InícioColunistasEstudar Design de Games pode levar a uma carreira versátil e promissora

Estudar Design de Games pode levar a uma carreira versátil e promissora

Colunista do Estudar Fora - 17/05/2017
Comentários:

Estudar Design de Games pode não somente incitar sua paixão por Jogos, mas também lhe preparar para uma carreira em diversos setores. Apesar de ser uma indústria relativamente nova, ela tem crescido a uma velocidade incrivelmente rápida e esse é o melhor momento para surfar essa onda.

Nos últimos 2 anos o faturamento do setor teve um crescimento de 25%, partindo de US$ 1,28 bi em 2014 para US$ 1,6 bi em 2016*. Com a imensa popularidade de jogos e os avanços tecnológicos, tornou-se possível expandir os limites da aplicação da criatividade na geração de novas experiências através de jogos.

O que é importante saber quando se escolhe estudar Design de Games?

Estudar Design de Games e trabalhar neste mercado vai ajudar a desenvolver não só competências técnicas de criação e produção dos jogos, mas também competências pessoais necessárias para que esse processo seja realizado, como criatividade, imaginação e empatia.

Essas competências são essenciais para o profissional da era digital e, no caso do profissional de Games, elas são desenvolvidas constantemente ao longo dos estudos.

Para isso, é interessante que o curso selecionado ofereça possibilidades de aplicação prática, estágios, projetos reais, métodos de aprendizados inovadores e experiências dinâmicas. Em muitas universidades da Holanda, por exemplo, é obrigatório que se faça um estágio em organizações para que se ganhe experiência de trabalho. Dessa forma, quando você se forma em seu curso, você já tem referências do mercado de trabalho.

Além disso, muitas instituições utilizam técnicas de aprendizagem baseadas na experiência e na aplicação, impulsionando seu desenvolvimento técnico e pessoal e trazendo mais um diferencial para seu estudo.

Algumas universidades possuem parcerias com empresas de jogos, oferecendo a oportunidade de trabalhar em projetos reais e que podem ser incorporados ao portfólio de organizações que já atuam no mercado. A NHTV Breda, uma das universidades de Ciências Aplicadas da Holanda tem parceria oficial com a Sony e é membro do Primeiro Programa de Parcerias Acadêmicas da PlayStation®. Isso significa que os estudantes têm a possibilidade de desenvolver jogos para o PlayStation 3 (PS3),
PlayStation Portable (PSP) e PlayStation Network (PSN).

Especializações em Games

Geralmente o estudo de Games oferece algumas especializações de acordo com seu interesse e perfil. Artes Visuais, Design e Programação são as principais grandes áreas de estudo que constituem os cursos. Antes de embarcar nessa jornada, é recomendado analisar e refletir sobre qual área de estudo tem mais a ver com você.

E para quem gosta de Games, mas está interessado em outras formas de aplicação? Um termo que tem se popularizado bastante nessa nova onda de inovação que temos experienciado é o de Gamification. O conceito de Gamification possui diversas perspectivas e definições. Em seu fundamento base, é a utilização dos princípios lúdicos para tornar
iniciativas do mundo real mais engajadoras.

Quando jogamos, ativamos nosso senso de conquista e competição em diferentes níveis. Isso nos torna mais energéticos e motivados para uma certa atividade. Dependendo do jogo, nossa percepção de realidade é influenciada, nossa imaginação é exercitada e nosso raciocínio lógico fica mais focado. Isso faz com que o envolvimento com a atividade
aumente. Esses fundamentos têm sido aplicados para engajar as pessoas à diferentes iniciativas.

Possibilidades de Inserção no Mercado

Nós vivemos a aplicação de diversos modelos de Gamification em nosso dia-a-dia. Programas de pontuação, recompensas, reconhecimentos, uso de narrativas, incorporação de personagens, e até mesmo competições educacionais e organizacionais são algumas estruturas que são frutos desse conceito. De aplicações de marketing e fidelização à incentivos à melhoria de qualidade de vida e soluções de problemas sociais, surgem muitas novas oportunidades de desenvolver e criar novas aplicações.

Essa pauta está inserida geralmente em cursos de inovação social e de negócios. Seja Design de Games ou Gamification, a experiência de estudar esses assuntos traz possibilidades de crescimento pessoal e profissional muito significativas.

 

Sobre a Autora
Alessandra é ex-aluna de Imagineering na NHTV Breda, na Holanda. Em 2016 voltou para o Brasil e iniciou uma parceria com a Co-viva, uma consultoria de inovação fundada por dois ex-alunos do mesmo curso. Gosta de atuar fomentando o pensamento inovador e criativo. Seu desejo é aplicar seus conhecimentos e experiências para contribuir para o desenvolvimento econômico e cultural de seu país.

 

Leia também:
Espanha oferece bolsas de estudo para mestrado em videogames
Brasileiro conta como é estudar animação no Canadá

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados