//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoGuiasUse este cronograma exclusivo para planejar sua candidatura!

Use este cronograma exclusivo para planejar sua candidatura!

Priscila Bellini - 02/01/2018
Comentários:

Se você tem o plano de embarcar para um intercâmbio, ou conseguir uma vaga em universidades do exterior, é bom preparar a agenda com antecedência. Nessas horas, não devem faltar tabelas, cronograma de application e lembretes no calendário. Para conquistar uma oportunidade lá fora, o jeito é se programar para os próximos meses e colocar essa meta em destaque.

O começo de ano é uma boa época para alinhar os planos e entender de que forma será possível distribuir as “tarefas” que antecedem um intercâmbio ao longo dos meses. Dependendo do curso de interesse e da instituição de ensino, são exigidos desde testes padronizados (como TOEFL e IELTS) até uma lista extensa de documentação. Há ainda itens que entram na lista de requisitos em especial para os candidatos que desejam uma bolsa para estudar fora. Nessas horas, um cronograma de application serve como aliado na preparação.

Segundo Pollyane Diniz, brasileira que trabalha com avaliação e seleção de candidatos na Universidade de Victoria em Wellington (uma das melhores da Nova Zelândia), “muitas das pessoas que não têm uma candidatura bem sucedida falham porque não proveram todos os documentos necessários”. Isto quer dizer que quem tem toda a candidatura completa, organizada e entregue antes da data final de admissão já sai na frente de muitos outros candidatos que falharam, justamente, no planejamento.

Muitas das pessoas que não têm uma candidatura bem sucedida falham porque não proveram todos os documentos necessários

A application demanda muito esforço e foco – são exames de proficiência, cartas de recomendação e de motivação, currículo. Algumas universidades pedem projetos de pesquisas; outras portfólio. Para não se perder na papelada, nada de deixar para a última hora! Você pode começar por este cronograma de application desenvolvido exclusivamente pelo Estudar Fora, e fazer uma programação detalhada para a sua preparação. É uma ferramenta valiosa para tirar de vez os planos do papel!

O template do cronograma de application foi elaborado considerando os principais prazos de candidaturas para graduação, mestrado e MBA no exterior, mas se você já sabe que o prazo final de candidatura para o programa que você deseja é diferente, é só reajustar o cronograma, puxando meses para frente ou para trás! O importante é se organizar para dar o máximo de si em cada etapa. Boa preparação!

 

Baixe o template aqui!

 

Leia também:
5 passos para estudar no Reino Unido
Guia de primeiros passos para Estudar Fora
Conheça os principais exames de proficiência exigidos por universidades

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados