InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosELAP: bolsas de 100% para intercâmbio no Canadá exclusivas para latinos

ELAP: bolsas de 100% para intercâmbio no Canadá exclusivas para latinos

Mariane Roccelo - 31/01/2024
Comentários:

O Governo do Canadá acaba de abrir as inscrições para o programa de bolsas de estudo integrais para latinos Emerging Leaders in the Americas Program, ou ELAP. Podem se inscrever estudantes de graduação, mestrado ou Ph.D. que desejam fazer um intercâmbio de 4 a 6 meses estudando em uma universidade canadense. 

Além da gratuidade das mensalidades, os estudantes de graduação selecionados para o ELAP receberão CAD$ 8.200 para passarem, pelo menos, 4 meses no país. Já os alunos de mestrado e PhD receberão CAD$ 11.100 para um intercâmbio de 5 a 6 meses. Os subsídios devem ser utilizados para necessidades, como visto, passagens aéreas, seguro-saúde, acomodação, alimentação e outras despesas do dia a dia. 

Leia também: as melhores bolsas de estudo com inscrições abertas!

Como se inscrever para as bolsas de intercâmbio

Para se inscrever, o estudante deve estar matriculado em um programa de graduação, mestrado ou doutorado em uma universidade ou faculdade reconhecida no Brasil. Os projetos de pesquisa podem ser de qualquer área do conhecimento.  

Além disso, o aluno deve ser aprovado para o intercâmbio na instituição em que deseja estudar e receber uma carta de aceitação. O ELAP explica sobre como conseguir esta carta no link (disponível aqui). 

Após receber a carta, é necessário se registrar na plataforma do programa e completar o formulário de aplicação. Os principais documentos exigidos para a inscrição são:

  • Comprovante de nacionalidade (RG ou passaporte);
  • Carta de apresentação e intenção (máximo de uma página);
  • Carta de aceitação da instituição de destino;
  • Carta de cooperação da universidade ou faculdade brasileira em que o estudante já está matriculado;

Mais informações sobre a documentação no link (disponível aqui). Estudantes interessados em concorrer às bolsas devem se inscrever até o dia 19 de março.

Sobre o ELAP

Promovido através de parcerias entre instituições canadenses e latino-americanas, o programa oferece apoio financeiro para estudantes latino-americanos que estejam matriculados em instituições de ensino superior em seus países de origem. São oferecidas cerca de 400 bolsas de estudo por ano, e o programa já beneficiou mais de 4 mil estudantes desde 2009. Confira o regulamento completo aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados