InícioColunistasMBA no exterior e carreira em tecnologia? Sim, faz sentido!

MBA no exterior e carreira em tecnologia? Sim, faz sentido!

TOP MBA - 30/05/2016
Comentários:

Por Francine Zucco e Alex Anton

O mercado global de tecnologia continuará a crescer a taxas de 4% a 5% nos próximos dois anos de acordo com a consultoria Forrester. No Brasil, apesar do cenário instável, o mercado de tecnologia da informação (TI) e de startups continua atraente. A IDC (International Data Corporation) afirma que o segmento brasileiro de TI crescerá 5% a mais que o ano passado e deve terminar 2016 como o sexto setor com mais investimentos, chegando a 165,6 bilhões de dólares. A expectativa de crescimento de ofertas de emprego é de até 30% neste ano.

Nós também acreditamos que há muito a ser feito em tecnologia no mundo e, em especial, no Brasil e que profissionais de diferentes áreas de formação podem se dar bem no setor, mesmo sem entender de programação. Por isso lhe perguntamos: está pensando em investir na carreira em tecnologia ou se aventurar no dinâmico Vale do Silício? Entenda como um programa de MBA no exterior pode ajudar você a fazer uma transição para o mercado de tecnologia e dar um salto no seu crescimento profissional.

As startups e empresas de tecnologia estão, cada vez mais, valorizando profissionais com MBA e os buscam ativamente nas top schools

O perfil introspectivo com uma atitude sempre voltada para a resolução de problemas técnicos não é suficiente para líderes de negócios. Como gestor de business development (desenvolvimento de negócios), finanças, inovação ou marketing, muito mais do que conhecimento técnico na área de tecnologia, o que importa é excelente capacidade de comunicação, visão estratégica, raciocínio analítico e paixão por gerir pessoas, além de um perfil tipicamente informal, objetivo e inovador. Os programas de MBA em top schools, além de serem uma oportunidade para aprimorar estas competências de forma acelerada em um ambiente enriquecedor, também oferecem cursos concentrados em tecnologia e um canal direto com as empresas tech mais quentes do momento (como, por exemplo, Airbnb, Dropbox, Uber, Google, Amazon, Facebook).

O MBA da Tepper School of Business da Universidade Carnegie Mellon, por exemplo, é reconhecidamente forte na área de tecnologia – 38% da turma formada em 2015 seguiu para esta área em empresas como Amazon, Apple, Expedia e Google. Estudantes interessados na área podem optar pela concentração em Business Technologies, cursando eletivas em TI Estratégico, Big Data, Data Mining, E-business e outros cursos das Escolas de Ciências da Computação e de Engenharia. Ainda, para aqueles com graduação já na área, há a opção de seguir o Technology Leadership MBA Track com ênfase em gestão e estratégia relevantes ao desenvolvimento de tecnologias de ponta.

Já o MIT abriga o Centro de Pesquisas para Sistemas de Informação e uma das melhores escolas de engenharia do mundo. Sua escola de negócios, a Sloan School of Management, tem 30% dos seus alunos de MBA com formação em engenharia e esta mesma porcentagem de graduados sai para o setor de tecnologia. Sloan oferece o programa System Design and Management de dupla diplomação em parceria com a Escola de Engenharia para aqueles que buscam aprofundar-se em habilidades técnicas para complementar suas competências em gestão e liderança. Separadamente, o currículo de MBA também oferece uma série de cursos em TI relacionados a negócios. Há também a concentração em Empreendedorismo e Inovação com foco em startups e gestão da tecnologia que inclui uma visita de estudos ao Vale do Silício.

A proximidade da Haas School of Business (Universidade da Califórnia em Berkeley) com o Vale do Silício favorece o alto número de contratações em tecnologia – 38% da última turma. O Haas@Work Applied Innovation project course, por exemplo, aproxima alunos e empresas interessadas em inovação como HP, PayPal e SAP. Cada projeto permite que grupos de 10 a 15 alunos vivenciem casos reais dos desafios do processo de inovação. Além de outros programas como o C2M (Cleantech to Market) para desenvolver tecnologias limpas, a escola recentemente lançou uma iniciativa em parceria com a consultoria Accenture para formar um currículo em Big Data. Para onde os alunos de Haas vão? Google, LinkedIn e VISA são os top-3 empregadores em tecnologia.

A dinâmica do mercado de trabalho post-MBA está mudando. As startups e empresas de tecnologia estão, cada vez mais, valorizando profissionais com MBA e os buscam ativamente nas top schools. O MBA da Harvard Business School, por exemplo, vê um crescimento anual de 20% nas ofertas de emprego voltadas ao empreendedorismo. Uma pesquisa do GMAT de 2015 aponta que o setor, pautado nas prioridades de lançar novos produtos e melhorar performance e produtividade, busca expertise nas áreas de marketing (71% das empresas), análise de dados (64%), gestão (62%), desenvolvimento de negócios (60%) e operações e logística (57%).

Interessante e instigante? O mercado de tecnologia está só no começo, ficando cada vez mais dinâmico. Invista em um MBA no exterior e prepare-se para o desafio!

 

 

Francine Zucco é bioquímica com mestrado Erasmus Mundus em Inovação, mas verdadeiramente entusiasta da área de educação. Após morar e estudar no Canadá, França, Irlanda e Itália, descobriu a sua paixão por viajar, conhecer diferentes culturas e por auxiliar estudantes a buscarem experiências transformadoras no exterior. Ela mantém estas paixões nutridas na TopMBA, onde atua como coach.

Alex Anton possui MBA pela Harvard Business School e adora ajudar outros brasileiros a realizarem o sonho de estudar nas melhores escolas do mundo. Já morou e trabalhou no Canadá, Alemanha, Suíça, Indonésia, Estados Unidos e China. É co-fundador da TopMBA Coaching e entusiasta da meditação, fotografia e corrida.

 

Leia também:
As melhores universidades do mundo na área de Tecnologia
Por dentro do MBA: Os estereótipos
Onde estudar para empreender? Descubra neste e-book!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

TOP MBA
TOP MBA
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados