//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoMestrado em carros elétricos na Europa com bolsa integral Erasmus Mundus

Mestrado em carros elétricos na Europa com bolsa integral Erasmus Mundus

Gustavo Sumares - 09/12/2020
Comentários:

O programa E-PiCO (Electric Vehicle Propulsion and Control) é um mestrado de dois anos de duração do Programa Erasmus Mundus. Ele é um mestrado em carros elétricos realizado por quatro universidades europeias em parceria com outras 14 instituições no mundo todo. E é possível se candidatar para cursar o mestrado com bolsas integrais até o dia 31 de janeiro.

As bolsas, na modalidade Erasmus+, cobrem integralmente as anuidades do programa de mestrado, e concedem um valor mensal de mil euros para que os estudantes custeiem suas vidas na Europa. Também oferecem um valor anual de três mil euros para passagens aéreas, e um auxílio-instalação de mil euros no primeiro mês do estudante no continente.

Como funciona o programa?

Ao longo dos quatro semestres letivos do mestrado, os participantes desenvolverão um conhecimento interdisciplinar sobre a propulsão de veículos eletrônicos. No primeiro ano são tratados temas como sistemas elétricos, controle automático e modelagem de veículos elétricos. No segundo, o curso inclui tópicos como sistemas de armazenamento de energia e comunicação em sistemas elétricos de mobilidade.

O curso inteiro é ministrado em inglês. No primeiro semestre, os alunos estudam na Ecole Centrale de Nantes, na França. No segundo e terceiro semestres, também podem optar por estudar na Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, na Alemanha, na Università degli Studi dell’Aquila, na Itália, ou na Universitatea Politehnica din Bucuresti, na Romênia.

Finalmente, o quarto semestre pode ser realizado em alguma das universidades pelos quais o estudante já passou, ou junto aos parceiros do programa de mestrado. Isso inclui organizações e empresas no Canadá, China, México e mais. Veja aqui mais sobre o currículo de estudos.

Como se candidatar às bolsas para o mestrado em carros elétricos

O programa é aberto a pessoas que já tenham concluído a graduação, ou estejam no último ano. As áreas de estudo aceitas para esse mestrado são Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Física, Matemática, entre outras que podem ser vistas neste link.

É necessário também ter proficiência em inglês. O domínio do idioma deve ser demonstrado por meio dos certificados TOEFL, IELTS, TOEIC ou exames de Cambridge. Veja aqui as notas mínimas exigidas em cada um.

Para a candidatura, também será necessário enviar CV, passaporte, histórico acadêmico e carta de motivação. É possível enviar também a nota do GRE, se o estudante tiver deito o exame, mas isso não é necessário. Para se candidatar à bolsa também é necessário enviar um comprovante de residência.

O processo pode ser feito por meio deste link e as inscrições vão até 31 de janeiro para quem quer cursar o programa com bolsas de estudo Erasmus+. Sem a bolsa, é possível se candidatar até 31 de maio.

Leia também: as melhores bolsas de estudo com inscrições abertas!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados