//username of moderater
Fundação Estudar
InícioOutrosSaiba quais são os melhores cursos de farmácia do mundo

Saiba quais são os melhores cursos de farmácia do mundo

Priscila Bellini - 01/03/2018
Comentários:

Os futuros farmacêuticos, ao iniciar a formação, encaram matérias ligadas a Biologia, Química e Física e horas em laboratórios. Faz parte do estudo necessário para atuar em campos como o desenvolvimento de medicamentos e pesquisa sobre substâncias que vão aparecer em alimentos e cosméticos. No caso dos melhores cursos de farmácia do mundo, o currículo segue essa mesma linha.

A diferença fica para o tipo de formação acadêmica necessária e para o tempo do curso, que pode ser uma graduação ou uma pós, a depender do país. Há aqueles que exigem uma graduação prévia em áreas relacionadas – assim como acontece em Medicina -, que servem de base para que o aluno estude farmácia.

No caso dos melhores cursos de farmácia do mundo, os departamentos podem se dedicar a área como um todo ou atender a um ramo específico, como a farmacologia. Por exemplo, em Harvard, a mais prestigiada universidade americana, o setor de Pharmaceutical Sciences faz parte da Harvard Medical School. Já a Monash University possui uma faculdade de Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, que oferece cursos de graduação e pós.

Confira a lista de melhores cursos de farmácia destacados pelo QS Ranking:

#1 Universidade Harvard

Não é novidade ver essa universidade americana no topo dos rankings universitários. Harvard costuma figurar entre as melhores em tais listas, sejam gerais ou específicas – como é o caso dos melhores cursos de farmácia. Inicialmente, a área de farmacologia da instituição oferecia um programa a nível de mestrado dentro do Departamento de Farmacologia.

Desde 1993, as áreas relacionadas, como Bioquímica e Biologia Molecular, reuniram os estudantes em um programa interdisciplinar, o BBS (Biological and Biomedical Sciences). Atualmente, a iniciativa conta com 338 estudantes, dos quais 84 vêm de fora dos Estados Unidos, e desenvolve pesquisa de ponta em farmácia. Entre as pesquisas desenvolvidas pelo BBS, está a descoberta de proteínas-cinases que serviriam de alvo para remédios anticancerígenos.  

#2 Monash University

Em matéria de Farmácia, a Monash University tem um nome e tanto a zelar. A mais antiga instituição de farmácia da Austrália, a universidade alcançou o segundo lugar no ranking mundial elaborado pelo QS. Os programas oferecidos pela Monash vão desde a graduação em Farmácia e Ciências Farmacêuticas até mestrado e doutorado em Farmácia Clínica, além de estágios supervisionados.

Leia mais: Como e porque estes jovens brasileiros decidiram seguir carreira científica

As matérias estudadas incluem questões éticas ligadas à profissão e aulas voltadas ao desenvolvimento de medicamentos, bem como oportunidades de pesquisa dentro da universidade. Uma das vantagens dos alunos de graduação é contar com um programa de mentoria com estudantes mais experientes na área.

#3 Universidade de Cambridge

A instituição de ensino britânica é a segunda universidade mais antiga do país europeu, fundada em 1209. Além de aparecer no ranking dos melhores cursos de farmácia do mundo, Cambridge também figura em classificações gerais elaboradas pelo Times Higher Education e pelo QS ranking. Por lá, é possível estudar farmácia desde a graduação e complementar a formação com o MPhil em Farmacologia, formação em pesquisa com duração de um ano, e os programas de mestrado e doutorado.

Leia mais: Saiba quais são as melhores universidades do mundo de 2018

Para estudar farmácia na graduação em Cambridge, é necessário optar pelo “Natural Sciences Tripos”, programa de ciências naturais que reúne matérias de 16 departamentos. A partir do segundo ano, os alunos interessados podem se inscrever em aulas teóricas de áreas como farmacologia e também frequentar lições ministradas nos laboratórios da instituição.

Leia também: Confira 30 bolsas de estudo parciais para estudar no Reino Unido

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados