InícioGraduaçãoSAT, ACT e APs Exams: conheça os exames e entenda as mudanças

SAT, ACT e APs Exams: conheça os exames e entenda as mudanças

Redação do Estudar Fora - 02/11/2021
Comentários:

O SAT, ou Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar), é um dos principais exames utilizados para ingressar nos cursos de ensino superior dos EUA. Até junho de 2021, esta prova se subdividia em duas categorias: o SAT I e SAT Subjects, entretanto, somente a primeira seguirá existindo nos próximos anos.

O SAT I tem por objetivo mensurar habilidades acadêmicas de estudantes, demonstrando potencial em cursar o ensino superior. A prova é dividida em 3 partes: Reading (capacidade de leitura), Writing & Language (estrutura da língua inglesa) e Matemática. SAT Subjects, por outro lado, consistiam em diversas provas de matérias isoladas, como Biologia, Física, História dos Estados Unidos, Literatura, dentre outras. 

O que muda?

O SAT Subjects deixou de existir em junho de 2021. Devido a estas mudanças em 2021, outras provas que cobram conhecimentos específicos tendem a ganhar mais espaço, como Advanced Placement Exams, ou AP.

A justificativa para a mudança foi adaptar “às novas realidades e mudanças no processo de admissão à faculdade”, explicou em nota o College Board, a organização responsável pelos testes de admissão nos EUA. Essa mudança tem sido debatida há algum tempo e visa tornar o ensino superior mais acessível para estudantes norte-americanos de baixa renda e afro descendentes.

Desde o meio de 2021, o College Board deixou de oferecer o SAT Subjects e Essay e anunciou a decisão por não mais utilizar os testes. Desde o início da pandemia, centenas de faculdades, incluindo todas as universidades da Ivy League, tornaram o SAT I opcional. Até o momento, mais de 1.600 instituições de ensino superior, incluindo universidades, como o MIT, suspenderam a necessidade do SAT e ACT para applications em 2021 e 2022.

No Brasil, o acesso aos AP exams é mais dificultado e, atualmente, as provas são aplicadas apenas em escolas de ensino bilíngue e poucas escolas preparatórias, como o Etapa, embora estudantes de qualquer escola possam fazer a prova, bastando procurar centros aplicadores.

College Board anuncia mudanças no SAT e ACT

De acordo com o College Board, a mudança foi adotada para reduzir as “demandas dos alunos”. Entretanto, há outros motivos que envolvem o declínio dos SAT Subjects e ACT. Dados dos últimos anos do College Board mostraram que, em 2019, 57% dos alunos brancos alcançaram as notas exigidas nos testes de leitura, escrita e matemática, enquanto estudantes negros atingiram apenas 20%. No mesmo ano, 45% dos aplicantes brancos pontuaram 1.200 ou mais, enquanto 12% dos latinos e 9% dos negros alcançaram essa faixa.

Além disso, segundo a revista Forbes, “o SAT tem sido atormentado por problemas antes mesmo da pandemia, incluindo alegações de preconceito racial nos testes”. De acordo com a publicação, nos últimos anos também houve denúncias de fraude sobre alunos pagando para ter supervisores antiéticos ou para outra pessoa fazer o teste por eles. Para estudantes internacionais, os testes SAT Subjects foram encerrados em junho de 2021.

Como funciona o AP Exam?

Os AP Exams serão oferecidos durante um período de duas semanas anualmente. As matérias abordadas nesse teste são parecidas com as do SAT e cobrem diversas áreas de conhecimento, desde biologia e história até teoria musical. Ao todo, são 38 opções de provas oferecidas, veja a lista completa neste link.

A pontuação dos exames do AP é apresentada em uma escala que vai de 1 até 5. Notas de 1 a 2 são consideradas baixas e com pouca ou nenhuma probabilidade de admissão, já a nota 3 é considerada mediana e com poucas chances de aprovação. Notas consideradas altas são 4 ou 5 e, para a maioria das universidades, serão as notas exigidas.

Como são as provas do AP

Cada exame possui especificidades, mas, no geral, as provas seguem todas as estruturas a seguir:

  • Duranção de 2 à 3 horas;
  • A primeira parte do exame consiste em questões de múltipla escolha. A pontuação final do AP considerará apenas as respostas corretas.
  • A segunda parte do exame consiste em questões de livre escolha, que podem ser exigidas em formato de redação, resolução de problemas ou prova oral.

Neste link, você encontra os temas exigidos para cada um dos AP Exams.

Como são os SAT e ACT

Confira o texto publicado no site do The Princeton Review sobre os exames SAT e ACT. Entretanto, enfatizamos que apesar dos testes continuarem a existir a tendência é serem cada vez menos exigidos para ingressar em universidades dos EUA.

Leia também: 4 aplicativos para estudar para o SAT

As perguntas do ACT tendem a ser mais diretas

As questões do ACT são muitas vezes mais fáceis de entender em uma primeira leitura. Já no SAT, você pode gastar tempo tentando descobrir o que está sendo pedido antes que comece a resolver o problema. Para você ter um exemplo, aqui estão alguns modelos de perguntas do essay no SAT e do teste escrito (nome deles para essay) no ACT:

  • SAT: Qual é a sua visão da afirmação de que algo mal sucedido ainda pode ter algum valor?
  • ACT: Na sua opinião, os colégios devem ser mais tolerantes com estudantes que colam durante as provas?

Leia também: MIT deixa de aceitar SAT Subjects; saiba o que isso significa

O SAT tem uma forte ênfase em vocabulário

Se você é um amante das palavras, vai adorar o SAT. Se as palavras não são seu forte, você pode se sair melhor no ACT.

O ACT tem uma seção de Ciências e o SAT não tem

Você não precisa saber nada sobre amebas ou reações químicas para a seção de Ciência do ACT. Ela foi criada mais para testar suas habilidades de leitura e de raciocínio com base na análise de um determinado conjunto de fatos. Mas, se você tem fobia à ciência, o SAT pode ser a melhor opção.

A ACT testa conhecimentos matemáticos mais avançados

Além de aritmética básica, álgebra I e II e geometria, o ACT testa seus conhecimentos de trigonometria. Mas a seção de matemática do ACT não é necessariamente mais difícil, já que muitos estudantes acham as perguntas mais diretas do que as do SAT.

A Prova Escrita do ACT é opcional no dia do teste, mas exigida por muitas escolas

O essay do SAT, realizado em 25 minutos, é obrigatório e a pontuação é integrada na seção de writing. Já a prova escrita do ACT dura 30 minutos e é opcional. Se você optar por fazê-la, a nota não será incluída na sua pontuação geral. As escolas vão analisá-la separadamente. Muitas faculdades exigem a seção de escrita do ACT, então não se esqueça de verificar com as escolas em que você está se candidatando antes de fazer o teste.

O SAT é dividido em mais seções

No ACT, você fará cada área de conteúdo (Inglês, Matemática , Leitura e Ciências) em um grande bloco, com o teste de escrita opcional ao final. No SAT, as áreas de conteúdo (Leitura, Matemática e Redação) são divididos em 10 seções, sendo o essay exigido no início do teste. Você pode fazer um pouco de matemática, escrever um pouco, um pouco de leitura crítica, um pouco mais de matemática, etc. Ao escolher entre o SAT e ACT, pergunte a si mesmo se fazer um pouco de cada matéria vai confundi-lo ou ajudar a manter-se energizado durante o teste?

O ACT é um exame mais generalista

No SAT, os admissions officers se preocupam mais como você desempenhou em cada seção. No ACT, eles são mais preocupados com a sua pontuação final. Então, se você é fraco em uma área de conteúdo, mas forte em outras, você ainda pode tirar uma boa nota ACT e, assim, causar uma forte impressão na comissão de admissão.

No livro ACT ou SAT? da Princeton Review você encontra informações adicionais sobre ambos os testes (incluindo diversas questões práticas), e um exame de avaliação completo para ajudá-lo a fazer a escolha certa. Compre seu exemplar na livraria online.

Leia o texto original AQUI.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados