Um Projeto: Fundação Estudar
mulher oriental estudando em biblioteca

17 bolsas para ficar de olho em 2017: Pós-Graduação

Por Nathalia Bustamante

O nível de Graduate Studies – como é chamada a pós-graduação no exterior – concentra a maior parte das oportunidades de bolsas de estudos disponíveis. Isso porque as universidades se esforçam por atrair os maiores talentos para seus programas, independentemente da condição financeira do estudante. Para conquista-las, o primeiro passo é saber qual se encaixa melhor com o seu projeto e o seu perfil.

Inspirado pelas resoluções de ano novo, o Estudar Fora decidiu ajudar os interessados nesta pesquisa. Abaixo, confira as principais bolsas para estudantes internacionais oferecidas por universidades e Fundações. Além disso, não deixe de ficar de olho nas bolsas oferecidas por governos de países, como as que listamos aqui.

Bolsas para pós-graduação no exterior

Joint Japan World Bank Graduate Scholarship

Este programa, promovido pelo Banco Mundial em parceria com o governo do Japão, apóia estudante de países em desenvolvimento em instituições de ensino parceiras – como Harvard, Columbia e Universidade de Tóquio. É possível estudar nos Estados Unidos, no Japão ou em alguns países da África. A bolsa cobre os valores de anuidade, custos de viagem, e um valor mensal para manutenção no país. As inscrições em 2017 serão abertas no dia 25 de janeiro.

Bolsas OFID

O Fundo OPEC para desenvolvimento internacional (OFID, na sigla em inglês) oferece bolsas para estudantes de países em desenvolvimento que queiram estudar temas relacionados a desenvolvimento em qualquer universidade do mundo. A bolsa pode chegar a 50 mil dólares, cobrindo anuidade, um valor para manutenção no país, seguro saúde e custos de viagem. As inscrições estão previstas para abrir em janeiro.

Bolsas Rotary Club

A Fundação Rotary oferece bolsas para financiar cursos de pós-graduação em qualquer país onde a Fundação esteja presente. São seis áreas de foco, e as bolsas podem ser de um a cinco anos, com o valor mínimo de 30 mil dólares. As inscrições são recebidas o ano todo.

Westminster Vice-Chancellor’s International Scholarships

A mais prestigiosa bolsa oferecida pela Universidade de Westminster é voltada a estudantes de países em desenvolvimento aceitos para programas de mestrado na instituição. O benefício inclui isenção total dos custos de anuidade, acomodação, custos de vida e vôo até Londres. As inscrições na edição 2017 podem ser feitas até 4 de maio. Além desta, há diversas bolsas voltadas apenas à isenção ou descontos na anuidade.

University of East Anglia Development Scholarships

A Universidade de East Anglia oferece uma bolsa integral para estudantes que queiram realizar um mestrado na sua Escola de Desenvolvimento Internacional. As inscrições podem ser feitas até 31 de março.

Universidade de Leiden

A Universidade de Leiden, na Holanda, oferece bolsas para seus programas de mestrado. São três valores de bolsa: 10 mil euros, 15 mil euros ou a anuidade integral do programa. Os gastos de manutenção no país são de responsabilidade do estudante. As inscrições abrem duas vezes por ano: uma em fevereiro e outra em outubro.

Universidade de Maastricht High Potential Scholarship

Estas bolsas oferecidas pela universidade de Maastricht, na Holanda, são oferecidas para estudantes talentosos que queiram realizar seu mestrado na instituição. O benefício cobre valores de anuidade, um valor mensal para manutenção no país, seguro de vida e despesas com visto. As inscrições podem ser feitas até 1º de fevereiro.

University Twente Scholarships

Também na Holanda, a Universidade de Twente oferece bolsas que vão de 6 a 25 mil euros anuais para estudantes de mestrado – sendo que a anuidade dos programas gira em torno de 11 mil para estudantes internacionais. As inscrições são feitas em dois rounds: o primeiro se encerra em primeiro de fevereiro, e o segundo em maio.

Amsterdam Excellence Scholarships

A Amsterdam Excellence Scholarship oferece a estudantes com excelente desempenho acadêmico bolsas de 25 mil euros – o que cobre os valores de anuidade e despesas de vida no país. O prazo de candidatura varia de acordo com o curso escolhido, mas pode ser em 15 de janeiro ou 1º de fevereiro.

Swedish Institute Study Scholarships

Este instituto sueco oferece bolsas para estudantes de diversos países, incluindo o Brasil, para realizarem programas de mestrado em instituições de ensino do país. A bolsa cobre valores de anuidade, despesas no país, seguro-saúde e um auxílio de custo para viagem. A candidatura ao mestrado deve ser feita online até o dia 17 de janeiro, e posteriormente, os candidatos aprovados serão convidados a enviar documentos complementares.

ETH Zurich Excellence Scholarship Programme 

Uma das melhores escolas da Suíça, a ETH oferece a seus estudantes de mestrado duas oportunidades de bolsas: a Excellence Scholarship & Opportunity Program – que consiste em isenção dos valores de anuidade e um valor de 11 mil francos suíços por semestre para gastos no país; e a Master Scholarship Program, que consiste em isenção total dos valores de anuidade e 6 mil por semestre para despesas no país. As inscrições serão abertas em dezembro.

ENS International Selection Scholarships

A cada ano, a École Normale Supérieure, localizada em Paris, na França, seleciona cerca de 20 estudantes das áreas de Ciências ou Artes e Humanas para realizar um programa de mestrado de três anos na instituição. Os selecionados recebem um auxílio mensal de aproximadamente mil euros. As inscrições estão abertas até o dia 1º de fevereiro.

DAAD Scholarships with Relevance to Developing Countries

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) oferece diversas bolsas para estudantes internacionais. Os cursos de pós-graduação podem ser realizados em inglês ou alemão, e têm duração de 12 a 36 meses. As bolsas compreende isenção total da anuidade do curso, auxílio mensal de 750 euros para mestrado ou mil euros para PhD, seguro-saúde e auxílio para viagem, bem como um curso de alemão gratuito durante os 6 primeiros meses. As inscrições devem ser feitas entre junho e agosto.

 Danish State Tuition Fee Waivers and Scholarships at Roskilde University 

Um número limitado de bolsas e isenção de anuidade é oferecido a estudantes de pós-graduação na universidade de Roskilde, na Dinamarca. A bolsa inclui também 7800 coroas dinamarquesas por mês para cobrir as despesas no país. A inscrição deve ser feita até 1º de março para início em setembro.

George Washington University Global Leaders Fellowship 

A bolsa Líderes Globais, oferecida pela George Washington University, nos Estados Unidos, oferece a estudantes de mestrado ou doutorado uma bolsa que cobre a anuidade da instituição e despesas com livros e manutenção no país. A bolsa é voltada para estudantes que desejem retornar ao seu país de origem para aplicar os conhecimentos obtidos. As inscrições devem ser feitas até 5 de fevereiro.

Gates Cambridge Scholarships

A Universidade de Cambridge oferece duas bolsas voltadas a estudantes de pós-graduação. A primeira, a Cambridge International Scholarship, cobre todas as despesas do programa (cerca de 21 mil libras por ano) e oferece um valor mensal para manutenção no país. Já a Gates Cambridge Scholarships, financiado pela Bill&Melinda Gates Foundation, oferece 55 bolsas de estudo integrais, divididas entre programas de PhD (3 anos de duração), mestrados (2 anos), MBA e pós-graduação (1 ano). As bolsas cobrem todos os custos relacionados aos estudos na universidade, além de passagens aéreas, seguro saúde e uma ajuda custo que pode chegar a 14.300 libras anuais. As inscrições para ambas se encerram em dezembropara cursos em início em outubro de 2018.

Universidade de Sydney International Scholarships

A Universidade de Sydney oferece bolsas para estudantes que queiram realizar pesquisa ou mestrado na instituição, em qualquer área do conhecimento. As bolsas cobrem anuidade e um valor para manutenção no país por até três anos. As inscrições devem ser feitas até 31 de julho para início em março, ou até 15 de dezembro para início em julho.

 

Leia também:
Bolsas para ficar de olho em 2017: Graduação
Bolsas para ficar de olho em 2017: Cursos Curtos
As principais bolsas para quem quer estudar na América do Norte

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo