//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduação“Você não precisa saber todos os passos, apenas qual é o próximo”,...

“Você não precisa saber todos os passos, apenas qual é o próximo”, diz Oprah Winfrey

Priscila Bellini - 01/01/2018
Comentários:

É difícil descrever Oprah Winfrey em poucas palavras: executiva, apresentadora de TV, atriz premiada, bilionária e uma das pessoas mais ativas do mundo da filantropia. Ela é, acima de tudo, uma ótima comunicadora.

Em um bem humorado discurso de formatura na Agnes Scott College, uma faculdade americana para mulheres, Oprah Winfrey colocou essa habilidade em prática para incentivar jovens a construir algo que ela chama de uma “vida de substância”.

“A base para uma vida de substância é o que é verdade para você”, resumiu. “O que você representa?”

Leia os melhores momentos do discurso abaixo:

Os conselhos de Oprah Winfrey para uma vida de substância

Se pudesse deixar vocês com uma mensagem, seria essa: a maior recompensa não é financeira – apesar de todos os sapatos incríveis que você pode comprar – porque um closet cheio de sapatos não preenche sua vida.

O que preenche é uma vida de substância.

E a base para uma vida de substância é o que é verdade para você. O que você representa?

Uma vez por ano, visito minha escola na África do Sul e, por uma semana, dou aulas que chamo de “Vida 101”. Lá, falo sobre o que acho as meninas deveriam saber para viver no mundo e é o que tento trazer para vocês hoje.

Compaixão está no topo da lista, assim como compromisso e espírito de engajamento construtivo.

Compaixão não é só simpatia – e certamente não é pena. É estar presente. Significa “eu sinto com você.”

Significa “não só estou disposta a andar em seus sapatos, mas me vejo em você. Posso não compartilhar sua experiência, mas sei o que dor significa – e toda dor é igual.”

É uma das melhores qualidades que um grande ser humano pode ter.

 

Compromisso é outra. Tenho um compromisso com meu serviço através de meu trabalho e meu propósito de vida.

Se você intencionalmente se comprometer com o trabalho que faz e com os relacionamentos que tem, sua vida se desdobrará com graça e beleza.

E, nesse momento em que você está tentando descobrir o que fazer… Se não sabe o que fazer, não faça nada. Fique quieta até descobrir.

Leia mais: O último discurso de Michelle Obama aos formandos

Se está perguntando para todo mundo “devo fazer isso?”, significa que não tem a resposta completa ainda. Fique quieta e saiba que a resposta virá.

E entre em cada situação entendendo seu contexto. Esteja de coração aberto, tanto para escutar a verdade dos outros quanto para se abrir ao processo de deixar o mundo te mudar.

Esse é o espírito do engajamento construtivo.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados