InícioBolsas de EstudoBolsa para curso de direito internacional da ONU, em Haia

Bolsa para curso de direito internacional da ONU, em Haia

Priscila Bellini - 31/01/2023
Comentários:

Estão abertas até 28 de fevereiro as inscrições para o curso de direito internacional ministrado no Palácio da Paz em Haia, na Holanda. Criado pelas Nações Unidas, o curso acontece entre 3 de julho e 4 de agosto e é voltado a profissionais que venham de países em desenvolvimento, como o Brasil.

Como se candidatar ao curso de direito internacional

Para se inscrever, é necessário submeter a candidatura por meio do site oficial do programa, batizado de United Nations International Law Fellowship Programme. As bolsas são abertas a profissionais que trabalhem com governos, organizações internacionais, universidades e ONGs.

É necessário submeter dois formulários, a serem preenchidos em francês. O primeiro deles lista as experiências profissionais e acadêmicas do candidato, além de exigir detalhes sobre os planos do aluno para quando retornar a seu país de origem. Já o segundo formulário deve ser preenchido por um supervisor que recomende o candidato, ou em nome da instituição brasileira que o indique.

Leia mais: Academia de Direito Internacional de Haia, a capital jurídica do mundo

Também é necessário comprovar proficiência em francês, já que o curso de direito internacional será conduzido no idioma. Entre os documentos aceitos, estão testes de proficiência, bem como diplomas e certificados de formações cursadas pelo candidato, que tenham sido conduzidas em língua francesa.

Como funciona o curso

Durante o curso de direito internacional, os alunos participam de palestras e seminários sobre o tema, organizados pela Divisão de Codificação do Escritório das Nações Unidas de Assuntos Jurídicos e pela Academia de Direito Internacional de Haia. Toda a programação deste ano será conduzida em francês.

Leia mais: Conheça as melhores universidades europeias neste guia gratuito

Ao longo de seis semanas, os estudantes participam de aulas e debates no período da manhã e da tarde.

Quais os benefícios da bolsa

As bolsas oferecidas pelas Nações Unidas contemplam todas as despesas. Incluem gastos com passagens aéreas, seguro-saúde e acomodação, assim como matrícula e material do treinamento.

Para saber mais detalhes sobre as bolsas e a formação, basta acessar o edital do programa.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados