InícioColunistasO que são os FCE, CPE e CAE, os certificados de proficiência...

O que são os FCE, CPE e CAE, os certificados de proficiência de Cambridge

Colunista do Estudar Fora - 09/11/2022
Comentários:

Os exames de proficiência em inglês de Cambridge, conhecidos pelos nomes de FCE, CAE e CPE, são alguns dos mais tradicionais documentos que comprovam a habilidade de se comunicar na língua inglêsa. Eles são certificados de proficiência reconhecidos internacionalmente e divididos em duas categorias: a primeira, de provas multiníveis, e a segunda, de níveis pré-estabelecidos.

Ouça este texto:

Nos exames de nível pré-estabelecido, o aluno deve atingir um grau específico de proficiência antes de se inscrever na prova. “São testes que têm cinco níveis diferentes e estão alinhados com o Quadro Comum Europeu”, explica Alberto Costa, especialista do Cambridge English. Essa divisão permite que os estudantes tenham uma estrutura já traçada para se preparar.

De acordo com o especialista, por exemplo, quando você se prepara para o nível A2, consegue dominar essas competências. “Aprovado no teste, você está pronto para se preparar para o próximo nível”, explica.

Leia também: Cambridge: tudo sobre a universidade de Isaac Newton e Charles Darwin

Confira o vídeo do Estudar Fora com Alberto Costa:

O que é a Cambridge English

Ao pesquisar exames de proficiência em inglês, é provável que você já tenha escutado sobre essas provas. Elas são aplicadas pelo Cambridge English, um departamento da Universidade de Cambridge que atua diretamente na avaliação de língua inglesa e formação de professores. Entretanto, como são diversas opções de certificados, podem aparecer dúvidas sobre o mais indicado para cada necessidade.

O portfólio completo do departamento engloba mais de 25 opções de testes e exames com diferentes características ou indicações. Então, para facilitar a escolha de quem precisa desses certificados para processos seletivos de graduação, MBA, mestrado, doutorado ou PhD, separamos aqui algumas informações importantes.

Leia também: 8 ferramentas para estudar inglês de graça

Como funcionam os certificados

Em comum, as habilidades testadas por todos os exames da Cambridge English estão alinhados ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) – confira aqui mais informações sobre ele. 

Quem pretende estudar no exterior deve buscar por exames que atendam a partir do nível B2 do CEFR – ou seja, uma classificação do “usuário” independente e capaz de se comunicar em todas as habilidades necessárias.

Dentre as opções oferecidas por Cambridge English, os exames que atendem essa necessidade são o

  • B2: First (FCE);
  • C1: Advanced (CAE);
  • C2: Proficiency (CPE).

A nomenclatura dos exames de Cambridge passou por uma reorganização nos últimos anos. Os novos nomes trazem o nível ao qual cada exame corresponde, segundo o Quadro Comum Europeu de Referência. Assim, o FCE por exemplo virou o B2: First, e o CPE virou o C2: Proficiency.

Quer saber se você tem proficiência? Faça aqui sua auto avaliação com o quadro CEFR!

FCE (B2 First)

1. O que é o FCE?
O B2: First, antigamente chamado de FCE (da sigla “First Certificate in English”) leva em consideração conhecimentos de nível intermediário superior, equivalente ao nível B2 no Quadro Comum Europeu de Referência. Ele comprova que a pessoa está apta a usar o inglês de maneira independente para se comunicar, principalmente, em quatro situações específicas: turismo, estudo, trabalho e vida social.
2. O que alguém que tem o FCE deve ser capaz de fazer?
Espera-se, por exemplo, que um falante de inglês desse nível possa ler um livro ou assistir a uma peça de teatro e depois escrever uma resenha dele, falando o que achou. Também se espera que ele consiga ouvir uma palestra e extrair dela o conteúdo principal mesmo que alguns pormenores lhe escapem), acompanhar notícias, expressar opiniões, expor argumentos e redigir documentos simples.
3. Como é a estrutura da prova?
Na estrutura do FCE, 1h15 é dedicada para Reading e Use of English; 1h20 para Writing; aproximadamente 40 minutos para Listening e 14 minutos para Speaking.
4. Com que idade eu posso fazer o FCE?
Os exames de Cambridge são para qualquer faixa etária. O nome do exame, até hoje, traz a ideia de que esse é o primeiro certificado de inglês que a pessoa faz. E isso leva algumas pessoas a acreditar que ele só pode ser feito em idade escolar. No entanto, pessoas de qualquer idade podem realizar o teste.
5. O que eu posso fazer tendo o FCE?
O certificado B2: First, antigamente conhecido como FCE, é muito útil para intercâmbios, por exemplo. É comum que os programas de intercâmbio peçam algum certificado de proficiência de inglês de nível B2 ou superior. Quem tiver o certificado B2: First terá também um documento que atesta essa proficiência. Ele também pode ser útil em alguns contextos de trabalho ou estudo em que a pessoa precisa provar que é capaz de falar inglês de maneira independente.
6. Como me preparar para o FCE?
A organização responsável pelo exame oferece uma série de recursos gratuitos para auxiliar na preparação. Há por exemplo o Cambridge Learning English, que oferece uma série de atividades de treino. Há também o Write and Improve, uma ferramenta para treinar o writing que usa inteligência artificial para avaliar instantaneamente o texto produzido pelo estudante.
7. Qual é a diferença entre o FCE e os exames de nível mais alto?
Nos exames como o C1: Advanced e @: Proficiency, o candidato já deve ter outras competências, como resumir trabalhos acadêmicos, fazer relatórios mais complexos num ambiente de trabalho ou comparar dois textos que falam sobre o mesmo assunto. NO

CAE (C1 Advanced)

O Cambridge English: Advanced (CAE) é adequado para quem precisa comprovar alto desempenho no idioma, seja para oportunidades de trabalho, estudo ou obtenção de vistos e programas de imigração. A prova destina 1h30 para Reading e Use of English; 1h30 para Writing; aproximadamente 40 minutos para Listening e 15 minutos para Speaking. Sua certificação é de nível C1 do CEFR.

CPE (C2 Proficiency)

E o Cambridge English: Proficiency (CPE) é o mais avançado dentre as opções voltadas para o objetivo dos estudos e é destinado para aqueles que possuem habilidades próximas de um usuário fluente no inglês. O tempo de prova é similar ao CAE, com apenas um minuto adicional na avaliação de Speaking. Seu certificado é de nível C2 – o mais elevado no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

Aceitação dos Exames de Cambridge (FCE, CAE, CPE) no Exterior

FCE, CAE, CPE… Como escolher entre os Certificados de Cambridge?

Os certificados de Cambridge English são aceitos por mais de 20 mil instituições em todo o mundo, entre instituições de ensino, educação superior e pós graduação, corporações e órgãos de governo e ministérios – por exemplo, instituições como Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Oxford, Cambridge, Melbourne, Universidade de Londres, Sydney. A lista completa pode ser acessada aqui.

Portanto, a escolha do exame deve levar em conta o nível dominado do idioma, mas também a universidade desejada, que possui regras próprias sobre quais exames são aceitos para os seus cursos e por quanto tempo eles são válidos.  Por isso, é necessário se informar sobre o requisito durante a fase de planejamento para ter certeza que o exame escolhido atenderá o seu desejo.

Como realizar os exames de Cambridge

Há datas disponíveis durante todo o ano para a realização dos exames, conforme o calendário de cada centro autorizado. Para encontrar o centro mais conveniente basta buscar pelo site e então informar-se sobre o calendário de aplicação. Para realizar a prova não é preciso estar matriculado em um curso de inglês, basta que a pessoa tenha adquirido conhecimento compatível com o nível testado.

Quer saber mais sobre os exames de Cambridge? Baixe nosso guia completo de preparação!

Leia também:
Sobre o Autor

Alberto Costa possui 30 anos de experiência no mercado de educação, tendo atuado como professor de inglês, especialista nos exames de Cambridge English, treinador de professores para as certificações CELTA, ICELT e DELTA. Além disso também esteve à frente de iniciativas de treinamento e formação continuada de professores de inglês e de consultoria acadêmica. Costa possui especialização em treinamento de professores (PRINSELT) do College of St. Mark & St. John em Plymouth, Reino Unido, e é certificado por Cambridge com o diploma Cambridge RSA for Overseas Teachers of English (DOTE). Atualmente ele ocupa a posição de Senior Assessment Manager de Cambridge English no Brasil.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados