fundada por Grace Hoadley Dodge, em 1887, para funcionar como um centro de treinamento para professores, mas, com o passar dos anos, teve sua missão ampliada.

Com expertise em políticas públicas em educação, hoje a faculdade busca preparar educadores para coordenar iniciativas educacionais, psicológicas, comportamentais, de saúde e tecnológicas, a fim de garantir aprendizagem em todas as idades e classes sociais.

Entre as prioridades da escola estão o incentivo a pesquisas, o debate sobre políticas públicas em educação e a preparação de uma nova geração de líderes. Desde 2012, a escola promove o TEDx Teachers College, em que se aproveita da proposta do evento, conhecido internacionalmente, para encorajar estudantes, professores e membros da faculdade a dividir suas ideias com a sociedade, promovendo novas discussões e conexões.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados