InícioBolsas de EstudoBiologia e SaúdeBolsas para mestrado em sustentabilidade na Universidade das Nações Unidas

Bolsas para mestrado em sustentabilidade na Universidade das Nações Unidas

Marcela Marcos - 05/12/2019
Comentários:

Estão abertas até 28 de fevereiro as inscrições para o programa mestrado em sustentabilidade da UNU, a Universidade das Nações Unidas. São duas opções de apoio financeiro para candidatos brasileiros: as bolsas da Japan Foundation for UNU e UNU Rector’s Scholarship, que são as bolsas do Reitor da Universidade das Nações Unidas.

O programa de mestrado em sustentabilidade na instituição, que tem sede em Tóquio, no Japão, combina abordagem prática e excelência em pesquisa. Com duração de dois anos, formação aposta em interdisciplinaridade e oferece matérias de ciências sociais e do meio ambiente.

Leia mais: “Morar em Tóquio é como viver em diversas cidades” diz estudante

Ao longo do curso, os alunos têm oportunidade de frequentar palestras, aulas e workshops com autoridades no assunto. Além das matérias na Universidade das Nações Unidas, há opções de eletivas em outras instituições de ensino no Japão, como a Universidade de Tóquio.

Programas de bolsas

Não há um processo seletivo separado para o apoio financeiro. Ao se inscrever para o mestrado em sustentabilidade na UNU, o candidato já tem seu perfil analisado para as bolsas de estudo disponíveis. Entre as quatro opções oferecidas pela Universidade das Nações Unidas, duas valem para os estudantes brasileiros.

A Japan Foundation for UNU oferece auxílio mensal de 120 mil ienes (moeda japonesa), o equivalente a cerca de R$ 4.600 na cotação atual, e cobre também o valor da anuidade do curso em sustentabilidade. Já os gastos com passagens aéreas, visto e seguro-saúde durante os dois anos de curso ficam a cargo do estudante. Para ser elegível, o estudante não pode ter obtido outro diploma de mestrado anteriormente.

Quer saber quais os impactos do mestrado na carreira? Baixe o guia gratuito!

A bolsa do Reitor da Universidade das Nações Unidas, por sua vez, concede valor mensal de 130 mil ienes (cerca de R$ 5.000), ao longo dos dois anos de curso. Também são cobertos pela bolsa de estudos as despesas com passagens aéreas e anuidade. O mestrado em sustentabilidade na UNU deve ser o primeiro obtido pelo estudante, que também deve ter interesse nas Nações Unidas.

Como se inscrever no mestrado em sustentabilidade

Como não há uma seleção separada, os escolhidos para as bolsas de estudo são escolhidos com base nas candidaturas ao mestrado. Entre os documentos exigidos, estão cartas de referência, histórico acadêmico e comprovação de proficiência em inglês. São aceitos testes padronizados, como o TOEFL e o IELTS. Como o curso é conduzido em inglês, não há necessidade de comprovar conhecimento em japonês.

Para saber detalhes sobre o processo de candidatura e sobre o programa de mestrado em sustentabilidade, basta acessar o site oficial da UNU.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados