//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPós-GraduaçãoConheça cursos em espanhol sobre desenvolvimento sustentável

Conheça cursos em espanhol sobre desenvolvimento sustentável

Nathalia Bustamante - 05/01/2017
Comentários:

Por Priscila Bellini

Pode deixar de lado a ideia de que a língua dos negócios – incluindo aí os negócios sociais – é o inglês. Apesar de muitas instituições consagradas oferecerem formação neste idioma, não faltam iniciativas disponíveis em espanhol. Além de ser o idioma principal dos nossos vizinhos latinos, o idioma ganha destaque entre os brasileiros que optam por aprender uma língua estrangeira. Para ter uma ideia, no mundo todo, cerca de 100 milhões de pessoas têm o espanhol como segunda língua, e 21 países têm o idioma como língua oficial.

No caso dos cursos em áreas ligadas aos setores sociais, há ofertas tanto em mestrados e pós-graduações de temas específicos, quanto centros de formação interdisciplinares. É uma oportunidade de não só explorar outro idioma, como também se deparar com novas abordagens sobre o tema e contextos específicos de mudança social.

Saiba mais sobre alguns dos cursos sobre desenvolvimento sustentável oferecidos em espanhol em países da América Latina e na Espanha.

 

Centro Interdisciplinario de Estudios sobre Desarrollo, na Universidad de los Andes

A universidade é a melhor avaliada pelo QS Ranking na Colômbia, e fica na capital, Bogotá, uma cidade que já chegou a ser apelidada de tech hub na América Latina. Como o próprio nome sugere, o Centro Interdisciplinario de Estudios sobre Desarrollo se debruça há 40 anos sobre questões complexas ligadas ao desenvolvimento – desde sustentabilidade até aspectos sociais do desenvolvimento econômico, como as questões de gênero.

Com foco em pesquisa, uma vez que os estudantes precisam elaborar artigos sobre os temas de investigação, o centro se propõe a repensar o desenvolvimento com base em acertos e erros em países de diferentes perfis. Para a diretora dos programas acadêmicos do Cider, Ana Yudy Morán, o momento atual mostra a urgência de repensar o desenvolvimento. “Em um mundo em crise e com constantes mudanças de paradigma, é necessário um espaço na academia para propor soluções e intervenções para os problemas sociais locais e regionais, que afetam uma parcela grande da população”, destaca Yudy.

É possível se candidatar a cursos como a Maestría en Estudios Interdisciplinarios sobre Desarrollo, que dura dois anos, para elaborar alternativas voltadas tanto para o terceiro setor quanto para os governos. Como o foco do centro é interdisciplinar, alunos de todos os backgrounds são bem-vindos.

 

Desarrollo Social, na Universidad de la Habana

A ilha socialista começou a se abrir mais muito recentemente, depois de anos de embargo. Áreas como a medicina já são bastante conhecidas por aqui, e outros cursos na região ganham cada vez mais destaque. Um deles é o de Desenvolvimento Social, que abarca desde aspectos ligados à urbanização até comunidades rurais.

Dentro do curso, o aluno tem contato com partes mais gerais, como as teorias de desenvolvimento, além de aprender sobre o contexto do país e da revolução cubana. Também entram em discussão questões de gênero e a elaboração de políticas públicas para um desenvolvimento sustentável.

Quem se interessar por um dos cursos sobre desenvolvimento sustentável em Cuba deve apresentar o diploma de graduação e cartas de recomendação e motivação.

 

Universidad Complutense de Madrid

Localizada na capital espanhola, a instituição fica em quarto lugar no QS ranking na Espanha. Por lá, é possível optar por ênfases em gestão ou em áreas como Trabalho Social, para aqueles que querem traçar uma carreira pautada nos impactos sociais positivos.

Há cursos como o mestrado em “Trabajo Social Comunitario, Gestión y Evaluación de Servicios Sociales” que combinam ciências sociais e questões jurídicas, em que o aluno tem contato com exemplos de programas e intervenções que deram certo. Para quem quer se focar em aspectos ambientais, o mestrado em Responsabilidad Social y Sostenibilidad contempla áreas de gestão, entendimento do meio ambiente, prevenção de contaminações e direitos humanos.

 

* Foto: Universidade Complutense de Madrid

 

Leia também:
Aprenda o espanhol de “Narcos” neste curso gratuito
Buenos Aires: boa opção para aprender espanhol ou fazer curso superior
Participe de fórum sobre desenvolvimento sustentável com todas as despesas pagas

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados