Inicio 7 mestrados que você não vai acreditar que existem (com bolsas integrais para brasileiros!)

7 mestrados que você não vai acreditar que existem (com bolsas integrais para brasileiros!)

0
7 mestrados que você não vai acreditar que existem (com bolsas integrais para brasileiros!)

Sim, fazer um mestrado em administração de negócios ou engenharia pode ajudar na sua carreira. Mas o mundo é vasto, e a ignorância humana mais vasta ainda. E ampliar o nosso conhecimento exige investigação científica nas mais diversas áreas — algumas das quais são bem inusitadas. E é sobre elas que vamos falar a seguir nesta lista de mestrados estranhos.

Antes de mais nada, é importante pontuar que todos estes mestrados estão com inscrições abertas e oferecem bolsas integrais para brasileiros. Eles são mestrados Erasmus Mundus, e permitem que o aluno estude em vários países da Europa ao longo de seus dois anos de duração. E as bolsas incluem 3.000 euros de passagens aéreas por ano, 1.000 euros por mês para se manter na Europa e mais alguns benefícios. Então se você se interessar por algum deles, não hesite em se candidatar!

Os requisitos, naturalmente, variam de acordo com cada um. Mas de modo geral, você vai precisar de diploma e histórico acadêmico da graduação, carta de motivação, cartas de recomendação, passaporte e certificado de residência (porque as bolsas variam de acordo com o país do candidato).

 

Também é preciso comprovar proficiência no idioma do mestrado — em geral, inglês. E, naturalmente, você deve provar que tem estudos ou experiências profissionais nas áreas relacionadas ao mestrado. Cumprindo esses requisitos, você poderá cursar estes sete mestrados estranhos a seguir. Confira:

7 mestrados estranhos que você não vai acreditar que existem

Mestrado em skincare

Recém-adicionado ao catálogo do Erasmus, o EMOTION é um mestrado em dermatologia, dermatocosmese e desenvolvimento de cosméticos. De maneira resumida, ele busca formar farmacólogos e dermatologistas capazes de trabalhar na pesquisa e desenvolvimento de novas loções, cremes, bases, batons e outros produtos cosméticos voltados para estética ou saúde. Ele é realizado em parceria por universidades da Itália, Espanha, Bélgica e Alemanha.

Mestrado em vinho

O Wintour é um mestrado em turismo do vinho desenvolvido em parceria por universidades da Itália, Espanha, Portugal e França. Seus estudantes se capacitam para trabalhar no mercado de vinho, nas áreas de Marketing, Turismo, Agronomia e até Relações Internacionais. Pode parecer uma área de interesse restrito, mas considerando que os brasileiros beberam um recorde de quase 64 milhões de litros de vinho em 2020 (só de janeiro a setembro), é evidente que ele movimenta bastante a economia.

Mestrado em brinquedos

Brinquedos e brincadeiras são assuntos extremamente sérios. É por meio deles que as crianças socializam, entendem o mundo à sua volta e adquirem linguagem, entre outras habilidades. É por isso que o PeTAL (mestrado em brincadeira, educação, brinquedos e linguagem) busca formar educadores e pesquisadores capazes de explorar as dimensões do brincar e do lúdico na educação básica. Ele é gerenciado por universidades em Portugal, Espanha e Turquia.

Mestrado em comidas regionais

A culinária regional de qualquer lugar do mundo é revestida de fatores culturais e econômicos, e o mestrado Food Identity pretende investigar esses fatores — bem como os produtos regionais de vários países da Europa. Desenvolvido em parceria por universidades na França, Itália, Grécia e Romênia, ele pretende forma profissionais capazes de manter as tradições e os produtos alimentares regionais de cada lugar, bem como desenvolver a economia em torno desses produtos.

Mestrado em fantoches

Universidades da Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Polônia se uniram para criar o PuppeTry. Voltado para alunos de artes e humanas, ele explora as diferentes técnicas manuais e de atuação necessárias para formar fantochistas, titereiros e outros atores do teatro de animação. Seus formandos podem trabalhar também como atores, designers de palco ou diretores. E se isso parece desnecessário ou exagerado, lembre-se da comoção que foi causada em 2020 pela morte do ator que interpretava o Louro José.

Mestrado em terra

Se não fossem pessoas que conhecem bem o solo, praticamente nada do que a gente come chegaria até o nosso prato. Entender o solo é importante, e esse é um dos objetivos do emiSS, mestrado europeu em ciências do solo, desenvolvido em parceria por universidades da Turquia, Polônia, Bulgária, Rússia e Jordânia. Seus estudantes pesquisam temas como poluição, erosão, química e biologia do solo, bem como métodos de irrigação e fertilização.

Mestrado em cinema europeu

Para quem vira o próprio Perna-Longa vestido de mulher quando começa a falar dos filmes que gosta, o Kino Eyes é o mestrado ideal. Trata-se de um mestrado em cinema europeu com foco em narrativas ficcionais e estudos de criatividade. Ele é desenvolvido em parceria por universidades em Portugal, Escócia, Estônia e Irlanda.

Leia também: as melhores bolsas de estudo com inscrições abertas!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia