InícioPreparaçãoInglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido: entenda qual é a diferença entre eles

Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido: entenda qual é a diferença entre eles

Gustavo Sumares - 24/11/2023
Comentários:

No dia a dia, algumas pessoas usam Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido como se todas esses nomes se referissem ao mesmo lugar. No entanto, isso não é verdade: cada um deles se refere a uma região ou unidade política diferente. E é importante que você saiba o significado de cada um deles para não cometer nenhum deslize com relação aos países do Reino Unido.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Para entender o que é cada um desses nomes, é importante ter em mente que todos eles se referem a regiões das Ilhas Britânicas. Essas ilhas são um arquipélago que fica um pouco para fora do noroeste da Europa (separadas do continente principal pelo Canal da Mancha).

E dentro desse arquipélago, há duas ilhas maiores. Uma à direita, de formato mais comprido, que é a Grã-Bretanha. E outra, menor, à esquerda, que é a ilha da Irlanda. Isso deve ajudar a entender a questão, mas não encerra o assunto. Então, vamos lá:

Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

Reino Unido

O Reino Unido é um conjunto de países que, em algumas situações, é tratado também como um país único. O nome completo dele já ajuda a entender o que ele é: ele se chama Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Ou seja: o Reino Unido é composto por Grã-Bretanha (a ilha grande à direita na imagem acima) e Irlanda do Norte, que é um pedaço ao norte da ilha da Irlanda.

No total, o Reino Unido é composto por quatro países: a Inglaterra (em inglês, England), a Escócia (Scotland), o País de Gales (Wales) e a Irlanda do Norte (Northern Ireland). Os três primeiros ficam na ilha da Grã-Bretanha e o último na ilha vizinha. Suas capitais são, respectivamente, Londres, Edimburgo, Cardiff e Belfast. Londres, aliás, além de ser a capital da Inglaterra, é também a capital do Reino Unido.

Leia também: De Harvard à Oxford: confira os melhores cursos online gratuitos

A Rainha Elizabeth II, além de ser rainha da Inglaterra, também é chefe de estado do Reino Unido. Cada um dos países também tem seus governos, mas o poder desses governos é delegado pelo parlamento do Reino Unido, que também tem o poder de legislar sobre esses territórios. A relação é semelhante à do governo federal dos Estados Unidos com os governos dos estados individuais.

O Reino Unido tem cerca de 66 milhões de habitantes e o sexto maior PIB do mundo. E toda essa região vai ser afetada pelo Brexit: ou seja, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte vaõ sair da União Europeia. Mas como a Irlanda do Norte faz fronteira com a República da Irlanda (o país que a gente está acostumado a chamar só de Irlanda mesmo), que ainda é da União Europeia, os cidadãos da Irlanda do Norte vão continuar podendo entrar na Europa sem precisar pegar um barco.

E-Book Gratuito: As 10 Melhores Universidades da Europa

Grã-Bretanha

No mapa acima há duas ilhas principais. A da esquerda é a da Irlanda, onde estão a Irlanda do Norte (parte do Reino Unido) e a República da Irlanda (um país independente). A outra ilha é a Grã-Bretanha. Nessa ilha ficam a Inglaterra (England, ao sul), a Escócia (Scotland, ao norte) e o país de Gales (Wales, a oeste).

A Inglaterra faz fronteira com os dois outros países, mas eles não fazem fronteira entre si. O mapa abaixo mostra essas regiões:

Mapa da Grã-Bretanha

Ou seja: se você pegar o Reino Unido e tirar a Irlanda do Norte, o que sobra é a Grã-Bretanha, chamada, em inglês, de “Great Britain”. Isso leva a entender que deve haver um pedaço dessa ilha que se chame apenas “Bretanha” (ou “Britain”), mas não é o caso.

Leia também: Conheça a London School of Economics, uma das universidades mais internacionais

Acontece que, em algumas situações, a palavra “Britain” é usada para se referir a outras coisas. O jornal Guardian, por exemplo, usa a palavra “Britain” para se referir ao Reino Unido como um todo. E o próprio governo do Reino Unido usa “Britain” como abreviação de “Great Britain” (como eles deixam claro nesta página).

Mapa do Reino Unido

Inglaterra

A Inglaterra é um dos países que compõem o Reino Unido, localizado na Grã-Bretanha. Sua capital é Londres (cidade que também é a capital do Reino Unido). A Inglaterra também faz fronteira com a Escócia (que fica ao norte) e o País de Gales (que fica a oeste).

Diferente dos outros países do Reino Unido, a Inglaterra não tem um governo próprio. Ela é governada diretamente pelo parlamento do Reino Unido. País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, além de responder a esse parlamento, também têm governos locais subordinados a ele.

No entanto, vale apontar que a Inglaterra tem enorme maioria nesse parlamento. De um total de 650 cadeiras na Câmara dos Comuns, 532 são reservadas a representantes da Inglaterra. Ou seja: o país tem tanta influência sobre o parlamento que sequer é necessário que ele tenha um governo só dele.

Leia também: 8 ferramentas para estudar inglês de graça

Bônus: Irlanda

Como você deve ter percebido, a gente só falou, lá em cima, da Irlanda do Norte. É bom deixar claro: a Irlanda da qual você ouve falar com mais frequência, cuja capital é Dublin, não é a Irlanda do Norte, mas sim um país independente, localizado na mesma ilha da Irlanda do Norte. Esse país normalmente é chamado de República da Irlanda (ou Republic of Ireland) para se diferenciar da Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido.

A divisão tem origens históricas. A Irlanda como um todo era uma colônia do Reino Unido até 1922 quando, depois de um período de guerra, conquistou sua independência. No entanto, os distritos do norte da Irlanda ainda tinha influência mais forte do Reino Unido e optaram por continuar no reino. Isso deu origem à República da Irlanda (no sul da ilha) e à Irlanda do Norte, ligada ao Reino Unido.

Resumindo: quais são os países do Reino Unido?

Os países que compõem o Reino Unido são: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A Irlanda é um país separado, que também fica nas ilhas britânicas. Mais específicamente, ela fica na ilha a oeste de Grã-Bretanha que também se chama Irlanda (e na qual também está a Irlanda do Norte).

Com isso, a distinção entre Inglaterra, Irlanda, Grã-Bretanha e Reino Unido deve ficar bem mais clara para você! Então lembre-se de que as universidades da Irlanda não são britânicas, que a Universidade de Edimburgo não fica na Inglaterra e que Londres é, sim, a capital de mais de um lugar (da Inglaterra e do Reino Unido)!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados