Um Projeto: Fundação Estudar
capa: Cronograma de application para montar sua candidatura

Use este cronograma exclusivo para planejar sua candidatura!

Por Priscila Bellini

Se você tem o plano de embarcar para um intercâmbio, ou conseguir uma vaga em universidades do exterior, é bom preparar a agenda com antecedência. Nessas horas, não devem faltar tabelas, cronograma de application e lembretes no calendário. Para conquistar uma oportunidade lá fora, o jeito é se programar para os próximos meses e colocar essa meta em destaque.

Segundo Pollyane Diniz, brasileira que trabalha com avaliação e seleção de candidatos na Universidade de Victoria em Wellington (uma das melhores da Nova Zelândia), “muitas das pessoas que não têm uma candidatura bem sucedida falham porque não proveram todos os documentos necessários”. Isto quer dizer que quem tem toda a candidatura completa, organizada e entregue antes da data final de admissão já sai na frente de muitos outros candidatos que falharam, justamente, no planejamento.

Muitas das pessoas que não têm uma candidatura bem sucedida falham porque não proveram todos os documentos necessários

A application demanda muito esforço e foco – são provas padronizadas, exames de proficiência, cartas de recomendação e de motivação, currículo. Algumas universidades pedem projetos de pesquisas; outras portfólio. Para não se perder na papelada, nada de deixar para a última hora! Você pode começar por este cronograma de application desenvolvido exclusivamente pelo Estudar Fora, e fazer uma programação detalhada para a sua preparação.

O template foi elaborado considerando os principais prazos de candidaturas para graduação, mestrado e MBA no exterior, mas se você já sabe que o prazo final de candidatura para o programa que você deseja é diferente, é só reajustar o cronograma, puxando meses para frente ou para trás! O importante é se organizar para dar o máximo de si em cada etapa. Boa preparação!

 

Baixe o template aqui!

 

Leia também:
5 passos para estudar no Reino Unido
Guia de primeiros passos para Estudar Fora
Conheça os principais exames de proficiência exigidos por universidades

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo