InícioVida de Estudante1 em cada 5 estudantes das melhores universidades do Reino Unido pensa...

1 em cada 5 estudantes das melhores universidades do Reino Unido pensa em abandonar o curso por problemas financeiros

Ana Moraes - 29/03/2023
Comentários:

Uma pesquisa recente feita pela União dos Estudantes da Russell Group, que representa as 24 melhores universidades do Reino Unido, aponta que 1 em cada 5 estudantes considera abandonar a faculdade por falta de recursos econômicos.

Os alunos relatam que começaram a trabalhar mais para pagar as contas básicas, o que afeta o tempo de estudo disponível. Além disso, dizem que passaram a pular refeições para economizar e que o alto custo do transporte fez com que deixassem de frequentar algumas aulas.

Falta de recursos afeta estudantes

A pesquisa foi feita com estudantes de universidades da Russell Group, que inclui nomes como as universidades de Cambridge, Oxford, DurhamManchester, além do King’s College London e London School of Economics and Political Science, entre outros nomes de peso. 

Outras estatísticas indicam que 94% dos estudantes estão preocupados com a crise do custo de vida e 94% também viram seu custo de vida aumentar no último ano. Os impactos da pandemia de Covid-19 e o Brexit ainda reverberam sobre o Reino Unido, que passa por uma crise imobiliária e inflacionária. 

Leia também: 10 dicas financeiras para economizar dinheiro enquanto estudar fora

Um depoimento coletado pela pesquisa diz: “Eu trabalho o máximo que posso, mas mal consigo pagar meu aluguel e muito menos qualquer outra coisa. Eu pulo refeições. Tive minha saúde física e mental deteriorada. Eu me preocupo todos os dias com quanto dinheiro me resta. E foi uma luta de 4 meses com a universidade para conseguir qualquer ajuda.”

Vários aspectos da vida dos alunos também também foram afetados: 72% relatam que sua saúde mental foi prejudicada, 73% afirmam que reduziram a quantidade de atividades sociais e 55% pararam de participar de atividades extracurriculares porque não podem pagar.

Leia também: Estudantes dão dicas de como bancar seus estudos no exterior

De acordo com o relatório: “O apoio financeiro oferecido é inadequado (…) e muitas vezes inacessível aos alunos. Grupos de alunos que já estão em desvantagem na educação são atingidos com mais força, e este estudo mostra que a crise do custo de vida representa uma ameaça significativa para nossas diversas e vibrantes comunidades universitárias – estudantes, exceto aqueles de origens mais privilegiadas, serão excluídos da educação”.

Precisa de ajuda para financiar seus estudos?

32ª edição do Líderes Estudar, maior programa de bolsas de estudo do Brasil, está com inscrições abertas. Organizado pela Fundação Estudar, o objetivo da iniciativa é apoiar, reunir e desenvolver jovens de todo o país que desejam gerar transformações positivas no Brasil nos mais diversos setores. Inscreva-se até o dia 10 de abril de 2023!

Além das bolsas de estudo, que podem chegar a 95% dos custos da formação em universidades brasileiras e internacionais, os benefícios do programa incluem mentoria, networking e acesso a uma rede de líderes.

Nos últimos 31 anos, o programa já formou mais de 760 líderes no Brasil que hoje são referências em áreas, como Empreendedorismo, Negócios, Tecnologia, Gestão Pública, Ciência e Medicina.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados