Um projeto: Fundação Estudar

Bolsas de Estudos

Quais são e como funcionam os programas de bolsas e financiamento

30.05.16

Confira 10 bolsas de estudo para você se inscrever em junho

lista de bolsas de estudo

Ainda dá tempo de estudar fora em 2016! Confira oportunidades abertas e não perca tempo.

Os custos de fazer uma graduação ou uma pós-graduação no exterior podem ser muito altos para a maioria dos brasileiros. Um ano de graduação em Harvard, por exemplo, custa entre R$ 115 e 125 mil. Já um ano de um curso de Administração na Fundação Getúlio Vargas, uma das mais renomadas no Brasil nesta área, é de R$ 32 mil ao ano.

Os custos, porém, não devem ser vistos como um empecilho para quem deseja estudar nas melhores universidades. O Estudar Fora selecionou 10 oportunidades de bolsas que estão com inscrições abertas – há cursos com início ainda em setembro de 2016, e outras para início em 2017. Seja qual for a data de início do curso, o importante é não perder o prazo para preparar a candidatura e se inscrever.

Para Graduação

#1 Curso de Políticas Públicas na Itália

A Fundação Botín, organização que atua no desenvolvimento social mundial, está com inscrições abertas até o dia 16 de junho para o programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina. O curso é destinado a universitários de 19 e 23 anos, que tenham concluído mais de 50% do curso de graduação (não importa a área) até o dia 30 de setembro, e que tenham interesse em seguir carreira no setor público.

#2 Bolsas para graduação na Inglaterra

Um vídeo de 60 segundos pode conquistar bolsas de até três anos na Universidade de West London. São oferecidas duas bolsas de 50% de anuidade e uma bolsa integral para os inscritos, que devem ter sido previamente aceitos como estudantes internacionais para um dos programas de graduação da instituição. Após receber o aceite, é preciso enviar pela internet um formulário e um vídeo seguindo as recomendações do edital. O vídeo pode ser enviado até 19 de junho.

Para pós graduação à distância

#3 Mestrado Online em Gestão Empresarial e Comércio Exterior

A Organização dos Estados Americanos (OEA) está oferecendo bolsas de 40% para os programas de mestrado à distância da Universidade Complutense de Madri, uma das instituições de ensino mais antigas da Espanha. Os programas têm duração de um ano e são realizados em espanhol. Para candidatar-se, é preciso inscrever-se diretamente aos programas (Mestrado em Gestão Empresarial e Mestrado em Comércio Exterior) e enviar uma solicitação de bolsa até o dia 30 de junho na plataforma da OAS.

#4 Mestrado em Desenvolvimento Humano na Argentina

A Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Sede, na Argentina, está com inscrições abertas para bolsas de 50% para seu curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano, que é realizado online e tem duas sessões presenciais em Buenos Aires. O curso é em espanhol e tem duração de dois anos. Para se candidatar, é preciso primeiramente inscrever-se para o programa no site da universidade, e depois enviar os documentos solicitados (inclusive uma carta de recomendação e comprovante de conclusão de curso de graduação) até o dia 1 de julho.

#5 Cursos online da Cornell University

A plataforma de cursos online da Cornell University oferece programas de desenvolvimento profissional nas áreas de finanças, saúde, hospitalidade, recursos humanos, lideranças, gestão e marketing. Através de uma parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) estão sendo oferecidas bolsas de 66% dos custos do programa, que têm duração de três meses. Para se candidatar, é preciso enviar até o dia 3 de julho uma candidatura através da plataforma de bolsas da OAS.

Pós Graduação Presencial

#6 Bolsa para Profissionais do Setor Público ou Terceiro Setor nos Estados Unidos

Mantido pelo governo dos Estados, o H.H.Humphrey Fellowship é voltado para o treinamento profissional em universidades parceiras, como MIT e Cornell. As inscrições para a etapa nacional de seleção estão abertas até 12 de junho. Os benefícios da bolsa incluem isenção total das taxas escolares; valores mensais para manutenção, de acordo com a localidade nos Estados Unidos; auxílio para instalação e subsídios para compra de um notebook e livros; passagens de ida e volta aos Estados Unidos; seguro saúde e curso intensivo de inglês para os selecionados que não possuírem a fluência mínima exigida.

#7 Mestrado da UNESCO na Holanda

Fundação Rotary está oferecendo bolsas para estudantes e profissionais que desejem estudar e pesquisar soluções para a crise hídrica no Instituto de Educação Hídrica da UNESCO. As inscrições vão até 15 de junho. A bolsa é no valor de aproximadamente 34 mil euros e cobre os custos de participação no programa e alojamento. A UNESCO também poderá prover auxílio adicional para o deslocamento e manutenção do estudante na Holanda durante o período do curso.

#8 Mestrado em Café na Itália

Realizado na cidade de Trieste, na Itália, o curso tem duração de cinco meses e abrange todos os aspectos da cultura cafeeira, do cultivo até a logística e comercialização. O valor total da anuidade é de 15 mil euros. As bolsas de estudos oferecidas pela empresa italiana Illy podem cobrir integralmente ou parcialmente o valor do curso. As inscrições vão até 15 de junho.

#9 Bolsas Endeavour para Pós-Graduação na Austrália
O governo australiano está com inscrições abertas para seu programa de bolsas de estudo integrais para especialização, mestrado, pesquisa e cursos técnicos. As inscrições vão até o dia 30 de junho e as universidades participantes podem ser consultadas no site Universities Australia. Todas as bolsas de estudo são integrais. Incluem, além de mensalidades do curso, custos de viagem de ida e volta, ajuda para alojamento e mais 3 mil dólares australianos.

#10 Mestrado em Políticas Públicas na Alemanha

O Programa Helmut-Schmidt 2017 oferece apoio para estudantes de Mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança. São oito opções de cursos de mestrado na área e podem se candidatar estudantes que possuam graduação em direito, ciências sociais e políticas, economia, administração, relações internacionais e áreas relacionadas. As inscrições estarão abertas entre primeiro de junho e 31 de julho.

 

Leia também:
Bolsas de estudo para mestrado em inglês na China
Descubra como bancar sua pós graduação no exterior
3 bolsas de estudo para MBA que encerram inscrições em junho

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT