InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosConfira 6 bolsas Fulbright que abrem inscrições em 2018

Confira 6 bolsas Fulbright que abrem inscrições em 2018

Priscila Bellini - 05/03/2018
Comentários:

As bolsas Fulbright, concedidas pela Comissão americana, são velhas conhecidas dos brasileiros. Disponíveis para diferentes áreas, da música ao roteiro de cinema, as bolsas preveem apoio financeiro generoso a brasileiros durante a estadia nos Estados Unidos. Em 2018, a Comissão prevê a publicação de 15 editais, incluindo cátedras para professores universitários e pesquisadores experientes.

Entre os requisitos comuns, estão a proficiência em inglês e a residência no Brasil no momento da candidatura. Para saber detalhes sobre os editais, basta acessar o site da entidade e ficar de olho nos prazos.

Confira seis bolsas Fulbright previstas para este ano, seus pré-requisitos e benefícios.

#1 Mestrado em roteiro de cinema nos Estados Unidos 

Seu sonho é conquistar uma bolsa para mestrado em cinema nos Estados Unidos? Graças à Comissão Fulbright, em parceria com a CAPES, este sonho está mais próximo. O programa Master in Fine Arts (MFA) oferece uma bolsa para mestrado em roteiro de cinema, uma modalidade de pós-graduação específica da área de cinema e audiovisual.

São concedidas até duas bolsas com duração de 21 meses, com início do programa nos Estados Unidos em agosto ou setembro. O benefício inclui uma bolsa mensal (que varia de acordo com a cidade escolhida), todas as anuidades e taxas acadêmicas, auxílio-instalação de mil dólares, passagens de ida e volta para os Estados Unidos e seguro saúde.

Dessa vez, a previsão de abertura do edital está prevista para maio de 2018.

#2 Bolsas Fulbright de doutorado-sanduíche nos Estados Unidos

A comissão concede 30 bolsas de estudo para doutorado sanduíche, com duração de nove meses. As bolsas têm início em agosto/setembro e término em abril/maio. No doutorado sanduíche, alunos regularmente matriculados no Brasil realizam parte do programa em uma instituição de ensino do país estrangeiro. Ao término da bolsa, retornam e permanecem aqui para finalização de seus créditos e defesa de tese.

Entre os requisitos, estão: matrícula em um curso de doutorado no Brasil, proficiência em inglês (comprovada por testes como TOEFL e IELTS), carta-convite do orientador americano. Também é necessário residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção e não é possível acumular a bolsa com outras para doutorado no exterior.

Os benefícios das bolsas Fulbright, nesse caso, incluem bolsa mensal de acordo com a localidade da instituição americana, passagens aéreas, auxílio instalação de 2 mil dólares e auxílio para participação de eventos acadêmicos de até 2 mil dólares, seguro-saúde e visto americano.

A previsão de abertura do edital é de agosto de 2018.

#3 FLTA: Foreign Language Teaching Assistant

O programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) dá bolsas de estudo para professores brasileiros ensinarem português nos Estados Unidos. São concedidas até 20 bolsas com duração de nove meses – usualmente com início em agosto ou setembro. Os selecionados dão aulas em universidades americanas e recebem auxílio moradia e alimentação, seguro-saúde e passagens aéreas. Além disso, têm a oportunidade de realizar cursos sobre cultura e história dos EUA.

Há ainda apoio financeiro para custos do visto americano, seguro-saúde e participação em um seminário de orientação pré-partida em São Paulo. A previsão de abertura do edital é de agosto de 2018.

#4 H.H.Humphrey Fellowship

Mantida pelo governo dos Estados Unidos e realizada em cooperação com a Comissão Fulbright, a H.H.Humphrey Fellowship concede bolsas para profissionais que atuem no setor público ou no terceiro setor, e que queiram viver uma experiência de aperfeiçoamento acadêmico e profissional na sua área de atuação.

A iniciativa tem duração de 10 meses e, durante este período, os candidatos selecionados são alocados de acordo com a sua área de interesse em uma das 15 universidades parceiras do programa – entre elas, MIT, Cornell e Boston University. A previsão de abertura do edital é de abril de 2018.

#5 Bolsas Fulbright para professores e pesquisadores visitantes

Profissionais mais experientes, tenham mais de sete anos de trabalho depois do doutorado, podem se candidatar às 10 bolsas, que têm duração de três a quatro meses. Com ajuda do programa, o pesquisador pode dar aulas ou ministrar palestras em instituições dos Estados Unidos.

O benefício oferecido é de 21 mil dólares para quatro meses de permanência em solo americano, ou de 15.750 dólares, para períodos de três meses. O valor deve cobrir passagens e permanência nos Estados Unidos. Há ainda apoio financeiro para o  seguro-saúde e o visto J-1. A previsão de abertura do edital é de agosto de 2018.

Para os doutores que tenham acabado de ser contratados em instituições brasileiras, há uma categoria júnior, que abre inscrições no mesmo período. Nesse caso, o auxílio chega a 16 mil dólares para quatro meses de permanência no exterior e 12 mil, para três meses. É necessário estar vinculado a uma instituição de ensino brasileira no momento de candidatura.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados