InícioPreparaçãoMelhore as anotações de aulas e facilite os estudos com o método...

Melhore as anotações de aulas e facilite os estudos com o método Cornell

Mariane Roccelo - 27/01/2023
Comentários:

O método Cornell é um modelo de anotação esquematizada que facilita e ajuda a reter o conhecimento já no momento da escrita. Reter bem os novos conteúdos durante os estudos é o coração de um bom aprendizado, entretanto, é também uma das etapas mais complicadas doe processo. Para quem está se preparando para exames de admissão, como o ENEM, SAT, ACT, GRE e testes no geral, como TOEFL e outros de proficiência, estudar de forma mais eficaz ajuda a aproveitar melhor o tempo e a conseguir se sair bem nas avaliações.

O professor Walter Pauk, ex-diretor do centro de leitura e estudo da Cornell University considerou a importância dessa etapa do aprendizado e as dificuldades de muitos estudantes. Nos anos 40, ele desenvolveu uma das mais conhecidas técnicas de anotações e memorização, que ficou conhecida como método Cornell.

Leia também: 6 bibliotecas digitais gratuitas para você enriquecer seu projeto

A técnica é dividida em 3 etapas, que trabalham sequencialmente a escuta, o entendimento e a reflexão. A partir dessa estrutura, o método Cornell propõe um modelo de anotação dividido em 3 momentos, que falaremos a seguir. Além da estrutura de anotações do método, também sugerimos que você anote à mão sempre que for possível. Há pesquisas que mostram que a memorização é mais eficaz quando anotamos e escrevemos com caneta e papel.

Como aplicar o Método Cornell nas anotações

Etapa 1: divida as páginas em 3 espaços

Cada um dos espaços serão destinados a cada uma das etapas. O método propõe um modelo de divisão, mas você pode adaptá-lo para a forma que for melhor para suas anotações. O importante é garantir que haverá 3 espaços para as 3 etapas.

A divisão proposta é a seguinte: do lado superior esquerdo, separe uma parte para anotações rápidas. No superior direito, separe uma parte para os resumos. Na parte de baixo, separe um espaço para as perguntas. Veja o modelo a seguir:

exemplo de uma página de anotações usando o cornell

Etapa 2: anotações

No espaço que você separou para as anotações, anote! Pode ser falas durante aulas e seminários, cópia de lousa, citações de livros etc. Essa é a primeira etapa escrita do método Cornell, e consiste em você registrar de forma rápida aquilo que está escutando, vendo ou lendo.

Etapa 3: resumos

No espaço para os resumos, o objetivo é você garantir que entendeu o conteúdo de suas anotações. Nessa etapa, pense no que acabou de aprender e tente resumir com suas próprias palavras esse conteúdo.

Esse exercício é importante para que você fixe o que foi aprendido, pois ele te obriga analisar atentamente e explicar para você mesmo como reteu a informação. Isso acontecer porque só é possível explicar algo com nossas palavras quando aprendemos a lógica do que está sendo transmitido.

Etapa 4: perguntas

No espaço para questões, você deve preencher com as possíveis dúvidas ou pensamentos relacionados que teve durante a feitura dos resumos. Esse momento é a hora de você ter certeza que tem aquele novo conhecimento de forma clara na mente, além de abrir espaço para reflexão e desenvolvimento desse conteúdo.

Leia também: Por que dormir bem é prioridade nos estudos e como ter uma boa noite de sono

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados