Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

18.05.15

O que conta como atividade extracurricular para as universidades

O que conta como atividade extracurricular para as universidades

Atividades extracurriculares vão além de trabalho voluntário. Veja áreas em que você pode se destacar para ser aprovado por uma universidade 'top' estrangeira!

O processo de seleção de universidades norte-americanas é completamente diferente do vestibular brasileiro, em que os estudantes fazem apenas uma prova; nos EUA, a seleção leva em consideração, além de provas (SAT ou ACT), teste de proficiência em inglês, histórico escolar, cartas de recomendação e redações (entenda aqui). As escolas querem avaliar o candidato como um todo, incluindo suas paixões, interesses e conquistas além da sala de aula. Por isso, as atividades extracurriculares desenvolvidas pelos estudantes têm peso importantíssimo.

Muitos, no entanto, associam de forma equivocada atividades extracurriculares a trabalho voluntário. Apesar de ser importante – para o mundo e não necessariamente para ser aprovado em uma universidade ‘top’ – há atividades extraclasse que vão bem além de trabalho voluntário. O site About.com fez uma lista dessas atividades:

Artes: atividades relacionadas a teatro, música, dança, pintura, fotografia e quaisquer outras áreas que envolvam criatividade.

Ações na comunidade: aqui entram, por exemplo, atividades realizadas junto a instituições religiosas (planejamento de eventos, jantares beneficentes, trabalhos missionários, etc) e a grupos da sociedade.

Clubes: no EUA, são muito comuns os ‘clubs’ que unem pessoas com os mesmos interesses. No Brasil, eles não são tão frequentes, mas também existem, como grupos de estudo de idiomas, de debates, de discussões de questões raciais e feministas.

Governança: incluem atividades ligadas a comissões escolares, conselhos estudantis, grêmios, etc.

Hobbies: seja criativo neste tópico. As faculdades estão interessadas ​​em suas ‘paixões’. Elas podem ser, por exemplo, hipismo ou então colecionar algum tipo específico de objeto.

Mídia: incluem participações no jornal ou rádio da escola, escrever para blogs, etc.

Música: aqui incluem tanto sua participação em bandas como seus interesses individuais ligados à música (canto, violão, guitarra, bateria…).

Esportes: se você tiver atuação de destaque ou paixão por algum esporte (futebol, vôlei, basquete, dança, beisebol…) vale mencionar.

Olimpíadas do conhecimento: é muito valorizada a participação em olimpíadas escolares nacionais e internacionais.

Voluntariado: os trabalhos voluntários incluem ações para crianças, idosos e pessoas em situação de risco, além de trabalhos de ajuda aos animais e ao meio ambiente de forma geral.

Leia também:
Atividades extracurriculares: conheça mitos e verdades
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior

*Crédito da foto: Open Society Foundations

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas