Um Projeto: Fundação Estudar
pessoa usando computador para curso online

Confira os melhores cursos online lançados por 200 universidades estrangeiras

Por Priscila Bellini

Universidades do mundo todo já entraram na onda dos MOOCs, a sigla em inglês para a expressão “curso online aberto e massivo”. Só nos últimos três meses, como explica o artigo do site Quartz, foram 600 deles, disponibilizados por 200 universidades.

Entre elas, estão instituições prestigiadas, como Harvard e Stanford, além de instituições de países como Rússia e África do Sul. Conheça algumas das disciplinas ensinadas por plataformas como EdX.

Algorithms: Design and Analysis

Curso online oferecido pela Universidade Stanford serve como introdução para algoritmos e é ofertado a alunos com pouca experiência em programação. Durante o curso, que é totalmente gratuito, o estudante deve fazer seis atividades de múltipla escolha e seis tarefas sobre algoritmos, divididas de acordo com o tema de cada aula. Não há data limite para a entrega de atividades, já que o curso pode ser realizado de acordo com o ritmo do aluno.

Accessible Gamification for Business

Ministrado pelo professor Andreas Stiegler, do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, o curso online introdutório explica gamificação aplicada aos negócios. Partindo da análise de jogos famosos, os alunos conhecem padrões e recursos de gamificação. Há tarefas relacionadas a cada tema de cada uma das aulas. Em uma delas, cabe ao aluno desenvolver uma “quest” de RPG (role-playing game).

Liberating Programming: System Development for Everyone

O curso online é ensinado por um professor do Weizmann Institute of Science e uma professora do Holon Institute of Technology, ambos localizados em Israel e disponibilizados pela iniciativa IsraelX. O objetivo é ensinar princípios de programação a quem pouco ou nada saiba do assunto. Há noções sobre a evolução da programação ao longo da História e perspectivas para o futuro, além de explicações sobre linguagens.

Programming Fundamentals

Mais um dos cursos voltados a ensinar os fundamentos da programação, dessa vez vindo da Universidade Duke, nos Estados Unidos. Durante as aulas, os estudantes aprendem a programar em C, e entendem como aplicar tais conhecimentos a qualquer linguagem. Entre os temas abordados, estão os “Seven Steps”, um passo a passo para resolver “qualquer problema em programação”.

Introduction to Virtual Reality

Lecionado por lecturers da Goldsmiths, University of London, localizada no Reino Unido, o curso online ensina princípios básicos por trás da realidade virtual. Em outras palavras, uma abordagem histórica sobre o que é e o que se tornou a realidade virtual, quais os desafios atuais e formas de aplicação de VR.

Modern Masterpieces of World Literature

Os apaixonados por literatura podem se interessar por essa disciplina oferecida pela Universidade Harvard. Como o próprio nome indica, a matéria examina clássicos da literatura, desde Goethe até Jorge Luis Borges, e ensina como analisar criticamente textos literários. Tudo isso somado a explicações sobre o contexto político de países como China e Turquia. O curso, que é totalmente gratuito, foi disponibilizado pela iniciativa HarvardX e exige dedicação de três a seis horas por semana.

Fantastic Fiction and Where to Find It

O curso da Linnaeus University, instituição localizada na Suécia, chega ao público geral por meio da plataforma Canvas Network. Durante as aulas, são apresentados conceitos-chave sobre literatura fantástica e a formas de analisar criticamente tais obras de ficção. Fazem parte da bibliografia temas como viagens no tempo, fantasia para crianças e o horror na literatura fantástica.

Understanding Your Data: Analytical Tools 

Ministrado pelo brasileiro Cristiano Guarana, pós-doutorando na Universidade de Virginia, o curso ensina análise de dados. Em outras palavras, como se debruçar sobre resultados de pesquisa, coletar informações-chave e realizar análises multinível.

Calculus Applied!

O nome “Cálculo aplicado!” já dá uma ideia sobre o curso online, que explica a forma como conceitos de cálculo podem ser verificados no dia a dia. Integrais, equações diferenciais e modelos matemáticos servem de base para estudo de gráficos e análise de dados. Para fazer o curso de Harvard, que é gratuito, o aluno deve ter conhecimento introdutório sobre cálculo.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo