//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoConfira 10 bolsas de estudo para você se inscrever em junho

Confira 10 bolsas de estudo para você se inscrever em junho

Lecticia Maggi - 30/05/2016
Comentários:

Os custos de fazer uma graduação ou uma pós-graduação no exterior podem ser muito altos para a maioria dos brasileiros. Um ano de graduação em Harvard, por exemplo, custa entre R$ 115 e 125 mil. Já um ano de um curso de Administração na Fundação Getúlio Vargas, uma das mais renomadas no Brasil nesta área, é de R$ 32 mil ao ano.

Os custos, porém, não devem ser vistos como um empecilho para quem deseja estudar nas melhores universidades. O Estudar Fora selecionou 10 oportunidades de bolsas que estão com inscrições abertas – há cursos com início ainda em setembro de 2016, e outras para início em 2017. Seja qual for a data de início do curso, o importante é não perder o prazo para preparar a candidatura e se inscrever.

Para Graduação

#1 Curso de Políticas Públicas na Itália

A Fundação Botín, organização que atua no desenvolvimento social mundial, está com inscrições abertas até o dia 16 de junho para o programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina. O curso é destinado a universitários de 19 e 23 anos, que tenham concluído mais de 50% do curso de graduação (não importa a área) até o dia 30 de setembro, e que tenham interesse em seguir carreira no setor público.

#2 Bolsas para graduação na Inglaterra

Um vídeo de 60 segundos pode conquistar bolsas de até três anos na Universidade de West London. São oferecidas duas bolsas de 50% de anuidade e uma bolsa integral para os inscritos, que devem ter sido previamente aceitos como estudantes internacionais para um dos programas de graduação da instituição. Após receber o aceite, é preciso enviar pela internet um formulário e um vídeo seguindo as recomendações do edital. O vídeo pode ser enviado até 19 de junho.

Para pós graduação à distância

#3 Mestrado Online em Gestão Empresarial e Comércio Exterior

A Organização dos Estados Americanos (OEA) está oferecendo bolsas de 40% para os programas de mestrado à distância da Universidade Complutense de Madri, uma das instituições de ensino mais antigas da Espanha. Os programas têm duração de um ano e são realizados em espanhol. Para candidatar-se, é preciso inscrever-se diretamente aos programas (Mestrado em Gestão Empresarial e Mestrado em Comércio Exterior) e enviar uma solicitação de bolsa até o dia 30 de junho na plataforma da OAS.

#4 Mestrado em Desenvolvimento Humano na Argentina

A Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Sede, na Argentina, está com inscrições abertas para bolsas de 50% para seu curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano, que é realizado online e tem duas sessões presenciais em Buenos Aires. O curso é em espanhol e tem duração de dois anos. Para se candidatar, é preciso primeiramente inscrever-se para o programa no site da universidade, e depois enviar os documentos solicitados (inclusive uma carta de recomendação e comprovante de conclusão de curso de graduação) até o dia 1 de julho.

#5 Cursos online da Cornell University

A plataforma de cursos online da Cornell University oferece programas de desenvolvimento profissional nas áreas de finanças, saúde, hospitalidade, recursos humanos, lideranças, gestão e marketing. Através de uma parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) estão sendo oferecidas bolsas de 66% dos custos do programa, que têm duração de três meses. Para se candidatar, é preciso enviar até o dia 3 de julho uma candidatura através da plataforma de bolsas da OAS.

Pós Graduação Presencial

#6 Bolsa para Profissionais do Setor Público ou Terceiro Setor nos Estados Unidos

Mantido pelo governo dos Estados, o H.H.Humphrey Fellowship é voltado para o treinamento profissional em universidades parceiras, como MIT e Cornell. As inscrições para a etapa nacional de seleção estão abertas até 12 de junho. Os benefícios da bolsa incluem isenção total das taxas escolares; valores mensais para manutenção, de acordo com a localidade nos Estados Unidos; auxílio para instalação e subsídios para compra de um notebook e livros; passagens de ida e volta aos Estados Unidos; seguro saúde e curso intensivo de inglês para os selecionados que não possuírem a fluência mínima exigida.

#7 Mestrado da UNESCO na Holanda

Fundação Rotary está oferecendo bolsas para estudantes e profissionais que desejem estudar e pesquisar soluções para a crise hídrica no Instituto de Educação Hídrica da UNESCO. As inscrições vão até 15 de junho. A bolsa é no valor de aproximadamente 34 mil euros e cobre os custos de participação no programa e alojamento. A UNESCO também poderá prover auxílio adicional para o deslocamento e manutenção do estudante na Holanda durante o período do curso.

#8 Mestrado em Café na Itália

Realizado na cidade de Trieste, na Itália, o curso tem duração de cinco meses e abrange todos os aspectos da cultura cafeeira, do cultivo até a logística e comercialização. O valor total da anuidade é de 15 mil euros. As bolsas de estudos oferecidas pela empresa italiana Illy podem cobrir integralmente ou parcialmente o valor do curso. As inscrições vão até 15 de junho.

#9 Bolsas Endeavour para Pós-Graduação na Austrália
O governo australiano está com inscrições abertas para seu programa de bolsas de estudo integrais para especialização, mestrado, pesquisa e cursos técnicos. As inscrições vão até o dia 30 de junho e as universidades participantes podem ser consultadas no site Universities Australia. Todas as bolsas de estudo são integrais. Incluem, além de mensalidades do curso, custos de viagem de ida e volta, ajuda para alojamento e mais 3 mil dólares australianos.

#10 Mestrado em Políticas Públicas na Alemanha

O Programa Helmut-Schmidt 2017 oferece apoio para estudantes de Mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança. São oito opções de cursos de mestrado na área e podem se candidatar estudantes que possuam graduação em direito, ciências sociais e políticas, economia, administração, relações internacionais e áreas relacionadas. As inscrições estarão abertas entre primeiro de junho e 31 de julho.

 

Leia também:
Bolsas de estudo para mestrado em inglês na China
Descubra como bancar sua pós graduação no exterior
3 bolsas de estudo para MBA que encerram inscrições em junho

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados