InícioComo se Preparar8 bibliotecas online com livros, vídeos e música disponíveis de graça

8 bibliotecas online com livros, vídeos e música disponíveis de graça

Mariane Roccelo - 12/07/2023
Comentários:

Na internet, há um grupo de bibliotecas online com acervos de livros, textos, vídeos, sons, documentação e outras obras que estão disponíveis totalmente de graça. Para acessá-las, basta ter em mãos um dispositivo com internet. Estudantes de todas as idades podem complementar os estudos com os materiais disponíveis, que abordam as várias áreas do conhecimento e incluem até obras de autores famosos, como Machado de Assis, Gabriel Garcia Marquez, Lygia Fagundes Telles e Saramago.

Em algumas dessas plataformas, há também a possibilidade para pesquisadores e acadêmicos enviarem os próprios artigos para publicação. Nas bibliotecas online com foco no público acadêmico, a maioria dos materiais disponibilizados estão em inglês. Entretanto, apesar de serem em menor quantidade, nelas também há textos em diversas línguas, incluindo o português.

Bibliotecas online na pesquisa acadêmica

Ter ao alcance bons artigos e dados como referência é sempre importante na hora de se candidatar a um programa de pós-graduação, completar um trabalho ou até para melhorar o conhecimento sobre um assunto.

Partindo da premissa de que conhecimento é bem público e tentando aproximar acadêmicos e estudantes de todo o mundo, iniciativas como a JSTOR e o Project Gutenberg mantém acervos com milhares de artigos e dados abertos disponíveis de graça na internet.

Leia também: As obras que entraram em domínio público em 2023

Para quem deseja conseguir uma bolsa para um mestrado ou doutorado em uma universidade estrangeira, muitas vezes parte da documentação necessária inclui o envio de projetos de pesquisa que comprovem que o aluno tem conhecimento aprofundado sobre o tema da pesquisa.

Selecionamos aqui as principais bibliotecas online com milhares de artigos, journals, livros e dados científicos com acesso aberto.

1. Project Gutenberg

Biblioteca online mais antiga do mundo, o Project Gutenberg foi criado em 1971 pelo escritor norte-americano Michael S. Hart, formado na University of Illinois e considerado o inventor do e-book. Com objetivo principal de promover o conhecimento literário da forma mais acessível possível, atualmente, a plataforma oferece mais de 62,108 itens de sua coleção em diversos formatos.

O nome do projeto é uma homenagem ao inventor alemão Johannes Gutenberg, que levou a máquina de impressão para a Europa no século XV. Além de livros, o site também disponibiliza arquivos não textuais, como áudios e partituras. 

Acesse a bilbioteca online do Project Gutenberg aqui

2. Acervo em Domínio Público

No Brasil, assim como em todos os países signatários da chamada Convenção de Berna — evento onde foi estabelecido o reconhecimento do direito autoral — uma obra se torna pública, livre e gratuita após setenta anos o falecimento do autor ou do último co-autor em casos de produções coletivas.

Por que dormir bem é prioridade nos estudos e como ter uma boa noite de sono

O acervo disponível em domínio público é grande e tem autores de diversos países. Entre as obras disponíveis em português, há autores como Machado de Assis, José de Alencar e Euclides da Cunha, além de publicações das mais variadas áreas de conhecimento, como Educação, Direito, Matemática etc., além de documentos públicos e acervo de vídeo e som.

A busca do site brasileiro de domínio público permite filtrar por imagem, som, texto, vídeo, áreas do conhecimento, autores, título e 16 idiomas.

Acesse a Bilbioteca Online de Domínio Público aqui

3. Biblioteca pública do Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo inaugurou no último dia 23 de junho uma biblioteca digital gratuita com um acervo de mais de 15 mil títulos. Os livros disponíveis na BibliOn incluem obras de escritores, como Gabriel Garcia Marquez, José Saramago, Lygia Fagundes Telles, entre outros. Para acessar, é necessário realizar o cadastro com um endereço do Estado de São Paulo.

As obras são disponibilizadas gratuitamente e os empréstimos duram cerca de 15 dias, com possibilidade de renovação para obras sem reservas – assim como as bibliotecas físicas. Cada leitor pode pegar, no máximo, dois livros por vez. Para acessar, é possível baixar o aplicativo pelo celular buscando por “BibliOn”.

Acesse o site da BibliOn aqui

4. JStor

Criada em 1995 e autointitulada como uma “livraria digital para curiosos intelectuais”, a JSTOR é uma das plataformas mais utilizadas por acadêmicos e pesquisadores. Ela é uma ONG com sede em Nova York que mantém um sistema de arquivamento de conteúdos acadêmicos que une acervos de universidades de todo o mundo.

Nem todo conteúdo da JSTOR é aberto, entretanto, qualquer um pode fazer o cadastro e utilizar a maior parte do acervo. Universitários podem acessar o acervo completo da JSTOR através do e-mail universitário. Há, também, opções de cadastro para pesquisadores independentes ou que, no momento, não estão matriculados em curso nenhum.

Assim como a Gutenberg, o acervo da JSTOR também conta com conteúdos não textuais, como fotografias, matérias visuais e peças artísticas. Pesquisadores e acadêmicos de qualquer lugar podem submeter artigos para publicação na plataforma. 

Acesse a Bilbioteca Online da JStor aqui

5. Capes

Para quem procura um acervo nacional com textos escritos em Português e sobre o Brasil, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, tem parte de seu acervo de pesquisas disponíveis online. As publicações vêm de universidades e pesquisadores de todo o país. 

Acesse a Bilbioteca Online da Capes aqui

6. CORE

A britânica Core é a maior plataforma do mundo com acesso aberto à papers científicos e dados. Atualmente, contém mais de 200 milhões de artigos disponíveis vindos de 10 mil fontes diferentes vindas de 147 países.

A plataforma é uma agregadora de artigos científicos que também trabalha com bases de dados. A Core oferece serviços para pesquisadores, universidades e indústrias através dos serviços de API (Application Programming Interface), dataset e repositórios online.  

Acesse a Bilbioteca Online do CORE aqui

7. ScienceOpen

Assim como a JSTOR, a ScienceOpen é uma plataforma voltada para conectar acadêmicos e estudantes de todo o mundo. Com sedes em Berlim e Boston, ela é uma start-up criada em 2013 pelo físico e professor da Leipzig University Alexandre Grossman, e o cientista e desenvolvedor Tibor Tscheke.

O objetivo da plataforma é tornar a o conhecimento acadêmico mais acessível e próximo da população. A ScienceOpen mantém uma curadoria fixa do conteúdo oferecido e qualquer pesquisador pode submeter artigos para tentar publicar. São, ao todo, 70 milhões de publicações e 25 mil journals disponíveis.

Acesse a Bilbioteca Online do ScienceOpen aqui

8. DOAJ

Criada na Suécia e com sede no Reino Unido, a DOAJ (Directory of Open Access Journals) é uma biblioteca online de acesso aberto lançada em 2003 na Lund University. Posteriormente, foi adquirida e mantida pela Open Society Institute, rede internacional do filantropo George Soros. 

A curadoria da plataforma é comunitária, assim como a Wikipedia, e todos os metadados disponibilizados são licenciados pelo Creative Commons. Na DOAJ estão hospedados mais de 16 mil journals e 5 milhões de artigos escritos em 80 línguas.

Acesse a Bilbioteca Online do DOAJ aqui

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados