Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

09.08.13

ACT: um dos principais exames de admissão universitária dos EUA

ACT: um dos principais exames de admissão universitária dos EUA

Conheça o ACT e as principais diferenças do teste em relação ao SAT

O ACT é um teste que avalia o conhecimento do aluno em inglês, matemática, leitura, ciência e redação e é usado pelas universidades americanas em seus processos de admissão, assim como o SAT. No Brasil, um teste similar é o ENEM. Segundo Marta Bidoli, supervisora do Education USA, 52% dos alunos que concluíram o ensino médio nos EUA em 2012 fizeram o ACT e, em alguns estados, 100% dos alunos realizaram a prova.

Apesar do ACT e o SAT serem parecidos, os testes tem suas particularidades. Marta afirma que “as universidades veem os dois exames com os mesmos olhos, e tem bastante familiaridade com ambas as provas”. Entretanto, ela acredita que os dois testes, na prática, são bem diferentes: “De maneira geral, o aluno que se sai bem no SAT tem um raciocínio lógico apurado. Já o aluno que consegue bons resultados no ACT geralmente tem mais facilidade de se lembrar dos conteúdos estudados na escola” conta. Outra diferença são as seções de avaliação. Enquanto o ACT conta com cinco áreas, o SAT tem três seções: raciocínio crítico, Matemática e redação.

ACT ou SAT? Entenda as diferenças

Como as duas provas são amplamente aceitas pelas universidades americanas, e nenhuma instituição exige que o aluno faça as duas, Marta diz que “é benéfico ao aluno conhecê-las e então decidir qual pretende fazer. Alguns alunos acabam fazendo as duas para conhecê-las melhor, mas pode ser mais proveitoso que o aluno decida por uma prova ou outra, e se prepare melhor para ela”.

No ACT a redação é opcional. Se a universidade que o aluno deseja estudar solicite ou caso o aluno acredite que sua nota na redação possa ser um diferencial, o recomendável é que ele a faça. O custo da prova é de US$ 69,50 sem a redação, e de US$ 85,50, com redação.

Leia mais: SAT, a versão americana do ENEM

Cada seção no ACT é pontuada de 1 a 36, e a redação vale de 2 a 12 pontos. A nota final se dá pela média das notas das seções, exceto a nota da redação.

Como funciona a prova

Seção 1 – English
A primeira seção do teste é a de inglês. O aluno tem que responder 75 questões em 45 minutos. Em geral, as questões avaliam a habilidade do aluno em pontuação, interpretação, estrutura e organização do texto. Saiba mais sobre a seção AQUI.

Seção 2 – Mathematics
Em 60 minutos o aluno deve responder 60 questões. Essa é a única seção em que as questões têm quatro alternativas ao invés de cinco. O aluno deve resolver questões de álgebra, geometria e trigonometria. Saiba mais sobre a seção AQUI.

Seção 3 – Reading
São quatro textos com dez questões cada. Uma característica que dificulta a realização dessa seção é o tempo. Os alunos têm 35 minutos para responder 40 questões. Saiba mais sobre a seção AQUI.

Seção 4 – Science
Assim como a seção de leitura, os alunos têm 35 minutos para responder 40 perguntas que abordam temas relacionados às ciências naturais, onde o aluno deve fazer interpretação, análise, avaliação, raciocínio e resolução de problemas. Saiba mais sobre a seção AQUI.

Writing – opcional
A redação é a última etapa do ACT. Os alunos que optam por fazê-la têm 30 minutos para escrever sobre assuntos diversos que só ficam sabendo no momento da prova, como religião, comunicação e tecnologia. No site ACT Writing Tips há diversos modelos de prova para que o aluno possa se preparar. Confira AQUI.

Confira o quadro que o Estudar Fora preparou com as principais diferenças entre os dois testes:

SAT e ACT

Leia mais: I wanna be a freshman: SAT – parte 1

Quando e onde é aplicado?

Nos EUA o ACT é aplicado seis vezes ao ano. Para conferir os locais e datas onde as provas serão aplicadas no Brasil, clique  AQUIDez cidades brasileiras contam com centros para realização do teste: Belém, Brasília, Curitiba, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Entretanto, nem todas aplicam nas mesmas datas e nem a mesma quantidade de vezes. No período de 2013/2014 Manaus vai oferecer o teste uma única vez, no dia 13 de dezembro. Já cidades como Recife e Salvador oferecerão em cinco datas.

Leia mais: I wanna be a freshman: SAT 1 – parte 2

Treinando para o ACT

Laila Parada Worby, orientadora do Prep Program, programa da Fundação Estudar que orienta jovens que desejam estudar no exterior, acredita que “a melhor forma de se preparar é treinando com simulados reais, que você pode encontrar no site do ACT, principalmente nas matérias em que você se sente menos confiante”.

No site do ACT você pode tirar dúvidas, ler dicas e até realizar tais testes. Há, inclusive, um programa de preparação chamado ACT online Prep. Confira AQUI.

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas