InícioPós-GraduaçãoTeachers College, Columbia University: o lugar de quem ama Educação

Teachers College, Columbia University: o lugar de quem ama Educação

Lecticia Maggi - 18/09/2014
Comentários:

Localizado na cidade de Nova York, o Teachers College da Universidade Columbia é a maior e mais antiga escola de pós-graduação em Educação dos Estados Unidos. Foi fundado em 1887 para funcionar como um centro de treinamento para professores, mas, com o passar dos anos, teve sua missão ampliada. Hoje, oferece mais de 100 programas de estudo, que abrangem desde educação musical até educação em enfermagem, passando por políticas públicas, filosofia e sociologia. Veja aqui a lista completa de cursos

É uma escola de pós-graduação para quem tem paixão por educar. Não é uma instituição para você vir e obter um certificado, é para vir e deixar sua marca no mundo

A faculdade prepara educadores para atuar tanto em salas de aulas como em funções de gestão, implementando e gerindo programas educacionais que visem garantir a aprendizagem em todas as idades e classes sociais. Os estudantes são capacitados para trabalhar também em ONGs, consultorias e governos.

“É uma escola de pós-graduação para quem tem paixão por educar e quer levar a educação a outro nível. Não é uma instituição para você vir e obter um certificado, é para vir e deixar sua marca no mundo”, afirma Scott Rubin, um dos diretores executivos da faculdade, em entrevista ao Estudar Fora. “Para quem quer ser líder e estar à frente das maiores inovações na área de Educação, o Teachers College é o melhor lugar para estar”.

Se este é o seu caso, saiba mais sobre a instituição e o seu processo seletivo a seguir:

TAMANHO E DIVERSIDADE

O Teachers College possui cerca de 5.000 alunos, sendo que 30% são estrangeiros, representando 81 países. Há estudantes também de todos os estados norte-americanos. A idade média dos alunos é de 30 anos e 40% se definenm como “não brancos”.

PROCESSO SELETIVO

Assim como as outras universidades do país, o Teachers College avalia os candidatos de forma holística, considerando os seguintes itens: statement of purpose (uma espécie de carta de motivação), currículo, cartas de recomendação (uma acadêmica e outra profissional), histórico escolar, TOEFL (nota mínima é 100) ou IELTS (nota mínima é 7).

Destes componentes, o de maior peso é o statement of purpose: “É uma redação em que você tem a oportunidade de dizer por que é um bom aluno para o Teachers College e por que o Teachers College será uma boa escola para você”, afirma Simone Varadian, do escritório de admissões da faculdade. Basicamente, é preciso mostrar que você e a escola se ajustam um ao outro.

Como fazer isso? – Simone orienta os candidatos a tentarem responder três grandes questões: Por que eu? Por que no Teachers College? E por que agora? “Se vc conseguir responder a esses tópicos vai mostrar ao admissions officer (profissional de admissão) que fez a lição de casa e sabe por que aquele programa está alinhado ao seu perfil”, explica.

Outro ponto importante é ser o mais específico possível: se puder, fale sobre áreas de estudo e recursos que só encontrará na escola e professores com os quais gostaria de trabalhar. E claro, nem pense em enviar o mesmo statement of purpose para mais de uma universidade!

teachers college 3

GRE e GMAT – Apenas alguns programas solicitam que o candidato envie sua nota no GRE ou GMAT. Mesmo os cursos que não exigem o envio, dão a opção do candidato de fazê-lo. A recomendação de Simone, neste caso, é “envie apenas se sentir absolutamente feliz e satisfeito com sua nota”. Do contrário, sua prova poderá ser mais prejudicial do que benéfica.

BOLSAS DE ESTUDOS

Os alunos que forem admitidos em um dos programas de mestrado do Teachers College podem se candidatar a uma bolsa de estudos da Fundação Lemann. O processo é coordenado diretamente pela universidade e tem como principal critério de seleção o comprometimento do estudante com o Brasil – de colocar o que aprendeu em prática em prol do país.

As bolsas são parciais e têm validade de um ano, renováveis por mais um, e podem ser associadas a outros benefícios e programas de financiamento.

Por Lecticia Maggi

Leia também:
Info session em São Paulo sobre mestrados na Universidade Columbia
Conheça a Universidade Columbia: a melhor parte da Big Apple!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados