//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoConfira os melhores cursos online lançados por 200 universidades estrangeiras

Confira os melhores cursos online lançados por 200 universidades estrangeiras

Priscila Bellini - 27/11/2017
Comentários:

Universidades do mundo todo já entraram na onda dos MOOCs, a sigla em inglês para a expressão “curso online aberto e massivo”. Só nos últimos três meses, como explica o artigo do site Quartz, foram 600 deles, disponibilizados por 200 universidades.

Entre elas, estão instituições prestigiadas, como Harvard e Stanford, além de instituições de países como Rússia e África do Sul. Conheça algumas das disciplinas ensinadas por plataformas como EdX.

Algorithms: Design and Analysis

Curso online oferecido pela Universidade Stanford serve como introdução para algoritmos e é ofertado a alunos com pouca experiência em programação. Durante o curso, que é totalmente gratuito, o estudante deve fazer seis atividades de múltipla escolha e seis tarefas sobre algoritmos, divididas de acordo com o tema de cada aula. Não há data limite para a entrega de atividades, já que o curso pode ser realizado de acordo com o ritmo do aluno.

Accessible Gamification for Business

Ministrado pelo professor Andreas Stiegler, do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, o curso online introdutório explica gamificação aplicada aos negócios. Partindo da análise de jogos famosos, os alunos conhecem padrões e recursos de gamificação. Há tarefas relacionadas a cada tema de cada uma das aulas. Em uma delas, cabe ao aluno desenvolver uma “quest” de RPG (role-playing game).

Liberating Programming: System Development for Everyone

O curso online é ensinado por um professor do Weizmann Institute of Science e uma professora do Holon Institute of Technology, ambos localizados em Israel e disponibilizados pela iniciativa IsraelX. O objetivo é ensinar princípios de programação a quem pouco ou nada saiba do assunto. Há noções sobre a evolução da programação ao longo da História e perspectivas para o futuro, além de explicações sobre linguagens.

Programming Fundamentals

Mais um dos cursos voltados a ensinar os fundamentos da programação, dessa vez vindo da Universidade Duke, nos Estados Unidos. Durante as aulas, os estudantes aprendem a programar em C, e entendem como aplicar tais conhecimentos a qualquer linguagem. Entre os temas abordados, estão os “Seven Steps”, um passo a passo para resolver “qualquer problema em programação”.

Introduction to Virtual Reality

Lecionado por lecturers da Goldsmiths, University of London, localizada no Reino Unido, o curso online ensina princípios básicos por trás da realidade virtual. Em outras palavras, uma abordagem histórica sobre o que é e o que se tornou a realidade virtual, quais os desafios atuais e formas de aplicação de VR.

Modern Masterpieces of World Literature

Os apaixonados por literatura podem se interessar por essa disciplina oferecida pela Universidade Harvard. Como o próprio nome indica, a matéria examina clássicos da literatura, desde Goethe até Jorge Luis Borges, e ensina como analisar criticamente textos literários. Tudo isso somado a explicações sobre o contexto político de países como China e Turquia. O curso, que é totalmente gratuito, foi disponibilizado pela iniciativa HarvardX e exige dedicação de três a seis horas por semana.

Fantastic Fiction and Where to Find It

O curso da Linnaeus University, instituição localizada na Suécia, chega ao público geral por meio da plataforma Canvas Network. Durante as aulas, são apresentados conceitos-chave sobre literatura fantástica e a formas de analisar criticamente tais obras de ficção. Fazem parte da bibliografia temas como viagens no tempo, fantasia para crianças e o horror na literatura fantástica.

Understanding Your Data: Analytical Tools 

Ministrado pelo brasileiro Cristiano Guarana, pós-doutorando na Universidade de Virginia, o curso ensina análise de dados. Em outras palavras, como se debruçar sobre resultados de pesquisa, coletar informações-chave e realizar análises multinível.

Calculus Applied!

O nome “Cálculo aplicado!” já dá uma ideia sobre o curso online, que explica a forma como conceitos de cálculo podem ser verificados no dia a dia. Integrais, equações diferenciais e modelos matemáticos servem de base para estudo de gráficos e análise de dados. Para fazer o curso de Harvard, que é gratuito, o aluno deve ter conhecimento introdutório sobre cálculo.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados