Um projeto: Fundação Estudar

Bolsas de Estudos

Quais são e como funcionam os programas de bolsas e financiamento

25.05.16

Bolsas de estudos para pós-graduação na Alemanha

pós-graduação na Alemanha

DAAD oferece bolsas integrais para programas de mestrado e pós-graduação nas mais variadas áreas. Benefícios chegam a 9 mil euros anuais.

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas para duas bolsas de pós-graduação em universidades do país. Os cursos podem ser realizados em inglês ou alemão, e têm duração de 12 a 36 meses.

A bolsa compreende isenção total da anuidade do curso, auxílio mensal de 750 euros para mestrado ou mil euros para PhD, seguro-saúde e auxílio para viagem, bem como um curso de alemão gratuito durante os 6 primeiros meses. Confira detalhes sobre as oportunidades:

Mestrado em Políticas Públicas

A primeira bolsa, do Programa Helmut-Schmidt 2017, oferece apoio para estudantes de Mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança. São oito opções de cursos de mestrado na área e podem se candidatar estudantes que possuam graduação em direito, ciências sociais e políticas, economia, administração, relações internacionais e áreas relacionadas. As inscrições estarão abertas entre primeiro de junho e 31 de julho.

Para se candidatar, é preciso inscrever-se diretamente para os programas escolhidos, enviando o formulário de solicitação de bolsa do DAAD. É possível candidatar-se a apenas 2 dos 8 cursos escolhidos – estudantes que se inscreverem para mais cursos terão sua candidatura invalidada.

Confira o edital completo e inscreva-se!
Pós-Graduação em Desenvolvimento

Já a segunda oportunidade é do programa EPOS, de Pós-Graduação em Desenvolvimento. Este programa incentiva estudos relacionados ao desenvolvimento econômico e social em universidades alemãs e são diversas possibilidades de cursos – de Estudos de Mídia a Economia, Engenharia e Ciências da Saúde. A maioria dos cursos são lecionados em inglês, confira aqui a lista completa. Os prazos variam de acordo com a universidade e o programa escolhido – os próximos se encerrarão em agosto de 2016.

Podem se candidatar graduados de qualquer área que tenham no mínimo dois anos de experiência profissional relevante. A candidatura é feita diretamente às universidades e é preciso enviar um formulário de inscrição do DAAD, currículo profissional e acadêmico, cartas de recomendação e motivação, além de comprovação de proficiência. Confira o edital completo aqui e inscreva-se!

 

Leia também:
Concurso de startups oferece prêmios e estágio remunerado na Alemanha
MBA além dos Estados Unidos: conheça opções de qualidade fora da rota
LMU Munich: cursos de graça na Alemanha até para estrangeiros

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas