InícioOutrosEstados Unidos é o principal destino de alunos internacionais

Estados Unidos é o principal destino de alunos internacionais

Mariane Roccelo - 15/09/2021
Comentários:

Os Estados Unidos são o principal destino de estudantes internacionais e recebe quase o dobro do que o segundo país, o Reino Unido. São mais de 1 milhão de alunos sem cidadania estadunidense estudando no país, sendo 370 mil vindos da China. O Brasil ocupa a 9ª posição.

A pesquisa aponta a tendência de países de língua inglesa, idioma mais falado do mundo, em atraírem mais estudantes internacionais. O contato prévio com o inglês pode ser um dos fatores decisivos na hora de decidir para qual país fazer um intercâmbio de estudos.

Leia também: De Harvard à Oxford – os melhores cursos gratuitos online

Os principais destinos

Os 10 países que mais recebem estudantes internacionais, são os Estados Unidos (1.075.496), Reino Unido (551.495), Canadá (503.270), Austrália (463.643), França (358.000), Rússia (353.331), Alemanha (302.157), Japão (228.403), Espanha (125.675) e Holanda (94.236).

Origem dos estudantes internacionais nos Estados Unidos

Entre os estudantes internacionais que residem nos Estados Unidos, a China é disparadamente o país que mais envia alunos. São 372.532 chineses estudando nos EUA, quase o dobro do segundo lugar, ocupado pela Índia com 193.124 estudantes. Juntos, os dois países representam mais da metade desses alunos.

Entre a origem dos alunos, há predominância de asiáticos. Entre os 10 primeiros lugares, apenas Canadá, Brasil e México não pertencem à Ásia. O terceiro país que mais envia estudantes para os Estados Unidos é a Coreia do Sul (49.809). O quarto é a Arábia Saudita (30.957), o quinto é o Canadá (25.992), o sexto é o Vietnã (23.777), o sétimo é Taiwan (23.724), o oitavo é o Japão (17.554), o Brasil ocupa o nono lugar (16.671) enquanto o México fica no décimo (14.348).

Incentivo para mobilidade estudantil

Além da facilidade da língua inglesa, países, como os Estados Unidos e o Reino Unido, oferecem amplos programas de bolsas de estudo para alunos internacionais de todos os níveis acadêmicos, da graduação até o pós-doutorado.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Nos EUA, além da tradição das principais universidades de oferecer bolsas de estudo internacionais por mérito ou necessidade, o país mantém amplos programas de mobilidade estudantil, como o Fullbright, conhecido como “a bolsa dos ganhadores do Nobel”. Outra forma de atração desses alunos é a tradição de receber jovens atletas de todos os países para estudarem com bolsas e competirem pelas instituições.

Já o Reino Unido oferece diversos programas, além das bolsas por mérito ou necessidade de cada universidade, como a Gates Scholars. Os principais deles, são o Chevening (que está com inscrições abertas!), e o Turin Scheme, substituto do Erasmus Mundus.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados